verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Frango xadrez

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Frango xadrez


Esse é um dos clássicos da comida chinesa. O frango xadrez é uma receita diferente e um jeito muito prático de variar o frango do dia a dia - um eterno desafio na hora de preparar as refeições de todo dia. Como acompanhamento, apenas arroz branco e mais nada. Quer praticidade maior que essa? Legumes, o crocante das castanhas, sabor agridoce...é um almoço/jantar rápido e certeiro.

Apesar de ter seguido mais ou menos (como sempre) a receita original, nada impede de acrescentar outros legumes para tornar o prato mais nutritivo. Umas lascas de cenoura, brócolis e acelga vão bem e seguem a vibe da comida chinesa.


Frango xadrez
(Rende 2 porções)

1 e 1/2 xícara de peito de frango em cubos
1 colher de chá de amido de milho
1 colher de sopa de molho de soja (shoyo)
1 colher de chá de saquê
1 colher de sopa de óleo
1/2 cebola média cortada em pétalas (usei a roxa)
1 pimentão verde pequeno cortado em cubos grandes
1 colher de sopa de castanha de caju picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
1/2 colher de chá de açúcar
1/4 de xícara de água
Pimenta do reino
Sal

Tempere o frango com sal e pimenta do reino, junte metade do amido de milho, do molho de soja, do saquê e do óleo, misture e deixe descansar por 20 min. Após esse tempo, leve os pedaços de frango a uma frigideira em fogo médio, até dourar. Reserve. Na mesma frigideira, coloque o restante do óleo e doure a cebola. Junte o pimentão e a castanha, deixe fritar mais um pouco. Acrescente a cebolinha, o frango, o restante do molho de soja e do saquê. Dissolva o restante do amido e o açúcar na água e coloque na frigideira. Deixe apurar até o molho do frango ficar levemente cremoso.



A receita original pede pimentão vermelho e salsão, que não tinha no momento, mas que recomendo fortemente utilizar. Se você não tiver o saquê, não se acanhe e coloque um pouco de vinagre. Ou não coloque nada. É verdade que o saquê reforça o sabor característico do prato, mas seu frango xadrez ficará gostoso igual sem ele.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Frango xadrez.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

--------------------------------------------------------

A receita original veio DAQUI.

4 comentários:

  1. Que delícia!
    Outro dia o Olivier deu a receita original do frango xadrez, mas pro meu gosto é apimentado demais!
    Esse seu está na medida certa!
    Beijos
    Izabela

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse prato e é bem fácil de fazer,né? beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Dri desculpe a ausência, andei com os dias meio conturbados, mas aos poucos, vou me organizando. Adoro frango xadrez, fica um prato bem aromático e delicioso. Com um arrozinho não precisa mais nada, só que p´reciso usar o garfo, não me dou bem com esses palitinhos japonês. Hehehe. Bjocas

    ResponderExcluir
  4. Izabela, acho que o Olivier colocou a pimenta por conta dele, acho que a receita original não é apimentada, rs. Eu já gosto de pimenta e você acabou me dando uma boa dica :) Esse frango xadrez é bem simplificado, comida do dia a dia mesmo :) Beijos!

    Chica, eu também adoro, essa receita é ótima para dar um "tchan" no franguinho de todo dia, bem fácil de fazer mesmo :) Beijos!

    Josy, para comer sushi, essas coisas, tudo bem. Agora, comer arroz, ficar pegando pedacinho a pedacinho de palito? Os chineses que me desculpem, mas eu também tô fora, rs. Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...