verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de laranja com cachaça

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Bolo de laranja com cachaça


Pense em um bolo diferente, perfumado e de sabor marcante, fofo, mas bem úmido. Pensou? Pois essa maravilha de bolo de laranja com cachaça surgiu de um erro básico que nem foi de culinária, mas de interpretação de texto (o negócio é mais profundo, haha). Fiquei de olho na receita original durante o preparo, mas, resolvida a não seguir fielmente o passo a passo, acabei fazendo o que não devia. O resultado? Sucesso absoluto! O álcool da cachaça vai embora, mas o sabor fica. E como fica. Quentinho é coisa de louco. Uma delícia para acompanhar com café.

Para essa receita, é fundamental usar uma cachaça de boa qualidade. Aquelas industrializadas que são mais álcool que qualquer outra coisa não servem, pois quando o álcool vai embora no cozimento o que fica? Nada de sabor. Usei uma cachaça artesanal mineira que ganhei do meu cunhado e é meu xodozinho <3 Acompanhe a receita que eu explico depois o que fiz de errado que deu certo. Ah, essa receita não leva leite!


Bolo de laranja com cachaça
(Rende uma forma de bolo inglês)

2 laranjas (suco e polpa)
2 xícaras de açúcar
1/2 xícara de cachaça
1 ovo
4 colheres de sopa de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico para bolo

Retire o suco de duas laranjas e "raspe" um pouco da polpa*. Leve suco e polpa de laranja ao fogo médio com 1 e 1/2 xícara de açúcar e a cachaça. Vá mexendo até o açúcar dissolver e deixe ferver um pouco (fique de olho, porque o líquido sobe, quando isso acontecer baixe o fogo), até formar uma calda rala. Reserve. Em um recipiente, bata à mão ou na batedeira o ovo com a manteiga e a 1/2 xícara de açúcar restante, até formar um creme homogêneo. Junte a farinha de trigo, misture, e acrescente a calda de laranja, misturando bem. Fica bem líquido. Coloque o fermento e misture. Leve ao forno pré-aquecido na temperatura média-baixa por 35 a 45 minutos, até ficar bem dourado e assado (faça o teste do palito).
*Depois de espremer para tirar o suco, raspei o bagacinho da laranja com uma colher, evitando as partes brancas e aquela película dos gomos, a fim de aproveitar melhor a polpa das poucas laranjas que tinha.

Confira AQUI todos os macetes para preparar bolos.

Aviso aos navegantes: o sabor da cachaça fica bem pronunciado. Eu gostei, mas você pode reduzir a quantidade de cachaça pela metade, para ficar mais suave. Se eu tivesse mais laranjas, teria colocado mais, umas quatro. Fique à vontade para isso, mas respeite a proporção de líquidos da receita, porque o negócio já ficou tenso. Suco de laranja a mais = cachaça a menos. Depois que coloquei a calda na massa, a mistura ficou tão líquida que nem coloquei leite e ainda assim achei que aquele negócio daria errado. Resolvi pagar para ver e coloquei no forno assim mesmo, tomando o cuidado de não usar o forno muito quente, para dar tempo de assar por dentro antes de começar a queimar por fora.


Segui a receita pelo celular, sem foto. A receita original tinha três etapas: calda, uma mistura de laranja com manteiga no liquidificador e o restante da massa. Resolvi abolir a etapa do liquidificador e aí começou a confusão. Entendi que a "mistura" de laranja que entraria na massa era a calda, e não o que havia sido batido no liquidificador. Culpa também que a receita não traz separados os ingredientes e preparo da calda, como é de praxe. Enfim, a confusão teve final feliz. Estou feliz até agora com minha fatia de bolo na mão.

Esse bolo pede muito um sorvetinho (frio, deixa a gente tomar sorvete, dá uma trégua?), fica a dica.

-------------------------------------------------------------

Convido você a conhecer as novidades da Doceria Casa, Coisas e Sabores para o Dia dos Namorados. Sou suspeita, mas achei fofo. Bem delicado, romântico e com uma pegada fashion: a inspiração navy dos tons vermelho e azul e as pulseiras de macramê estão super na moda! Confira, mostre ao namorado/marido e faça o pedido :)



Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------

A receita original é ESSA do Gastrolândia. É só olhar para a cara do bolo na foto para perceber que eu não estava fazendo aquilo certo, rs.


5 comentários:

  1. gostei demais dos ingredientes, tudo que leva cachaça, no meu conceito, só pode ficar bom.
    O bolo parece muito apetitoso.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. amei a ideia do bolo! parece delicioso!!!!!!!!!!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Super diferente e nunca vi colocar cachaça em bolo. Invencionices da Adri!! Trouxe uma Sassafraz de Piranguçu e dei de presente para o maridón. Será que ele vai achar sacrilégio? hahahaha Tô doida pra ver a cara dele ao colocar a cachaça no bolo! Adri, só você pra me fazer rir uma hora dessa imaginando a cara do guapo!! Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Esse seu engano saiu melhor do que vc esperava hein Adri querida.
    Que lindo ficou esse bolo menina! Nunca fiz com cachaça, deve deixar a massa mole de bêbada hehe porisso a maciez, vou fazer qualquer hora.Adoro bolos cítricos. Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Fê, concordo com você, uma cachaça de qualidade deixa um sabor incrível na comida :) Beijos!

    Isadora, a combinação de laranja com cachaça é campeã :) Fica uma bolinho diferente e bem saboroso. Beijos!

    Luma, não conhecia a Sassafraz, fui pesquisar na internet e vi que é coisa finíssima! Ahh, eu colocava no bolo, pois essa receita pede mesmo cachaça boa, mas não me responsabilizo se o marido brigar com você! Rss. Beijo!

    Josy, a emenda saiu melhor que o soneto! Hehe. Sendo que o bolo original também estava com cara ótima, mas o meu também ficou delícia! Adorei, vou dizer então que a massa fica bêbada, de tão mole! Hehehe, só você, Josy, um beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...