verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Maio 2013

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Olho de sogra light






Esqueça o leite condensado. Esqueça o coco - sim, o coco ficou de fora! Nesta versão, o tradicional docinho de festa conhecido como olho de sogra ficou mais leve, mas nem por isso menos gostoso. Truques à parte, a ameixa seca continua lá, firme e forte, deixando nossa vida mais doce de uma forma mais natural e com fibras. Você pode fazer só o recheio e servir como sobremesa, facilmente. Difícil é resistir à combinação desse docinho tão amado e às memórias das festinhas da infância.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pão rápido de aveia (e cerveja preta) da Nigella




Já adiantei no título da postagem alguns ingredientes deste pão express: aveia e cerveja preta. Pense em um pão rústico, fibroso e com o sabor marcante que a cerva escura deixa. Cheio de personalidade esse pãozinho. E o melhor de tudo, sempre: muito, mas muito fácil de fazer. Sem sova, sem eletrodomésticos, apenas com um recipiente para colocar tudo dentro e algo para mexer, apetrechos que nossos ancestrais arranjariam mole. A parte do forno requer um pouco mais de tecnologia, mas no geral a receita tem o selo Nigella de praticidade. Ando redescobrindo as receitas da diva inglesa, que não gosta de perder tempo na cozinha para comer bem. Temos isso em comum. E só isso mesmo.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Doce de mamão


Quem nunca comprou um mamão meio verde, melhor para levar para casa porque não amassa, e a tal da fruta transgênica-extraterrestre não amadureceu de jeito nenhum? Isso aconteceu comigo, mesmo adotando um truque para que o mamão amadureça. Minha amiga blogueira Josy, do Cozinhando com Josy, que me deu uma luz em uma de suas postagens: doce de mamão verde, oras! Só que o mamão nem estava verde nem estava maduro a ponto de comer in natura. Apliquei a receita de doce no mamão assim mesmo e, quer saber? Ficou uma delícia! E ainda tem um toque de sabor que deixou a receita ainda mais especial. Confira a receita do doce de mamão e saiba qual o truque que eu uso para fazer o mamão amadurecer (mas você já deve ter percebido quem nem sempre dá certo, rs).

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Dia Nacional do Café: receitas com café


Hoje é o Dia Nacional do Café, por isso façamos uma homenagem a esse companheiro, tão incompreendido e condenado pela classe médica (as coisas começam a mudar para o café, continue lendo). Sabe aquela coisa amada que nos faz encarar a jornada de estudo/trabalho/afazeres todos os dias? O nome dessa coisa não é disposição, nem amor, o nome disso é café. Portanto, nada mais justo nesse dia do que mostrar que o café não precisa ficar apenas na sua xícara, mas pode entrar no preparo de várias receitas deliciosas, sempre dando um toque marcante e especial às preparações. Confira as receitas do blog que selecionamos para você. E viva o café!

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Macarrão de forno






Sabe aquele frango que sobrou e foi para a geladeira? Aquela lata de milho guardada na despensa? O macarrão de forno é daquelas receitas que vão ajudar a não desperdiçar nada e os ingredientes são mera sugestão: você pode usar o que tiver. Sobras de legumes, de carne, conservas várias já abertas...vai tudo com macarrão e molho para o forno. Praticidade garantida e uma refeição completa em instantes na sua mesa.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Salada de grão-de-bico com berinjela






Perfeita para uma refeição leve, a salada de grão-de-bico com berinjela* é cheia de sabor e pode ser servida morna, para dias de temperatura amena, ou fria, fazendo o bom papel de toda salada: um alento nos dias de calor. A leveza está garantida das duas formas, mas isso não significa que você passará fome, pois a presença de grãos na receita deixa o prato mais substancioso, para comer e ficar satisfeito. Essa receita é vegetariana e pensada para servir de prato único, mas você pode usar a salada como acompanhamento de carnes. Salada elaborada para o almoço ou jantar? Tá na mão! E o trabalho é mínimo.

domingo, 19 de maio de 2013

Dica de domingo: evento gastronômico O Mercado no RJ


A dica deste domingo é para os cariocas: a edição Rio de Janeiro do evento gastronômico O Mercado - sucesso em São Paulo - acontece hoje, no Circo Voador (Lapa). A partir de 12h e até as 20h, quem chegar por lá vai poder experimentar as comidinhas de chefs e restaurantes famosos, tudo ao valor de entre R$ 5 e R$ 15. Inclusive Checho Gonzales, idealizador do evento, estará com uma banquinha por lá oferecendo seus ceviches. Além dos comes, O Mercado conta com a participação de DJs, shows, exposições e pista de skate com instrutores para as crianças. Quer saber detalhes do evento e quem participa? Confira!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Pavê de doce de leite condensado


O final de semana vem chegando e as gordices vão passeando pela mente. Com você também é assim? As nutricionistas piram, mas a gente apoia e até ajuda: pavê de doce de leite condensado, gostoso, cremoso e gelado. E ainda tem dicas de como deixar o preparo da receita - que já é simples - ainda mais prático, para você fazer também naqueles dias em que precisa de uma sobremesa a jato. Como não amar uma sexta-feira embalada pelo anúncio de camadas entremeadas de doce de leite condensado? Nem dá.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ferramentas básicas para se ter em casa


Mesmo que você não seja metida/o a marceneira/o, encanadora/o, eletricista (cuidado, pelamor!), há sempre aquelas situações em que se precisa trocar uma lâmpada queimada, apertar um parafuso de dobradiça ou pelo menos dar um jeitinho em algo até que o profissional adequado possa vir fazer o conserto. Você não vai ficar dependendo dos outros para isso, vai? Providencie uma maleta ou caixa e tenha suas ferramentas sempre organizadas e à mão. Confira a lista de ferramentas básicas que você deve ter em casa para se virar com dignidade diante dos reparos domésticos.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Muffins de chocolate com banana da Nigella






Quem viu a participação da culinarista britânica Nigella Lawson no Mais Você, na última quarta-feira? Em meio a altos e baixos do programa, certamente um dos pontos de destaque foi a receita de muffins de chocolate com banana que a diva mostrou como fazer. A presença muito simpática de Nigella também foi um dos pontos altos, mas, "cozinhadeiros" que bem somos, a receita extremamente rápida e prática, e o resultado com bolinhos rechonchudos e fofos ao final chamaram a atenção. Testado e aprovado: os muffins da Nigella são mesmo tudo isso, uma delícia.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Sardinha assada crocante com limão e alho


Barata, saudável e deliciosa, a sardinha é um peixe "democrático" e que fica bom em diversos tipos de preparo. Os portugueses sabem muito bem disso e as variações de receitas com sardinha são muitas. Provável que venha dessa herança cultural nosso gosto pela sardinha. No Rio de Janeiro, principalmente, ela aparece fritinha nos melhores barzinhos da cidade. Mas você pode aproveitar uma sardinha crocante sem ter de recorrer à fritura. O limão e o alho entram no jogo para dar um sabor irresistível ao amado peixe, que vai inteiro ao forno e, depois, ao prato. Prático, gostoso, barato? Siga em frente, é o que você vai encontrar.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bolo de macarrão


Você pode aproveitar a praticidade de fazer macarrão para preparar um prato diferente, bonito e que vai surpreender. O bolo de macarrão aproveita essa matéria-prima, que dificilmente alguém não tem em casa, para fazer uma massa prática, mas servida de um jeito nada convencional. O tipo de macarrão vai depender de seu gosto e do que tiver em casa. O molho pode ser o da sua preferência, optamos pelo mais simples e rápido. Receita que é mais uma ideia, de tantas variações que permite. Confira!

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Faça você mesmo: pregadores decorados para usar na cozinha


Que jogue a primeira pedra quem nunca prendeu um saquinho na cozinha com um pregador. O ideal é, depois que a embalagem está aberta, armazenar o alimento em pote com tampa, eu sei. Mas não pode prender o saco, só um pouquinho, rapidinho? Não pode usar os mesmos pregadores das roupas. Para evitar que se confundam, compre um jogo de pregadores e decore os que vai usar na cozinha. Como? De um jeito muito simples e que fica bem bonitinho. Quem disse que prender os sacos de alimentos não pode ter seu charme?

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Receitas para variar o bife de todo dia


É fato notório que um belo e suculento bife está na lista dos preferidos de muita gente. É fato notório também que o bife de carne, junto com o filé de peito de frango, é um clássico da culinária "tô com pressa, não tenho tempo". Mas nada de enjoar do bifinho que tantas vezes nos salvou: há várias maneiras práticas de variar no sabor do bife de todo dia. Sem muito trabalho, sem lambança, apenas com uns toques de sabor que vão tirar o seu bife daquele sabor de sempre. Quer aproveitar as dicas para o filé de frango? Sem problemas, é até mais saudável pegar leve na carne vermelha e consumir mais carne branca. Confira as receitas que vão deixar seu bife bem mais especial e, ainda, dicas para fazer um bife como se deve.

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Pipoca no micro-ondas sem gordura


 

Veja bem, estou falando da pipoca "caseira" feita no micro-ondas. Nem pense naqueles pacotinhos prontos para fazer pipoca que se compra no supermercado. Com essa receita, você tem a praticidade e a rapidez do micro-ondas, não usa nada - eu disse nada - de gordura e ainda tem controle total do sabor, pois o sal e outros temperos são a gosto. Visualize a cena: feriadão de 1º de Maio, Dia do Trabalhador, bom para descansar e ver um filme em casa acompanhado de um balde de pipoca. Assim, sem gordura, pode comer sem culpa, dar para as crianças, porque a pipoca por si só é nutritiva.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...