verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Limpador de uso geral, caseiro e ecológico

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Limpador de uso geral, caseiro e ecológico


A limpeza do dia a dia pode ficar menos agressiva, à natureza e à sua saúde, com essa receita de limpador de uso geral caseiro, muito simples de se preparar e que leva ingredientes fáceis de se encontrar. Os produtos de limpeza industrializados costumam ser fortes e pessoas mais sensíveis sofrem com o cheiro e com irritação nos olhos. Quem é alérgico, então, precisa passar longe desses limpadores, conheço gente que nem pode usá-los de tanto que fazem mal. Esse limpador de uso geral pode ser utilizado para limpar bancadas, azulejos e outras superfícies, na limpeza geral do dia a dia. Não tem cheiro nenhum, não agride a pele nem os olhos e o resultado é muito bom.

Aproveitando o poder de limpeza do bicarbonato de sódio, ótimo para clarear manchas, higienizar e eliminar odores, o limpador de uso geral caseiro ainda se vale do vinagre, cujo poder em casa e na cozinha já conhecemos AQUI.  Esse limpador que fazemos em casa ainda é ecologicamente correto, pois os resíduos não são poluentes.

Limpador de uso geral caseiro

250 ml de água
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal (coisa bem pouca)
1 colher de sopa de vinagre branco (de preferência, de álcool)
6 gotas de suco de limão

Em um recipiente (melhor se for com bico), misture todos os ingredientes, na ordem acima. Não se assuste, quando se coloca o vinagre a solução "ferve" um pouco, é uma reação normal. Mexa a solução com uma colher e coloque em um frasco com spray, para facilitar o uso.

Nessas proporções indicadas, o limpador fica líquido, o bicarbonato se dissolve completamente na água (mexa até garantir que isso aconteceu). Para conseguir um limpador mais abrasivo, acredito que aumentar a quantidade de bicarbonato dê bons resultados, mas cuidado onde vai aplicar, pois pode riscar o local onde você quer limpar. É realmente para uma limpeza mais "peso-pesado" e em determinadas superfícies.

Fiz apenas 1/4 da receita original, acredito que seja melhor fazer 250 ml ou 500 ml de cada vez, para que aquela quantidade seja usada logo e seu limpador seja renovado mais frequentemente. Achei muito bom para limpar bancada de fórmica ou de outros tipos de laminado, para a limpeza de azulejos é uma beleza e ele também está limpando o painel do fogão. Para superfícies esmaltadas, recomendo aplicar o limpador com um pano e depois finalizar a limpeza com pano umedecido apenas com água (não deixe o limpador "agindo" sobre a superfície).

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Limpador de uso geral, caseiro e ecológico.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------------------------

A receita desse limpador veio do blog Comvipra ecologia (AQUI), que tem outras receitas caseiras e ecológicas de produtos de limpeza.

4 comentários:

  1. Isso é uma ótima dica. Vale sempre coisas assim,não? beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica!!!!! Adoro coisas ecológicas e mais baratas!!!!

    Vou provar!!!!

    Beijos e boa semana

    Andressa
    http://pimentasdocepimentas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dessa dica, eu tenho sérios problemas com sabão e produtos de limpeza, que além de ressecar, ainda racham as mãos. Anotei, obg e bjs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários! Essa dica é ótima para a limpeza do dia a dia, funciona bem, não tem cheiro forte, não agride a pele...adorei e corri para contar essa ideia :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...