verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Peixe com molho de abóbora e espinafre

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Peixe com molho de abóbora e espinafre



Diferente e nutritivo, o peixe com molho de abóbora e espinafre só pede arroz branco de acompanhamento, pois os legumes já vão "embutidos", e é receita prática para o dia a dia. Você pode utilizar o peixe que quiser (adiante, faço algumas ressalvas) e o molho cremoso e inusitado só suja uma frigideira/panela. Depois é juntar tudo e levar ao forno, que tudo assado e gratinado é mais gostoso.

Pode parecer que peixe é coisa rara por aqui. Na verdade, estamos buscando aumentar o consumo de peixe, principalmente por recomendação da nutricionista. As poucas receitas por aqui é que quase sempre faço peixe do mesmo jeito, porque adoro ele assim e porque é muito prático. O modo de fazer veio da minha mãe, mas o preparo é versátil e já fiz com vários ingredientes. Não se enganem, é uma receita boba e por isso nunca coloquei por aqui, mas da próxima vez que fizer vou registrar e pensar com carinho :)


Peixe com molho de abóbora e espinafre
(Rende 3 porções)

3 filés de peixe médios*
1 xícara de purê de abóbora**
1 xícara de espinafre cru
1 colher de sopa de cebola picada
1/2 copo de iogurte natural
Queijo ralado
Sal
Pimenta do reino
Suco de 1/2 limão
Azeite

Primeiro de tudo: prepare o purê de abóbora. Veja abaixo a dica para cozinhar, depois de bem macia, amasse e reserve. Segundo de tudo: Tempere os filés de peixe com sal e pimenta, coloque em um prato e regue com o suco de limão, deixe descansando.
Em uma frigideira ou panela, coloque as folhas de espinafre e deixe até que murchem. Pique as folhas cozidas e reserve. Naquela mesma frigideira/panela, doure a cebola em um fio de azeite, acrescente o espinafre e o purê de abóbora, tempere com sal e pimenta e deixe refogar um pouco. Desligue o fogo e junte o iogurte, misturando bem. Unte um refratário com azeite, disponha uma camada dos filés de peixe, coloque uma camada de molho por cima e repita as camadas o quanto der, terminando com o molho. Aqui, fiz duas camadas de cada, em um refratário pequeno. Salpique queijo ralado por cima e leve ao forno médio por 25 a 30 minutos, até dourar.

*Você pode usar qualquer filé de peixe branco, merluza etc., inclusive o que se compra já congelado. Nesse caso, faço uma ressalva: descongele o peixe no micro-ondas ou passe os filés na frigideira, para que eles percam água. Coloquei os filés congelados direto na travessa - já desconfiando do que aconteceria - e a receita ficou mais aguada do que gostaria.
**Para conseguir essa xícara, usei pouco mais de 200 g de abóbora crua. Cozinhe os pedaços ASSIM e ganhe tempo no preparo da receita.

Semana do peixe esclarece dúvidas e busca incentivar consumo de pescado



O "interessante" é que a receita é de uma marca de maionese e justamente eu tirei a maionese da receita. Desculpaê. De qualquer forma, você pode colocar maionese no lugar do iogurte. Coloquei pouco espinafre também, pode caprichar mais, se desejar.

ATENÇÃO: No caso de utilizar a maionese, ela pode conter glúten. Leia o rótulo.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: peixe com molho de abóbora e espinafre.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------------

A receita original é ESSA.

5 comentários:

  1. Adriana a receita pode até ser simples, mas fica com jeito de sofisticada. Prato saboroso e nutritivo, amei
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Adriana adoro peixe, abóbora e espinafre, essa receita tem tudo que gosto, e mais peixe que amo, pra mim está perfeita. Adorei miga

    ResponderExcluir
  3. Gostei da receita, nunca tinha pensado em utilizar a abóbora.
    Aqui em casa tem peixe quase todo o dia, por isso é bom ter novas opções para variar.
    Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  4. olá Adriana,estou chegando agora e já estou ficando adorei essa receita bjs Rosinha
    venha conhecer o meu cantinho
    estou levando o seu link para os meus favoritos bjs

    ResponderExcluir
  5. Marta, essas receitas simples que parecem que deram trabalho são as melhores! Aí a gente não conta nosso segredo para ninguém, rs. Um beijo!

    Josy, eu amooo abóbora, com peixe e espinafre é uma combinação diferente e que dá muito certo :) Beijo!

    Dirlene, invejei (inveja do bem) você agora, fico lutando para incluir mais peixe no cardápio aqui de casa e você come peixe quase todo dia :) Experimenta a abóbora! Peixe é uma carne muito versátil, apesar de não parecer (você deve saber bem disso, por ter costume de prepará-lo). Beijos!

    Rosinha e Teresinha, obrigada pela visita! Um beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...