Esse bolo surgiu da necessidade de aproveitar bananas muito maduras - aliás, elas são as melhores para se fazer receitas como essa - e da oportunidade de usar castanhas de caju que andam "dando no pé" por aqui.
A base do bolo é a receita de cupcake de banana com coco (veja abaixo), com adaptações para aproveitar melhor as bananas que tinha de sobra e conseguir um sabor diferente. Sou muito suspeita: bolo de banana é muito bom.
Bolo de banana com castanha de caju
100g de manteiga (sem sal) derretida
1/2 copo de açúcar
1 ovo
1/2 copo de leite
1 e 1/4 copo de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento
1/4 de colher de sobremesa de sal
3 colheres de sopa de castanha de caju picada grosseiramente
1 colher de sobremesa de fermento
1/4 de colher de sobremesa de sal
3 colheres de sopa de castanha de caju picada grosseiramente
Misture a banana, a manteiga, o açúcar, o ovo. Bati à mão mesmo, com o fouet. Acrescente a farinha, o fermento e o sal, mexa. Junte o leite e misture. Por último, acrescente a castanha de caju, misturando com a massa até ficar bem espalhada. A quantidade de castanha de caju é bem a gosto, mas não deixe de usar o bom senso (é bolo de banana, não de castanha, rs). Essa quantidade rendeu uma forma de bolo inglês, dá também para colocar em uma forma de furo pequena (de pudim). Leve ao forno médio-baixo. Aqui ficou por cerca de 30 minutos. Não deixe de fazer o teste do palito para ver se está assado.
----------------------------------------
O cupcake de banana com coco também é recomendação da casa. Veja AQUI.
E quem disse que a banana só aparece em receita doce? Confira ESSE frango com banana.
Todo bolo de banana tem pra mim sabor de infância.
ResponderExcluirCombinação perfeita!! Adoro!
ResponderExcluirSra. N, eu sou muito suspeita, pois é um dos meus sabores preferidos de bolo :-) E tem gostinho de infância mesmo. Um beijo!
ResponderExcluirRicardo, e essa castanha do caju veio direto do Nordeste (de Fortaleza)! Ganhei um saco de presente :-) Beijos!
vou preparar essa receita, adoro bolo de banana! faço no liquidificador, mas imagino que só amassando a banana vão ficar uns pedacinhos, e ainda a castanha...hummmm... deu água na boca!
ResponderExcluiradorei!
bjs
Ju
Estamos em sintonia de reaproveitamentos e de bolos :)
ResponderExcluirNunca juntei banana com cajú, mas adoro ambos!
E também sou gulosa por bolinho :)
Para a próxima que tiver bananas na 3ªidade, lembro de lhes dar uma vida nova ah ah ah.
Beijinhos.
Rute
Jussara, bolo de liquidificador é bem prático, mas colocar a banana só amassada dá outra textura mesmo, os dois jeitos são ótimos :-) Um beijo!
ResponderExcluirRute, tenta colocar qualquer castanha que você tenha mais à mão que aposto que vai ficar bom! Avelãs, nozes...hummm. E as bananas velhinhas é que ficam boas na receita, porque estão bem doces :-) Beijo!
Olá, gostei muito deste bolo, pois adoro bolos que levam banana, a castanha de cajú deve dar uma sabor divino.
ResponderExcluirBeijinhos