verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Eu fui no 2º Encontro Gourmet (e um bolo bombom de limão siciliano)

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Eu fui no 2º Encontro Gourmet (e um bolo bombom de limão siciliano)


A segunda edição do Encontro Gourmet aconteceu no último sábado (dia 2) e, se os blogueiros acharam que o EG1 tinha sido maravilhoso, o segundo veio para surpreender. Teve repeteco de algumas coisas que deram muito certo no primeiro encontro e muita - mas muita - novidade! Os workshops foram as estrelas e, dessa vez, mais estrelados do que nunca, com a participação dos chefs Edu Guedes (programa Hoje em Dia), Rodrigo Oliveira (restaurante Mocotó) e Rodrigo Saraiva. Por falar em repetir o que foi sucesso, a mesa dos blogueiros estava lá para quem quisesse levar um quitute e materializar as receitas que os colegas só conhecem pela internet. A escolha do Casa, Coisas e Sabores foi por um bolo bombom de limão siciliano, receita inédita e que estava com vontade de fazer há tempos. O preparo é relativamente simples e o resultado fica bem bonito, ótima opção para festinhas e afins. Veja quais foram os destaques do 2º Encontro Gourmet e confira a receita!

Agradecimentos especiais às organizadoras do evento, Sandra (Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar), Daniella (Cinebistrot) e Cecília (Yes We Cook), que mais uma vez pegaram firme no batente para que a gente pudesse ter um dia incrível!

Foram muitas, mas muitas atrações! Representantes de cerca de 100 blogs de todo o Brasil puderam conhecer produtos nos estandes dos patrocinadores, assistir a workshops e participar de concursos e sorteios. Novamente o EG foi realizado no Nacional Club, em São Paulo, um lugar lindíssimo e com ótima estrutura. O serviço de catering da casa, a Banqueteria Nacional - sob o comando da chef Dani Padalino - mais uma vez foi um dos destaques, com uma mesa de cozidos brasileiros que estava incrível e uma degustação às cegas (os participantes experimentaram pratos de olhos vendados!) que surpreendeu a todos.

Menu de cozidos brasileiros da Banqueteria: frango com pequi, vatapá de
lagostim, mojica de pintado. Queria almoçar isso todo dia.
O Casa, Coisas e Sabores já chegou chegando, pois o café da manhã oferecido pela Fleischmann e Mococa na entrada foi alvo de um concurso: a melhor sugestão de nome para a mesa ganharia um prêmio. E eis que saio com uma cesta de produtos por ter sugerido o seguinte nome:




O workshop da Camil teve a apresentação de nada mais nada menos que Edu Guedes, que conquistou os blogueiros com sua simpatia e com uma receita de risoto de feijoada feito com o feijão pronto da Camil. Teve também a premiação do concurso de receitas com esse produto (veja AQUI a receita do Casa), com os escolhidos Chocolatria (criatividade), Artes da Sadhia na Cozinha (melhor foto) e...não me lembro dos outros ganhadores! Vou procurar saber e atualizo.



Destaque para o workshop do BOS BBQ, restaurante de SP especializado em barbecue e que mostrou que, grosso modo, a temperatura e o processo de cocção são as chaves para a diferença entre barbecue e churrasco. Os picolés da Diletto sempre fazendo a festa, pois parecem sorvete no palito de tão cremosos. A mesa de brigadeiros da Brigaderia...bem, um monte de brigadeiro gostoso junto em uma mesa muito gracinha, claro que é destaque! Gostei também de conhecer o queijo do reino Palmyra/Borboleta e o doce de leite Borboleta, produzidos em Santos Dumont/MG e deliciosos juntos (ou separados).

Clique e veja todos os workshops que aconteceram no 2º Encontro Gourmet


De cima, da esquerda para a direita.: frutas para os drinques sem álcool da Ades; sanduíches com salmão da Frescatto, aos quais tive que fazer muitas visitas; detalhe da mesa de café com Mococa e 3 Corações; liquidificadores objetos de consumo da Oster.



Da esquerda, de cima para baixo: matéria-prima para os drinques da Class Bar, esses tinham álcool, só para constar; itens gourmet da La Pastina, tinha vinhos, chás, azeites, para fazer surtar qualquer blogueiro de gastronomia; chocolates da Chocolatria, lindos e gostosos; um mundo de temperos da Bombay, nem gosto de tempero, queria só...tudo; brigadeiro da Brigaderia, o estande mais lindo do EG.



De cima para a direita: utensílios incríveis da Tupperware, o potinho vermelho picota cebola e salsinha num instante e sem usar força, e o batedor consegue clara em neve em 20 seg; queijo do reino Palmyra/Borboleta delicioso, vem pro RJ e traz contigo o doce de leite Borboleta, comer os dois juntos fica uma delícia!; Cida, há quase 30 anos na cozinha União Docelar, oferece reluzentes quindins.


A mesa dos blogueiros novamente uma das mais gostosas do EG. O povo não finge não, cozinha mesmo! Só coisa gostosa. Para levar ao EG, preparei um bolo bombom de limão siciliano que não tem mistério para fazer e fica uma delícia. Bem, pelo menos não sobrou nenhum para trazer de volta ao RJ :)

Bolo bombom de limão siciliano
(Rende 25 unidades)

Massa
3 ovos
1 xícara de açúcar
4 colheres de sopa de manteiga (temperatura ambiente)
1/3 de xícara de amido de milho (peneirado)
2 xícaras + 2 colheres de sopa de farinha de trigo (peneirada)
3/4 de xícara de leite
Raspas de 1 limão siciliano
1/2 colher de sopa de fermento em pó

Calda
1/2 xícara de água
Suco de 1 limão siciliano
4 colheres de sopa de açúcar

Cobertura
4 barras de chocolate meio amargo (barra de 170 g)
1 pacote de coco ralado úmido e adoçado (100 g)
1/2 de xícara de amêndoas em lascas

Massa: à mão ou na batedeira (recomendo esse último), bata muito bem os ovos e o açúcar, até formar um creme claro. Junte a manteiga e bata mais um pouco. Acrescente a maisena, a farinha de trigo e o leite, bata apenas até misturar. Junte as raspas de limão e o fermento e apenas misture com a colher. Coloque a massa em uma assadeira baixa (usei uma para rocambole) forrada com papel manteiga e nivele bem. Mesmo que você não tenha assadeira baixa, é só não encher muito, a massa deve ficar fina. Leve ao forno médio-baixo (180º C) preaquecido por cerca de 20 min. Faça o teste do palito para ver se está assado.
Calda: leve todos os ingredientes ao fogo e deixe reduzir um pouco. Utilize fria.
Montagem: deixe o bolo esfriar e corte com um cortador circular (o meu tinha 4 cm de diâmetro). Coloque os círculos de bolo em uma assadeira e pincele com a calda. Leve os bolinhos à geladeira por cerca de 2 horas. Derreta o chocolate como indicado AQUI e banhe os bolinhos gelados nele. Deixe secar em cima de papel alumínio e, antes que endureça completamente, passe o topo nas amêndoas e depois passe o bolinho todo no coco ralado.

Você pode passar os bolinhos também em brigadeiro ou cobrir com ganache, o coco ralado "segura" a cobertura. Momento confissão: errei na temperagem (e o pior de tudo é que sei onde errei e sempre cometo esse erro por esquecimento) e a cobertura de chocolate não secou bem, por isso o coco saiu da cartola para corrigir. E por isso indiquei um link do blog Receitas do Caldeirão da Bruxa Solar para você fazer o processo direitinho e não ter erro.


Conheça o site oficial do Encontro Gourmet
Veja a lista completa dos produtos que fizeram parte do EG2

Que venha o próximo! #EG3eclaroqueeuvou

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Eu fui no 2º Encontro Gourmet (e um bolo bombom de limão siciliano).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

10 comentários:

  1. Receita anotadíssima, marido está exigindo comer novamente rsrsrsrs, em breve farei esta delícia aqui em casa, parabéns por esta maravilha. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adriana queria muito ter te conhecido durante o encontro, mas fiquei meio perdida rsrsrsrs, e como sou uma pessoa extremamente tímida fiquei mais quietinha no meu canto, o que me arrependo profundamente hoje :(
    Mas prometo(e não é promessa de político viu rsrsrs) que no próximo irei me enturmar melhor e conhecer todas as amigas virtuais que tive oportunidade de conhecer pessoalmente mais deixei escapar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Esse encontro deve ter sido o maior sucesso e tri legal! E o bolo? Nossa! De comer ajoelhada!! beijos,lindo fds!chica

    ResponderExcluir
  4. Querida Adri,
    QUe bom ter estado com você no Encontro! Pena que o tempo seja tão curto para a gente conversar mais tempo com todos que queremos.
    Adorei o show das Panelosas e já estou esperando o do próximo ano.
    E esse bolinho ficou 10! Vou tentar fazer.
    Parabéns pela postagem que ficou ótima.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Tamires, o bolinho fica bem gostoso, uma pena que nem por aqui sobrou para contar história, rsrs. Promessa é dívida, hein! No próximo EG deixa a vergonha em casa e, se eu não te reconhecer, fala comigo! Mas é normal mesmo ficar zonza no EG, é muita coisa, rs. Beijos.

    Chica, foi maravilhoso! Só provei o bolinho em casa, no "controle de qualidade", rs, chegando lá acabou rápido, que bom :) Beijos!

    Lylia, é pouco tempo para tanta coisa que a gente quer fazer :) Mas teremos muitos outros, vida longa ao EG :D Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Adriana que bom ti ver, ti conhecer... Pois é ainda por cima tenho agora amiga famosa.
    Dia memorável, amei a companhia e aconchego de voces. Promete que leva bolinhos novamente, porque na próxima eles não me escapam, dessa vez banquei a com medida.

    ResponderExcluir
  7. Tudo lindo mesmo Adri. Vc acredita que eu não comi o seu bolo, injustiça, vou ter que fazer!!! Adorei te conhecer pessoalmente. pode deixar não esqueci da receita do antepasto...bjos!

    ResponderExcluir
  8. Adri:
    Vou me unir à Fabíola, pois também fui "injustiçada" e não comi o seu bolo! Ainda bem que você colocou a receita aqui prazamigaz lerdas como eu =( Não creio! Eu nunca dou conta de tudo! E isso é possível? rsrs
    Brincadeiras à parte, quero dizer que fiquei MEGA feliz de poder te rever neste ano e ficar mais próxima. Pude constatar sua simpatia e alegria (e também a voz aveludada que eu não me lembrava rsrs). Obrigada por tudo, pelas brincadeiras, pela companhia e também por nossas vidas terem se cruzado! Empatia é algo que não se explica, né? Te adoro de montão!
    Evento perfeito, amigas nota 1000 e postagem ótima para relembrar um dia tão especial!
    E que venha o próximo EG3
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  9. Querida Adri!

    Não consegui provar teu bolo...mas pela receita acredito que estava divino!
    Já estou com saudades da tua alegria. Que venha logo o EG3!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Teresa, não fique tão "envergonhada" da próxima vez, ok? Hahahaha. Maravilhoso te conhecer, tua energia e alegria dão pra sentir até daqui :) Beijão!

    Fabiola, faça, faça, faça, que no EG3 é receita nova :) Adorei te conhecer e amay o teu antepasto, delicioso e claro que já estou com a receita dele, quem nem sou boba. Beijos!

    Cintya, tô achando que alguém passou na mesa e meteu todos os bolinhos na bolsa! Hahaha. Dei bobeira também e não experimentei várias coisas dozamigos, fico só vendo a cara boa nas fotos... Queridona, o EG2 foi mesmo uma celebração da amizade, muito, muito bom te rever, bagunçar junto (e que bagunça), conversar, rir... bom demais! Ó, te espero aqui na minha cidade! Beijo grande!

    Ale, vamos fazer a corrente para chegar logo o EG3! Rs. Adorei te rever e poder te dar um abraço :) é pedir demais outros encontros como esse? Podia...um beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...