verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Brigadeiro sem leite condensado

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Brigadeiro sem leite condensado


Vontade de brigadeiro e acabou o leite condensado? Achei essa receita curiosa e resolvi testar para ver se dava certo. Não só dá certo como ainda fica muito gostosa. O brigadeiro sem leite condensado é perfeito para comer de colher ou, em uma textura mais molinha, servir de cobertura para bolos, sorvetes etc. Não há nada de mirabolante entre os ingredientes, é tudo muito simples. Agora, nem a falta de leite condensado salvará nossas pessoas do brigadeiro.

A verdade é que a falta do leite condensado já não nos impedia de fazer brigadeiro há algum tempo, pois aprendemos AQUI a fazer leite condensado caseiro. No entanto, o brigadeiro sem leite condensado da receita de hoje fica pronto com apenas um passo, sem precisar preparar duas receitas.


Brigadeiro sem leite condensado

200 ml de leite
4 colheres de sopa de achocolatado ou chocolate em pó (usei Ovomaltine)
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de manteiga

Leve todos os ingredientes ao fogo médio e misture. No começo, não fui mexendo sempre, mas é preciso ficar de olho porque o leite ferve e começa a subir. Nesse momento, abaixe o fogo para o mínimo e mexa, aumentando o fogo para médio logo depois. Quando a calda já começa a engrossar, fui mexendo sempre e vigorosamente, para evitar que queime. A essa altura o leite não ficará mais subindo. Fiquei com o brigadeiro no fogo por exatos 18 minutos e obtive essa consistência da foto, bem firme.

Com 13 minutos no fogo, você já obtém uma calda grossa, ótima para esparramar no bolo. Aos 18 minutos, obtive um brigadeiro bem pastoso e firme, para comer de colher. A receita original recomendava 30 minutos no fogo, então acredito que deixando mais tempo e após esfriar dá até para enrolar o brigadeiro. No entanto, como a quantidade obtida é bem pouquinha, acho que essa receita é ideal para matar aquela vontadinha de brigadeiro e, nessas horas, tem que comer de colher para ficar perfeito!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------

A receita original é ESTA.


9 comentários:

  1. Olá Adri chegou visita em casa e só foi embora agora, pois só vim agora ver sua delicia de brigadeiro nunca fiz sem leite condensado, é uma receita boa pra qdo não temos em casa o dito né? E com Ovomaltine deve ter ficado delicioso. Gostei. Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Amei a dica, super econômica tb
    bjs
    Vivi
    www.viviass.blogspot.com.br
    www.meublogdereceitasfavoritas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Josy, nem parece que foi feito sem leite condensado! Tudo com Ovomaltine fica bom, né? Sou suspeita, adoro :) Beijinho!

    Viviane, é verdade, a receita ainda sai mais barata :) Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. amei!!!!!!!!!!!!!!!!! fiz e gostei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaaa! Brigadeiro é bom demais, deu a maior vontade agora, rs. Obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Que bom que gostou, Vilma! essa receita vicia, rsrs. Beijos!

      Excluir
  6. Estou fazendo agora , Vamos ver se vai ficar Boom. Acho q sim .bjos

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...