verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Maionese sem ovos e sem liquidificador

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Maionese sem ovos e sem liquidificador






A receita é sem ovos porque é uma maionese de leite, e é sem liquidificador porque a mistura é batida de um jeito bem mais prático, com o mixer. Em duas tacadas você ganhou praticidade e tornou a maionese adequada para quem não gosta ou não pode consumir ovos. Agora o golpe de misericórdia: a maionese de leite é uma delícia! Leve, saborosa - além da receita original, também há sugestões de outros sabores - e de consistência cremosa e aveludada. Isso tudo pronto em questão de minutos e com ingredientes que você tem em casa. Para colocar no sanduíche, nos legumes, na salada e onde mais você quiser dar um sabor mais caseiro e delicado que o da versão industrializada.


Maionese de leite, sem ovos e sem liquidificador 
(Rende cerca de 1 e 1/4 de xícara)

1/3 de xícara de leite gelado (integral)
3/4 de colher de chá de suco de limão
1/2 dente de alho pequeno amassado
1 pitada de pimenta do reino branca
3/4 de xícara de óleo vegetal (usei de milho)

Coloque o leite, o suco de limão, o alho e a pimenta no copo alto do mixer. Bata com o mixer no fundo do copo. Quando ficar espumoso, vá derramando o óleo aos poucos dentro do copo, sem parar de bater. Vou dizer que nem tive tanto cuidado assim de colocar o óleo em fio, fui derramando de bocado em bocado, com o cuidado de não derramar um monte de uma vez. Vá fazendo movimentos com o mixer de baixo para cima, até a maionese ficar com consistência bem cremosa. Consegui isso depois de cerca de 1 min batendo. Coloque a maionese na geladeira, pois depois de gelada ela ainda vai firmar um pouco.

Escolhi um dente de alho dos menores que tinha na cabeça e ainda usei só metade porque não queria um sabor muito pronunciado. Você pode dar sabor à maionese com um pouco de mostarda, curry, páprica ou mesmo colocar um punhadinho de salsa para fazer aquela maionese verde que o pessoal usa em lanches nas barraquinhas (ou, como dizemos no RJ, no podrão).

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Maionese sem ovos e sem liquidificador.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------------------

A receita da maionese de leite veio do (ótimo) blog Come-se (AQUI), e a coragem para testá-la no mixer veio das dicas dos blogs Ajustando as Velas (AQUI) e Simplesmente Delícia (AQUI). Inclusive as moças usaram o mixer na receita tradicional da maionese com ovos, se você quiser a receita tradicional também dá certo de bater no santo aparelhinho.

10 comentários:

  1. Adri, muito boa receita! A gente às vezes experimenta umas maioneses industrializadas tão salgadas e ruins que fazer em casa deste jeitinho é bom demais, dá para acrescentar muitas coisas gostosas e regrar o sal! Beijos mil
    Fabiola

    ResponderExcluir
  2. Adorei a ideia, mais saudável mas igualmente saboroso

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita!!! Bem interessante e diferente!!!
    Vou testar!

    Beijocas
    Andressa
    http://www.pimentasdocepimentas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. oieeee, adorei essa maionese mas me diga, por quanto tempo ela dura??? mesmo na geladeira... bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fiquei com ela uma semana na geladeira em perfeitas condições. Não pude saber se dura mais porque acabou, rsrsrs. Beijos!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi, Malena! Pode fazer com azeite, você vai conseguir uma maionese com sabor especial :) Bjs.

      Excluir
  6. Nao deu certo no mixer, tive que mudar para o liquidificador 😯

    ResponderExcluir
  7. Tem que controlar a rotação do mixer, precisa bater continuamente na mesma velocidade. No liquidificador é menos prático, mas é mais fácil conseguir esse controle. Já peguei a manha do mixer, rs, quis mostrar que é perfeitamente possível fazer com ele.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...