verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Picadinho de contra-filé

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Picadinho de contra-filé


Tem comida com mais "gosto de casa" do que picadinho? Pedacinhos de carne bem macia, cozidos em molho bem temperado, para esparramar em cima do arroz. E o cheiro do picadinho cozinhando? É tão bom quanto o sabor. Esse foi o prato principal do almoço de Dia das Mães, acompanhado de farofa de banana (AQUI), batata gratinada, arroz, feijão e salada verde. Um cardápio bem brasileiro com uma receita de picadinho especial. O tempero é surpreendente. Não segui a receita original ao pé da letra - que, aliás, é de um restaurante conceituado -, mas alguns itens foram suficientes para deixar o picadinho fora do comum. Fez sucesso aqui, garanta os elogios na sua casa também. Ah, e o "trabalho maior" é picar a carne, se você comprar carne cortada para estrogonofe, por exemplo, é molezinha.

A intenção inicial era fazer picadinho de filé mignon, uma opção certeira para um picadinho mais nobre e especial. Diante do dilema de comprar filé mignon a R$ 29,90/kg ou aproveitar uma promoção e levar para casa um lindo contra-filé a R$ 12,90/kg, nem pensei duas vezes após muita reflexão fiz a segunda escolha. Nada o impede de usar carne de segunda e cozinhar previamente na pressão, mas já perde um pouco da praticidade.


Picadinho de contra-filé
(Rende 10 porções)

2 kg de contra-filé limpo e cortado em tirinhas
1 cenoura
1 colher de chá de gengibre
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de cebola picada
1 cubo de caldo de carne
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 lata de cerveja preta
2 colheres de sopa cheias de manteiga
300 ml de água
Pimenta do reino
Sal

Tempere a carne com pimenta do reino e sal (cuidado, o caldo em cubo já é bem salgado), reserve. Bata a cenoura com o gengibre no liquidificador, reserve. Em uma panela ao fogo médio, refogue a cebola na manteiga e, quando a primeira estiver transparente, acrescente o alho para dourar também. Junte a carne e refogue um pouco, para selar (cozinhar na superfície) as tirinhas. Junte o cubo de caldo e a farinha de trigo dissolvidos na água, a cerveja preta e a mistura de cenoura/gengibre. Deixe cozinhar por uns 30 min, até o caldo reduzir e apurar, e a carne ficar bem cozida. Recomendo fortemente a farofa de banana (AQUI) para acompanhar, divino.

Tive que me render ao caldo em cubo, fazer caldo de legumes é até fácil, de carne é um pouco mais complexo e não tinha tempo hábil. Tenho problemas em não estragar as carnes. Explico: não entendo muito de cortes e nunca consigo "ler" as fibras da carne, para cortar contra as mesmas e garantir carne macia. Em algumas carnes, como o filé mignon, as fibras são bem aparentes, em outras nem tanto. Pedi para cortar o contra-filé que comprei em bifes e, na hora de cortar em tirinhas, dei uns puxões na carne para ver em qual sentido oferecia menos resistência. Obviamente o açougueiro tinha cortado os bifes no sentido certo - comprovei com meus puxões - e foi só cortar pela largura. Sucesso, consegui não arruinar uma carne que estava fresca e macia!

Confira também as dicas para arroz e feijão bem feitinhos (AQUI).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------

Veja AQUI um guia sobre cortes de carne e indicações de preparo.

Não segui todos os ingredientes e passos, mas a receita foi baseada nesta AQUI, do Bar Pirajá (SP).



2 comentários:

  1. Adri, adoro picadinho e pra te falar a verdade só faço com contra filé ou alcatra, a cerveja preta dá uma cor linda à carne e fico pensando esse picadinho com aquela farofa de banana maravilhosa que vc fez, com certeza o almoço foi sucesso garantido. Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Josy, são mesmo carnes um pouco mais em conta que filé mignon e que ficam perfeitas no picadinho. Nem vou comentar o que é esse picadinho com aquela farofa de banana, loucura! Rs. Beijinho!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...