Sabe quando você gosta tanto de algo que você come em tal restaurante que tem medo de eles pararem de servir? É o que acontece com essa salada de massa, que de tão boa faz um não apreciador de salada pedir para comer no tal lugar só por causa desse prato. A salada de farfalle do Café Sorelle, uma cafeteria do Rio de Janeiro, é leve e deliciosa, a mistura de sabores é simples e incrível. O melhor jeito de garantir que a salada favorita nunca falte na sua vida é aprendendo a fazê-la em casa! A salada de massa com salmão que reproduzi em casa ficou muito parecida com a receita original, mesmo lançando mão apenas do achômetro. Claro que a "pesquisa de campo" foi intensa e tive que experimentar a salada in loco muitas vezes. Vida difícil.
Originalmente, a massa da receita é o farfalle (gravatinha), mas dá para usar qualquer massa curta. No meu caso, fui de parafuso. Há outras diferenças também, então não chega a ser a mesma receita, mas uma versão, com adaptações. Para a originalíssima, é preciso ir na citada cafeteria.

(Rende 2 porções - prato único)
1 xícara de macarrão cozido
100 g de salmão defumado em fatias*
Folhas verdes a gosto (usei alface lisa e alface roxa, 1/2 "pé" de cada)
2 colheres de sopa de castanha de caju picada
Molho
1/3 de xícara de cenoura ralada
1/2 colher de sopa de suco de limão
Raspas de 1/2 limão
1/2 colher de sopa de cebola ralada
1 copo de iogurte natural (150 g)
1 colher de sopa de azeite
Sal
*Usei uma bandeja de carpaccio de salmão defumado.
Para o molho: "tempere" a cenoura ralada com o suco e as raspas de limão, junte o iogurte, a cebola e o sal, misturando bem. Acrescente o azeite e misture com garfo, para homogeneizar. Separe 1/3 do molho e, ao molho restante, misture o salmão e o macarrão.
Montagem: na travessa de servir, faça uma "cama" com as folhas rasgadas e espalhe sobre elas o 1/3 do molho que estava reservado. Coloque a mistura de macarrão e salmão por cima, salpique a castanha de caju e sirva imediatamente. (Obs.: o molho só deve ir nas folhas no momento de servir, a mistura de salmão e macarrão pode ser preparada previamente e mantida na geladeira).
Faltou na receita a cebola roxa em tiras, não coloquei porque não gosto. A receita original leva salmão marinado, mas resolvi substituir pelo salmão defumado pela praticidade, pois não precisa preparar e encontro com mais facilidade.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Salada de massa com salmão de restaurante.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este

Não é que eu já gostei e vou levando a sugestão, nem precisei ir conhecer o Café Sorelle. Boa semana!
ResponderExcluirTeresa-Teretetê, para quem está longe do Café Sorelle, é o jeito levar o sabor dessa deliciosa salada para onde estiver! Aqui em casa ela faz o maior sucesso :) Beijão!
ResponderExcluir