verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Desvendando o evento: Rio Gastronomia

sábado, 13 de agosto de 2011

Desvendando o evento: Rio Gastronomia


Os amantes das delícias da mesa vão poder desfrutar de boa comida, aulas, eventos e de todo o clima gastronômico que já está tomando conta da cidade do Rio de Janeiro, mas vai decolar a partir de 19 de agosto e até o dia 28 desse mês (entenda adiante o porquê). É o Rio Gastronomia, que acontece todos os anos, mas que está com uma edição especialmente interessante.

São atrações deliciosas divididas em seis "categorias". a Feijoada Nota 10 já está acontecendo, com uma "disputa" entre quadras de escolas de samba. No Roteiro Gastronômico, cariocas e visitantes vão poder curtir um circuito com 377 restaurantes, que prepararam cardápio especial para o evento.

O Circuito Rio Show de Gastronomia entregará os já tradicionais prêmios aos melhores restaurantes. O Música nos Polos levará shows aos principais polos gastronômicos da cidade. No Delícias de História, as pessoas poderão participar de um concurso cultural que, como prêmio, vai oferecer roteiros histórico-gastronômicos guiados por um historiador pelas mais tradicionais cozinhas cariocas. Eu quero muito.

Mas a estrela do evento, na minha opinião, é o Cozinha Show, no qual chefs renomados vão desembarcar de caminhão em alguns pontos da cidade para dar aulas de culinária. De graça. Confira abaixo mais detalhes de cada parte do evento e não deixe de fazer seu roteiro. Quem sabe a gente não se encontra na cidade maravilhosa?

COZINHA SHOW
De 19 a 28 de agosto, chefs do calibre de Claude Troigros, Roberta Sudbrack, Flávia Quaresma e Hugo Celidônio vão "baixar" de caminhão, com uma cozinha a tira-colo, em locais como a Cinelândia, Lagoa e Cidade de Deus. Aulas de culinária a céu aberto, para quem quiser chegar e aprender.
Vai ter telão para as pessoas acompanharem o preparo da receita escolhida por cada chef e quatro "iluminados" vão ser escolhidos para provar a iguaria. Não há informações sobre a existência de mesas para passar por baixo. Curti muito. Só tenho medo da proporção pessoas/metro quadrado.

Saiba AQUI toda a programação.

PS.: Nesse período, estarei em peregrinação pela cidade.

DELÍCIAS DE HISTÓRIA
Contadores de causos, essa é a a chance de fazer um passeio superlegal envolvendo comida e história, duas coisas que a gente por aqui adora. Os autores das 100 melhores respostas para a pergunta "Qual prato fez história na sua vida? Por quê?" vão poder fazer um desses roteiros: Santa Teresa; Tiradentes e Lavradio; Cinelândia e Lapa; e Praça Quinze e arredores.
O historiador Milton Teixeira vai guiar os grupos por restaurantes e botequins - essa instituição carioca -, com direito a belisquetes e a uma aula das origens culturais do Rio. Mas tem que correr, o envio de respostas é até amanhã (14/07).

Confira os roteiros AQUI.
Participe do concurso e mande sua resposta AQUI.

Atualização em 18/08 - O resultado do concurso já saiu. ESSES foram os felizardos :-)

MÚSICA NOS POLOS
De 19 a 28 de agosto, artistas de diferentes estilos musicais vão se apresentar em palcos montados nos principais polos gastronômicos da cidade, como a Cobal do Humaitá e o Largo dos Guimarães, em Santa Teresa. Os shows são gratuitos. A comida, provavelmente não.

Veja AQUI a programação e os locais dos shows.

FEIJOADA NOTA 10
As rodadas de "desgustação" do concurso para escolher a melhor feijoada das quadras de escola de samba começou no dia 30/07 e termina amanhã (14/08), na quadra do Salgueiro. O feijão com samba é aberto ao público. O grande vencedor será conhecido em uma festa no Circo Voador, no dia 27 de agosto.

Confira AQUI a programação e veja mais detalhes.
Para concorrer a convites para o dia da premiação, clique AQUI.

ROTEIRO GASTRONÔMICO
Restaurantes da cidade, 377 no total, vão participar com menu especial para o evento, disponíveis de 19 a 28 de agosto. A refeição tem entrada, prato principal e sobremesa a preço único. No meio de tanta gente, tem opções ótimas a preços para todos os bolsos: a Parmê da Barra, por exemplo, está com menu a R$ 21,90.
Senti falta de uma ferramenta on-line que permitisse cada um montar seu roteiro ou "favoritar" restaurantes. Podia também ter um ranking para avaliar os restaurantes. No mais, a busca é bem organizada e as informações, bem completas.

Confira todos os restaurantes participantes, cardápios e preços AQUI.

CIRCUITO RIO SHOW GASTRONOMIA
É um evento dentro do evento. A 8ª edição do circuito abre ao público de 26 a 28 de agosto no MAM, no Parque do Flamengo. Haverá aulas com chefs, atividades infantis, palestras e shows. Os eventos são abertos, mas, para assistir às aulas, é preciso se inscrever a partir da segunda quinzena de agosto. O site diz que a inscrição é por telefone, mas não consegui achar qual. De repente ainda será divulgado. A ver.

Atualização em 18/08 - As inscrições para as aulas abriram por telefone, mas devem ter acabado em dois tempos. Acabei de ligar e só tem vagas para uma aula, de drinques. Inscrições pelo telefone 2565-8114 (seg a sex, de 9h30 às 18h; sáb, das 9h30 às 13h30).

Atualização em 26/08 - Para quem não conseguiu se inscrever, além da opção de acompanhar pelos telões instalados no local, as aulas serão transmitidas ao vivo no site do Rio Show Gastronomia.

O público poderá ajudar a escolher - pela internet - os melhores restaurantes que ganharão os prêmios Rio Show Gastronomia. Também não achei link. Talvez saia no jornal ou seja divulgado posteriormente. A ver de novo.

Atualização em 26/08 - Já foram divulgados os ganhadores dos prêmios. Confira AQUI.

Para ver a programação, clique AQUI.

----------------------------------------
Fontes: Site do Rio Gastronomia e "Rio Gastronomia terá atrações de dar água na boca (...)", 29/07/2011

Imagens: sxc.hu / montagem sobre foto de Leandro Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...