Para que fosse um trio nordestino autêntico, faltou uma carne mais adequada: carne de sol (chapada na manteiga de garrafa, de preferência) ou mesmo uma carne seca. Não deu. Mas a abóbora e o queijo coalho representaram à altura uma região do Brasil de culinária tão rica e diversificada.
Do tempero apimentado da Bahia, de fortes traços africanos, até os pratos de outros estados do Nordeste que evocam a cultura sertaneja e valorizam alimentos litorâneos, a variedade é grande e o sabor, mais grandioso ainda.
Refeição completa, o trio quase nordestino levou bife grelhado, fatias de abóboras cozidas no micro-ondas (veja abaixo como) e fatias de queijo coalho, tudo temperado e grelhado. E o sabor que lembra o Nordeste levou pouquíssimo tempo para invadir a casa. Rápido e gostoso? Por aqui, por favor.
(Rende duas porções)
2 bifes de coxão mole (ou outra carne de sua preferência)
8 fatias finas de abóbora
8 fatias de queijo coalho
Azeite, pimenta calabresa, pimenta do reino branca, manjericão seco e sal.
Preparando a abóbora: umedeça as fatias de abóbora com água (é só molhar cada fatia na torneira, sem deixar encharcada) e coloque-as em um refratário de vidro que vá ao micro-ondas. Deixe por aproximadamente 2,30 min ou 3 min em potência alta. Passados os 2 min, é bom olhar para ver como está o cozimento, pois não pode ficar muito mole.
Preparando o tempero: Misture o azeite com todos os temperos. Listei os que usei, mas é totalmente à gosto. Pode entrar outro tipo de pimenta ou o próprio molho de pimenta, salsinha e alho desidratados etc.
Esfregue o tempero preparado nas fatias de abóbora já cozidas e nas fatias de queijo coalho. Grelhe tudo no grill elétrico, em um grill de fogão ou mesmo na frigideira. Cuidado com o queijo coalho: é jogo rápido, vire de um lado e do outro, e pronto, pois ele começa a derreter. O bife também é grelhado: "sele" dos dois lados (vire de um lado e de outro, até a superfície ficar cozida) e só depois tempere apenas com sal.
Montagem: no prato, intercale as fatias de abóbora e de queijo. Sirva com o bife.
As quantidades de abóbora, queijo e carne são bem aleatórias. A dica é ver quanto de cada se tem em casa e o tamanho da fome :-)
--------------------------------------
Para acompanhar o trio quase nordestino, um baião-de-dois faria lindo. Veja ESSA receita.
Bela refeição amiga, mesmo faltando a carne seca, não deixou de ficar delicioso esse prato. Bela sugestão...bjocas
ResponderExcluirNossa, tá com uma cara boa...vou fazer (pelo menos a abóbora).
ResponderExcluirbjinhoooooos
Josy, senti falta da carne mais típica, mas o queijo coalho - vindo direto do Nordeste - já me deixou bem satisfeita, rs. Beijos!
ResponderExcluirIrmã, se eu fosse você tentava fazer com essa sua abóbora chique. Beijinho :-)
Oi Adri,
ResponderExcluirVim retribuir sua visita... E fiquei de água na boca. Adoro carne com abóbora. Costumo fazer carne de vaca na panela de pressão com abóbora e agrião.
Abraço
Adri amei esse prato!! Mesmo não sendo charque (carne seca ) ou carne de sol ficou super saboroso e lindo !! Queria esse pratinho aqui agora mesmo rs Beijos!
ResponderExcluir