verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Torta ou pastel de tres leches, um bolo latino-americano

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Torta ou pastel de tres leches, um bolo latino-americano


Já havia guardado a receita da torta ou pastel (bolo, em espanhol) tres leches há um tempão, mas quando resolvi preparar o bolo é que senti a importância do negócio. Senta que lá vem história. Mas a parte que mais nos interessa é que a torta de tres leches é de uma facilidade que só vendo. Tão saborosa e tão bonita que nem parece que leva ingredientes simples e não requer habilidades extremas. É uma sobremesa comum em vários países latino-americanos e é claro que, como a receita se espalhou, ela acabou ganhando um sem número de variações. Cheguei a essa conclusão ingenuamente procurando pela receita de torta tres leches que seria a original, a mais verdadeira. Difícil de saber diante das versões argentina, mexicana, venezuelana, portorriquenha... Está procurando um doce para surpreender a família? Aposte na torta de tres leches que o sucesso está garantido.


Só queria uma receita, mas, pesquisa vai, pesquisa vem, acabei mergulhando no "mundo" da torta de tres leches. Ela leva esse nome por causa da parte líquida que é feita com três tipos de derivados do leite. Conta o povo da internet que a receita foi desenvolvida por uma empresa da área de alimentação para promover seus produtos - a Nestlé, pronto falei -, tal qual fizeram aqui com o pudim de leite condensado, receita que já faz parte da família brasileira. A torta de tres leches se espalhou pela América Latina, tornando-se sobremesa comum em países como Argentina, Chile, Venezuela, México, República Dominicana, Porto Rico, Peru... só para citar as versões de receita que efetivamente encontrei na internet.



Fato é que a torta de tres leches leva um ingrediente que não encontramos comumente por aqui: o leite evaporado. Esse produto é uma espécie de leite condensado, porém elaborado sem açúcar, e que é vendido enlatado também. O produto não chegou por aqui, a receita tal qual também não. Mas não podemos nos esquecer do nosso amado bolo gelado de coco, parecidinho.

A torta de tres leches é um pão-de-ló banhado com calda e coberto com chantilly/merengue (ah, as variações). Os ingredientes e até o modo de preparo variam muito, abaixo indico alguns jeitos diferentes do que fiz. Fiquei apaixonada pela receita, simples, deliciosa e, nas proporções que indico, com doçura no ponto. A versão que mostro a seguir saiu na intenção de ser o jeito mais simples de se fazer a receita. Deixei todos os "acessórios" de lado para me concentrar na essência da coisa. Acredito que quando se tem a base, incrementar fica muito mais fácil.

Torta ou pastel de tres leches
(Rende uma forma de 20 X 20 cm)

Pão-de-ló
3 ovos em temperatura ambiente
1/4 de xícara de açúcar peneirado
1/2 xícara de farinha de trigo peneirada

Calda
250 ml de leite evaporado*
1/2 caixa de creme de leite (100 g)
1/2 lata de leite condensado (160 ml)

Cobertura**
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher de sopa de açúcar

*Como não temos facilidade de achar o produto pronto, olha a gambiarra:
Para fazer o leite evaporado, misture 8 colheres de leite em pó com 250 ml de água e deixe na geladeira de um dia para o outro (umas 12h). A receita que encontrei recomenda bater antes de usar, mas fiz isso e não deu diferença nenhuma, então recomendo não ter esse trabalho.
**Você pode preparar o creme vegetal "bate chantilly" conforme a embalagem e utilizar.

Pão-de-ló: coloque os ovos na batedeira (peneire as gemas para suavizar o cheiro) e bata em velocidade média até triplicar de volume e formar um creme claro. São uns 10 min batendo, coragem. Acrescente o açúcar às colheradas, sem parar de bater, você verá que o creme ficará brilhante, como merengue. Bata mais uns minutinhos. Desligue a batedeira, junte a farinha de trigo às colheradas, misturando delicadamente com um fouet ou colher entre uma leva e outra de farinha. Despeje a massa em refratário apenas untado (bem!) com manteiga e leve ao forno médio-baixo por cerca de 20 min, até dourar. Reserve.
Calda: em um recipiente, misture todos os ingredientes (usei frios) com um fouet ou garfo.
Cobertura: enquanto o bolo amorna, faça também a cobertura. Bata o creme de leite, acrescentando o açúcar aos poucos, até chegar ao ponto de chantilly. Reserve em pote tampado na geladeira.
Montagem: espalhe a calda uniformemente sobre o pão-de ló ainda no refratário. Não faz mal de ficar uma piscina, o bolo vai absorver. Leve à geladeira por algumas horas. Depois de frio, espalhe o chantilly por cima e sirva.



Várias variedades de variações

- Escolhi a massa de pão-de-ló para o bolo, mas algumas receitas levam uma massa de bolo com bastante ovos e adição de leite e manteiga (que conheço como "semi" pão-de-ló).
- A calda de três leites pode receber um toque de rum - coisa dos caribenhos, só pode - ou de brandy.
- A cobertura pode ser com chantilly ou com merengue (claras batidas com açúcar). Acho que a segunda opção deve ser mais tradicional, mas também deixa a torta mais doce. Vi receitas que ainda "queimam" o merengue com maçarico culinário, o visual fica bonito. Outras versões sugerem polvilhar canela em pó sobre o merengue.
- Algumas receitas dizem para derramar a calda no pão-de-ló recém saído do forno, outras falam para levar o pão-de-ló á geladeira antes de verter a calda. Optei por derramar a calda fria no bolo morno.
-  Em vez de assar no refratário, que considerei a forma mais prática pensando na calda que viria, você pode assar em forma redonda ou quadrada, untada e enfarinhada, e desenformar antes de derramar a calda por cima.

Curiosidades

Cozinheiros criativos seguiram em frente com a receita. Ainda há a versão pastel de cuatro leches, que além dos três da receita leve também leite pasteurizado ou doce de leite (Argentina e Chile), e o pastel de cinco leches, que leva o leite pasteurizado mais leite de coco (América Central). Nosso bolo gelado de coco, que a gente fazia embrulhado no papel alumínio, é primo-irmão desse.

Clique aqui e veja também um "pastel de dos leches", a receita do bolo gelado de banana com coco. Em vez de avançar na receita, retrocedi :)

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Torta ou pastel de tres leches, um bolo latino-americano.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------

Não segui exatamente nenhuma receita, mas consultei principalmente ESSA, ESSA, ESSA e ESSA. A receita do leite evaporado veio DAQUI.

4 comentários:

  1. Nossaaaaaaa deve ser deliciosa...qualquer hora vou tentar...rsrs

    Bom fim de semana!!!

    Beijos
    Andressa
    http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Andressa, faz e depois me conta, fica bom demais :) Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Fiz como vc: juntei várias receita e elaborei a minha. No final, saímos com, praticamente, a mesma receita. Na minha vai essência de baunilha na massa e o brandy na calda. Ah, e a minha calda é um pouco mais grossa (usa a metade de uma lata do leite evaporado). Quanto a esse último item, além da receita que vc postou, existe o jeito tradicional de prepará-lo: ferva 1 litro de leite preferencialmente integral em fogo brando até que vire 400 ml. Tem que ficar mexendo, pois senão transborda. Demora um pouco, mas é mais rápido que 12 horas de geladeira. Parabéns pelo blog! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mariana! Adorei sua dica para o leite evaporado, com certeza é mais prático e mais rápido, vou experimentar assim da próxima vez! Obrigada pelas dicas, beijos.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...