verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Escondidinho de carne seca com banana

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Escondidinho de carne seca com banana




Prato que já é um clássico na cozinha, a carne seca do escondidinho aparece em companhia diferente. A banana dá um sabor diferente e agridoce ao escondidinho, deixando o que já era gostoso melhor ainda - neste caso, usou-se a banana da terra, que é mais firme e amena no doce. Tirando a parte de dessalgar a carne seca (mostro adiante o truque para fazer isso mais rápido), é uma receita muito prática e que não requer grandes conhecimentos, coisa que todo mundo gosta.

O escondidinho de carne seca com banana veio do blog Nacozinha, que por sua vez captou a ideia do  Pilotando um Fogão. Depois dessa viagem, a receita veio parar aqui, com algumas alterações por questão de gosto e do que havia disponível. Fiz o purê com batata inglesa mesmo, apesar de a receita original ser com aipim (mandioca, macaxeira), pois este não estava com cara muito boa no hortifruti. Ficou bom igual, mas fiquei morrendo de vontade de experimentar a versão com purê de aipim.


Escondidinho de carne seca com banana
(Rende 4 porções)

Purê
2 batatas grandes
1/2 xícara de leite
1 colher de sopa de manteiga
Noz moscada
Sal

Recheio
300 g de carne seca dessalgada e desfiada
1 tomate picado
1 colher de sopa de cebola picada
1 pimenta dedo de moça picada (opcional)
1/2 colher de sopa de manteiga

1 banana da terra em rodelas finas

Purê: descasque e corte as batatas em pedaços médios, leve para cozinhar em água com sal até ficar bem macio. Amasse as batatas ainda quentes e acrescente a manteiga, espere derreter, junte o leite a noz moscada e o sal. Misture tudo e reserve.
Recheio: refogue a cebola na manteiga, até dourar de leve. Junte a carne seca e a pimenta, refogue mais um pouco. Coloque o tomate picado e deixe no fogo, até o tomate ficar bem desmanchado. Reserve.
Montagem: unte com manteiga um refratário de vidro ou cerâmica, faça uma camada com metade do recheio, coloque por cima metade das rodelas de banana e cubra com metade do purê. Repita as camadas, finalizando com uma camada de purê. Leve ao forno médio-alto por 20 a 30 min.



Dessalgando a carne seca: depois de cortar a carne seca em cubos, você pode deixá-la de molho em água de um dia para o outro (umas 12 horas), trocando essa água duas ou três vezes. Um jeito mais rápido de fazer isso é levar os cubos de carne para a panela de pressão, cobrir com água (deixe uns 2 dedos acima da carne) e, depois que começar a chiar, contar 20 min. Deixe a pressão sair, descarte a água e repita o processo, com água limpa. Pronto, você terá carne seca dessalgada e cozida, pronta para desfiar.

A panela de pressão é uma aliada, saiba como usá-la da forma correta e segura.

Se você quiser, pode finalizar o escondidinho com parmesão ralado antes de ir ao forno ou fazer uma camada final de molho branco e salpicar parmesão por cima. Abri mão do queijo para ficar um pouco mais leve, mas essas sugestões deixam o escondidinho ainda mais gostoso, certeza!

Quer aprender a fazer molho branco? Veja a receita e as dicas para não empelotar.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: escondidinho de carne seca com banana.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------------------------

ESSA é a receita do Nacozinha.
A receita original AQUI foi enviada por um leitor do Pilotando um Fogão.

6 comentários:

  1. Adri este escondidinho com banana é realmente delicioso eu também já fiz e vi a receita no NaCozinha também e no Pilotando um fogão, adorei a dica para dessalgar a carne mais rápido.
    Adri estou em falta com as visitas nas cozinhas das amigas em razão de compromissos profissionais, mais um tempinho e vou regularizando.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito desse prato e nunca o fiz. Vou tentar! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Eita Dri que prato mais saboroso esse? Gosto muito dessa mistura de sabores e não há como negar que banana combina e muito com carne seca. Adorei a receita, excelente. Ficou um lindo prato. Beijinhos ótimo final de semana miga

    ResponderExcluir
  4. Esse escondidinho é muito bom. Sua troca pela batata inglesa é bem-vinda também e posso garantir que bem mais prática, já que o purê de aipim é muito mais denso. Receita foi feita para ser adaptada mesmo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Fê, fui lá ver seu escondidinho! Deve ter ficado delicioso. Essa receita é irresistível, todo mundo que vê quer fazer, rs. E vale mesmo a pena :) Beijos!

    Chica, bananas à parte, é muito fácil fazer escondidinho, não deixe de experimentar qualquer dia. Meu preferido é de purê de batata com carne moída, mais simples não há :) Beijos!

    Josy, a combinação da carne seca com banana é muito, muito boa! Estou doida para colocar as mãos em um aipim bom para fazer de novo a receita :) Beijos.

    Paula, obrigada pela visita! Essa receita vale a pena, viu, diferente e gostosa :) Beijos!

    Gina, realmente o purê de aipim é mais trabalhoso, mas o sabor faz valer o esforço. Com batata inglesa não fez feio, mas preciso fazer de novo com aipim :) Beijos!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...