verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Vamos fazer diferente: chuchu assado

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vamos fazer diferente: chuchu assado


Preparar chuchu não é das tarefas mais fáceis. Nem sempre é uma opção usar o molho branco que classicamente acompanha o chuchu, tanto para evitar um molho cremoso quanto por querer algo diferente para fazer com o bendito legume. O chuchu é nutritivo, pouco calórico e barato, mas o coitado sofre um pouco de falta de sabor. Por isso o mais comum é colocá-lo para acompanhar algum ensopado, para ele pegar um gostinho por tabela, ou colocar algum molho que doe sabor ao chuchu. E se eu te dizer que o chuchu assado leva temperinhos bem simples, é prático e, se valendo do sabor do próprio legume, fica uma delícia? Ficou surpresa/o? Eu também. Faça e tire a prova. Eu não quero mais outra coisa com o chuchu.

Você que acompanha o blog já sabe que aqui o forno trabalha: batata "frita" (AQUI), abóbora (AQUI), legumes vários (AQUI) e até bolinho de bacalhau (AQUI), tudo se assa. O chuchu é um legume com grande teor de água, talvez por isso seja acusado de ser insosso. Preparando o legume no forno, você consegue "secar" um pouco dessa água e achei que isso intensificou o sabor, senti até um toque levemente adocicado no chuchu que não conhecia.


Nesta receita, o chuchu é usado quase integralmente, pois vai com casca e tudo! Fica a dica para consumir os legumes com casca sempre que puder, elas ficam deliciosas com o preparo no forno. Aproveite o bom preço do chuchu para ser apresentado ao verdadeiro sabor desse legume, a saúde agradece e o bolso também.

Chuchu assado
(Rende duas porções)

1 chuchu grande cortado em pedaços grosseiros, com casca*
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de farinha de rosca (ou farinha de trigo)
1 pitada de sal
1 colher de café de alecrim seco ou fresco

*Lave o chuchu em água corrente com uma escovinha, para a casca ficar bem limpa. Meu chuchu estava com espinhos, estão raspei a parte "espinhosa" da casca superficialmente com uma faca. Corte em quatro partes pela longitudinal e retire o miolo branco com a faca. Corte depois em cubos (pode deixar grosseiro, para dar um aspecto "rústico").

Em uma assadeira untada com um fio de azeite (espalhe), coloque os pedaços de chuchu e regue com as duas colheres de azeite, remexendo com uma colher ou com as mãos para todos os pedaços ficarem lambuzados. Salpique a farinha de rosca por cima do chuchu e chacoalhe a assadeira, para envolver minimamente os pedaços. Salpique o sal e o alecrim e leve a forno médio. Após cerca de 15 minutos, vire os pedaços de chuchu (não precisa ser um a um, dê uma revirada com uma espátula), aumente a temperatura do forno para média-alta e deixe mais uns 10 minutos, até ficar bem assado (gosto das pontinhas meio queimadas).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------------------------

Entrei na vibe da Carla, do Cucina Artusiana, de assar legumes inusitados. Veja AQUI a beterraba assada que ela fez, deve ficar uma delícia.


17 comentários:

  1. Oi Adri,
    Essa é nova pra mim.Nunca comi chucu assado, ms vou experimentar. Essa semana postei, inclusive, uma receita bem gostosa com esse legume que também gosto muito.
    Bje bom fim de semana pra vc,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Olá Adri, que ótima sugestão, também sou fã dos assados, por ser mais saudável e por ser um forma bem mais prática de cozinhar.
    Ainda não fiz chuchu assado mas estou levando a ideia. Aqui em casa chuchu faz muito sucesso, não vejo a hora de experimentar.
    Um beijo e um ótimo final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Adri e suas ideias! AMEI! =) Eu gosto muito de chuchu, aqui em casa consumimos sempre como salada, regado com bastante azeite e alho espremido. Nunca nem pensei em chuchu assado, deve ficar bom demais! Bjosss

    ResponderExcluir
  4. Adri adorei essa idéia do chuchu, o coitadinho é tão esquecido por ser exatamente o que vc falou: insonso. Mas assim assado deve ficar delicioso, ainda mais se aproveitando a casca. Vou colocar em prática, gostei muito. Bjinhos ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  5. Lylia, eu vi sua receita! É difícil encontrar algo diferente para fazer com chuchu, levar ao forno é muito fácil e fica uma delícia, experimenta sim :) Beijos!

    Sonia, você resumiu muito bem, assar é mais saudável e prático, por aqui sou muito fã também. O chuchu assado surpreende, depois em conta :) Beijos!

    Monalisa, chuchu é leve e barato, uma opção maravilhosa! Você não faz ideia de como fica bom assado, você que já gosta de chuchu vai amar :) Beijo!

    Josy, o bichinho é meio aguado, né? Rs. Mas sabia que eu gosto? Gosto da leveza dele, você come um pratão e não pesa, perfeito para o jantar. Assado então ficou uma delícia! Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Olá Adri,

    Esse seu chuchu assado ficou realmente uma delícia. Fiz sua receita e aqui em casa foi aprovada com louvor. Obrigada pela dica.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Fico feliz que o chuchu tenha feito sucesso na sua casa :) Aproveita a deixa e repete a dose sempre que puder, o chuchu é muito saudável. Obrigada pela visita e pelo comentário. Beijos!

      Excluir
  7. Obrigada pela receita! É o jeito mais fácil de fazer e mais gostoso. Fica sensacional. Marido perguntou até se tinha queijo, de tão douradinho que ficou :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danusa, que bom que a receita fez sucesso na sua casa. O chuchu fica muito saboroso assado, vai a dica de assar os legumes sempre qye puder :) Bjs.

      Excluir
  8. Respostas
    1. Que bom que gostou, Miguel! Aproveite a dica muitas vezes! Obrigada pelo comentário :) Bjs

      Excluir
  9. Caso eu não acrescente a farinha, acontece algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cecília! Só não vai ficar a crostinha, mas fica gostoso também.

      Excluir
  10. Fiz aqui e ficou uma deliciaaaa, acrescentei oregano ficou maravilhoso... obrigada pela dica, sempre gostei muito de chuchu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Deise! Que bom que gostou! Tudo com orégano fica gostoso, eu também adoro esse tempero :) Bjs!

      Excluir
  11. Uauu que delícia!! Amo chuchu, hoje de manhã acordei pensando em coloca.lo no forno, e joguei essa "ideia" no Google, e achei seu site. Ameeeiiii. Parabéns!!! Mil beijos a todas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eliane! Que bom que veio parar aqui! Rs. Eu também gosto muito de chuchu, assim assado fica bom demais. Aproveite muito a dica, adorei que você veio contar :) Beijos!!!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...