verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Manteiga de morango da Martha Stewart

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Manteiga de morango da Martha Stewart


Apesar de ser manteiga, estamos falando de um acompanhamento doce e que fará sucesso em um chá da tarde ou lanche mais caprichado. A manteiga de morango é coisa gringa e está na lista dos butter (manteiga) que ingleses e americanos adoram. Não somos, no Brasil, viciados em receitas à base de manteiga, é verdade.  No entanto, garanto que, usando um ingrediente de ótima qualidade - fundamental - você terá uma pasta diferente para surpreender e fazer um charme na companhia de biscoitos, torradas e afins. Aproveite que ainda há morangos por aí, chance boa de usar frutas já maduras demais, e que a receita é simples e rápida de se fazer. Amamos a diversidade e a riqueza da culinária brasileira, mas quem não gosta de experimentar uma comidinha diferente? A gente adora!

Não posso deixar de sugerir duas bases que combinam lindamente com a manteiga de morango: torrada de bolo e scones. Para o primeiro, você pode aproveitar fatias de bolo que estejam sobrando em casa ou mesmo comprar bolo pronto. Leve as fatias ao forno médio e deixe corar, como se faz com pão mesmo. A receita dos scones já foi publicada no blog, facinha de fazer e que implora por manteiga de morango.

Clique aqui e veja a receita de scones

Para quem não conhece, a Marta Stewart é uma espécie de Ana Maria Braga dos Estados Unidos, só que muito mais "desenvolvida". Não conheço a desenvoltura da moça diante das câmeras, só sei que ela atua em trocentas áreas, como culinária, artesanato, casamentos e festas, decoração da casa, promove produtos, edita revistas....ufa...e tem um site lindo e cheio de ideias interessantes. Foi dele que saiu essa receita, pode favoritar que é do bom.

Manteiga de morango
(Rende cerca de 1 e 1/2 xícara)

Obs.: para essa receita, foi usada como medida uma xícara de 200 ml.

1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente*
3/4 de xícara de morangos picados (cerca de 6 unidades)
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro peneirado
1 pitada de sal

*Deixe a manteiga do lado de fora da geladeira, até ficar amolecida.

Bata todos os ingredientes com mixer ou processador. Coloque em um recipiente e leve à geladeira para homogeneizar. Deixe por alguns minutos em temperatura ambiente antes de servir, para que a manteiga fique mais cremosa.



Algumas considerações: não sei se a nossa manteiga tem o mesmo percentual de gordura da manteiga gringa (os produtos brasileiros costumam ser mais "magros", ter mais teor de água), mas não obtive a cremosidade que a receita da Martha aparenta ter. É verdade que aumentei a proporção de morango da receita, mas o sabor ficou incrível, não abro mão da overdose de fruta. Fiquei pensando depois se bater a mistura na batedeira daria resultado melhor. Preciso também admitir que podia ter deixado a manteiga ficar mais molinha antes de usar. A manteiga em ponto de "pomada" é a consistência ideal para a receita. No final, o resultado de sabor foi campeão. Sabe os whoopies, espécie de sanduíches de cookies? Pode rechear com manteiga de morango, é sucesso.

Dica de amiga: quem trabalha com manteiga deve pensar na louça depois. Use utensílios de vidro, cerâmica e metal, que desengorduram mais fácil, evite o plástico. Para lavar mais facilmente, esquente água - não precisa deixar ferver - e jogue por cima da louça amanteigada na pia. A gordura sai feito mágica.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Manteiga de morango da Martha Stewart.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------------

A receita original da Martha Stewart é ESSA.

5 comentários:

  1. Oi Dri parabéns por trazer esta receita é bem diferente para o nosso paladar mesmo. Conheço um pouco da trajetória da Marta Stewart e é uma história fantástica!
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Que diferente e deve ficar bem boa mesmo!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curiosa com o sabor desta manteiga, diferente e parece ser bastante deliciosa!
    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Marta, não faria para comer todo dia, mas para um lanche fica bem legal. dá para fazer pouquinho, metade ou até 1/4 da receita. Beijos!

    Chica, uma delícia! Acho que foi a primeira vez que tive vontade de comer manteiga pura! (E comi, haha). Beijos.

    Andressa, na torrada doce fica muuuito bom! Beijos.

    Sandra, experimenta! Não sei se ainda está fácil de encontrar morangos na sua área, mas se achar e uma boa pedida :) Beijos.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...