verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pudim de pão em versão prática e para casal

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Pudim de pão em versão prática e para casal


Seja em um jantar romântico ou mesmo no dia a dia de um casal, é difícil pensar em uma sobremesa diferente de frutas com chantilly ou sorvete, até porque muitas vezes você coloca o trabalho de preparar uma sobremesa mais elaborada na balança com a quantidade da receita - duas porções - e chega à conclusão que não justifica. O pudim de pão, uma delícia e que ainda serve para aproveitar pão dormido/amanhecido, aparece em uma versão com preparo simplificado, sem sujar liquidificador nem nada, na dose certa para a sobremesa de um casal. Tem o tempo de forno e o tempo de geladeira, mas você pode fazer o pudim de pão com antecedência, sobremesas assim facilitam a vida. Vamos ganhar tempo na hora de enformar: não tem forma caramelada, são porções individuais, mas tem uma caldinha para servir e um toque de sabor que só fazendo para saber como é bom.

A receita original é de um pudim de pão "grande" do site Panelinha. O toque especial é das uvas-passas, como não tinha substituí por ameixa e ficou uma delícia, ficam as duas opções. Optei por não desenformar para facilitar o preparo e o servir, por isso não tem o trabalho de caramelizar a forma, uma etapa a menos no processo. Mas uma calda simples e rápida, também com ameixa, dá o toque final ao pudim de pão na hora de levar á mesa. Uma panelinha, uma tigela e um fouet, é tudo de que você precisa.

Pudim de pão
(Rende duas porções)

1 pão francês dormido/amanhecido em pedaços
1 xícara de leite
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de manteiga
1 ovo pequeno
4 ameixas secas picadas

Calda
2 colheres de sopa de mel (ou glucose de milho)
2 colheres de sopa de água
1 pitada de canela em pó
1 ameixa picada

Em uma panelinha, coloque o leite, o açúcar e a manteiga, leve ao fogo até ferver. Coloque os pedaços de pão em uma tigela e derrame a mistura de leite fervendo por cima, deixe descansar por uns 15 min. Bata o ovo com um fouet, apenas até misturar e coloque na mistura de pão. Misture com o fouet, o pão vai estar bem amolecido e se desmanchará enquanto você bate com o fouet. Em dois ramequins (ou quaisquer tigelinhas que possam ir ao forno), coloque metade do creme de pão, divida a ameixa picada entre os dois potinhos e coloque o restante do creme. Cubra cada ramequim com alumínio e coloque-os em uma assadeira. Derrame água fervente na assadeira, uns dois dedos, e leve ao forno preaquecido a 180ºC, usei a temperatura que uso para bolos. Deixe no forno por 30 a 40 min, retirando o papel alumínio após 20 min. Depois de pronto, leve à geladeira, para servir gelado. Ou sirva morno, dependendo do clima, fica gostoso também.
Calda: na mesma panelinha já usada, coloque todos os ingredientes e deixe ferver por um ou dois minutos. Sirva a calda fria (não coloque na geladeira para não ficar dura demais) por cima do pudim de pão.



No lugar da calda sugerida de ameixa, você pode usar uma calda de morangos ou de frutas vermelhas. "Afine" geleia pronta levando ao fogo com um pouco de água e está pronta sua calda do sabor que preferir.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Pudim de pão em versão prática e para casal.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------

A receita original do Panelinha é ESSA.

3 comentários:

  1. Que ideia legal!Gostei! beijso praianos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Adoro pudim de pão e este ficou na medida certa para não sobrar :) Beijos, obrigada pelos comentários!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...