verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Blogagem coletiva: esperança

terça-feira, 15 de maio de 2012

Blogagem coletiva: esperança


Depois de falar sobre o encantamento e o desencanto, a terceira fase da Blogagem Coletiva Fases da Vida (BCFV) propõe a esperança como tema. A expectativa de que algo que se fez venha a dar bons frutos, de que algum investimento - nesse caso, não se trata dos financeiros - dê o retorno esperado, de que o tempo cura e as coisas se resolvem, tudo isso são as manifestações da esperança que nos faz passar adiante dos desencantos e seguir em frente. A gente "samba na cara" da desilusão diante da fé de que o amanhã - como será? - será melhor.

Aproveitando que o Dia das Mães aqui no Brasil foi no último domingo (13/05), lembro que nada gera mais expetativas e esperanças do que gerar um filho. Mãe é bicho preocupado antes mesmo da concepção, já que não raro as candidatas a futuras mamães já estão de olho na alimentação e nos hábitos.


Deus ajuda quem cedo madruga, então ficar sentado/a com sua esperança nunca é uma boa opção. Mãe não fica sentada esperando, nunca. Na expectativa de ter um bebê no colo, a preocupação de garantir que aquele ser cresça da melhor maneira possível passa pelas "neuras" da amamentação. Será que o leite vai ser bastante? Será que vou dar conta?

Mãe não espera. E dá-lhe canjica, curau, canjiquinha (as receitas à base de milho são campeãs entre as nutrizes), canja de galinha...alguns alimentos que, segundo a crença, ajudam a mãe a "criar leite", bastante. Entre as indicações, também estão a cerveja preta e alguns medicamentos, esses totalmente desaconselhados. Já canja de galinha, essa não faz mal a ninguém. É esperança de poder dar o melhor de você, um futuro de vida saudável, o sustento da nutrição, vestida de canjiquinha. Não é só uma canjica, é ver seu filho crescer saudável e feliz, é esperar que ele torne-se homem ou mulher de bem, é dar o seu melhor ao mundo. Viu como grandes esperanças podem estar em um prato de curau?

*O que comprovadamente ajuda na produção de leite é tomar muito líquido, muita água, e amamentar da forma mais tranquila possível.

Curau de milho em lata
(Rende dois copinhos)

3/4 de xícara de milho em lata
1/2 xícara de leite
2 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de café de amido de milho (maisena)
Canela em pó

Separe duas colheres de sopa de leite e dissolva o amido de milho. Bata o restante do leite com o milho no liquidificador. Coe a mistura de milho e leve ao fogo médio com o amido dissolvido e o açúcar. Mexa sempre, até engrossar. Sirva polvilhado com canela em pó, quente ou frio.

O curau original é feito com os grãos retirados da espiga de milho e não precisa utilizar a maisena, o próprio amido natural já engrossa a mistura. Mais gostoso, porém, na hora do aperto, o milho em lata quebra o galho. Essa receita rende bem pouquinho, serve de sobremesa para duas pessoas. Na hora de fazer para quem está amamentando, não fique de miserê e dobre a receita!


Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

----------------------------------------------------------------------
A ideia para essa postagem surgiu de uma conversa que rolou no Dia das Mães, quando minha sogra disse que tomava cerveja preta grávida do meu marido para ajudar a dar leite. Naquela época, muitas coisas não tinham o consenso de hoje e esse era uma prática muito comum. Isso me lembrou a lista de crenças ligadas à amamentação e a mulherada que faz de um tudo para poder amamentar seus filhotes.

Para conferir as outras participações da BCAP, visite os blogs Publicar para Partilhar, Luz de Luma ou Espiritual-idade.


11 comentários:

  1. Fizeste uma bela abordagem! Realmente as mães estão sempre esperando algo, cheias de esperanças e até ansiedade...
    Lindo o "gancho" que pegaste, passando assim tua receitinha! Parabéns! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Eu começo curau com o nome de papa de milho verde... e fica td de bom.
    Mas sinceramente tenho preguiça de cortar os grãos rsrsrs.. vou tentar a sua versão mas prática.
    Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Nunca tomei cerveja enquanto estava amamentando, ainda mais preta :P Não posso afirmar que os antigos estivessem errados, pois a vitamina B12 contida na cerveja ajuda a combater a anemia. Deixando claro, a vitamina B12 e nao a cerveja.
    Veja isso: cerveja sem álcool torna leite materno melhor antioxidante
    A Carmen Luiza do blogue "Fractais da Calu", remeteu o significado de esperança à palavra "espera" e como escrevi lá, deu todo um giro na minha cabeça, porque nunca associei. Abriu-se um monte de possibilidades! Daí quando você escreveu "Mãe não espera", me lembrei logo do texto dela.
    Ah, querem fazer das mães, escravas!! Porque mãe tem que esperar? Gálatas, por exemplo, descreveu o verdadeiro sentido do amor, esta descrição pode ser aplicada ao amor de mãe: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (Gl. 4.27).
    Adorei a receita de curau de milho, super prática! E vou esperar a de canjica...
    Beijus,

    ResponderExcluir
  4. Olá, Adri querida
    "O que me importa o tempo e o espaço,
    Se trilhei caminhos orvalhados
    Em busca do calor do teu abraço?"
    (Auxiliadora)

    Que carinhosa a sua participação e sabe de uma coisa: meus filhotes chegaram com o almoço pronto e a tradicional malzibier pro almoço do dia das Mães... sabem que eu gosto desde 40 anos atrás... Legal vc postar sobre isso coincidentemente!!!
    VIVA A ESPERANÇA DE CRESCEREM SADIOS E "FORTES"!!!


    Concedei-lhe, ó Deus, prodigamente, o ORVALHO DO CÉU...
    Até o próximo mês, se Deus quiser!!!
    Abraços esperançosos de paz

    "Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo
    imperdível, ainda que se apresentem dezenas
    de fatores a demonstrarem o contrário."
    Fernando Pessoa.

    ResponderExcluir
  5. Oi minha linda, que bela participação, bastou ser mãe para ser uma eterna pessoas cheias de esperanças pelo melhor para seus filhos, adorei a abordagem ao tema, lindo e qdo eu estava gravida da Dany, minha mãe me enchia de canjica pra poder dar mais leite e não é que a coisa funcionava!!! hehehe. Bjos querida amiga, gostei muito da sua participação e do seu curau. Que delicia!!
    Ó ja liguei pra sua mãe viu?? Dei o recado do café kkkkkk
    Bjocas

    ResponderExcluir
  6. Minha primeira refeição após o parto da minha filha, ainda no hospital, foi um mingau de aveia, que servia para a mesma finalidade. Minha sogra fazia canjica pra mim, deliciosa. E amamentar foi um dos grandes prazeres que tive na vida.
    É bom quando a esperança se realiza, mas o fato é que de tudo se pode tirar proveito, até das coisas ruins.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da postagem. As mães sempre esperam que os filhos sejam essencialmenmte felizes. Se puderem ser doutores, engenheiros, cientista, até mesmo presidentes do País pois que o sejam. Mas o que eu mãe espero mesmo é que ele seja feliz.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Que curiosa sua associação! Original, gostei.

    Sobre os mitos da amamentação, também vivi alguns, praticava os que eu achava mais agradáveis. A cerveja preta entrou no meio, doce e saborosa. Mas durou pouco, já não é nada viável, digamos, a quantidade a ser consumida em se tratando de bebida alcoólica. E dá muita sede. As opções de milho são infinitamente mais atraentes... E calóricas. "Amamentar" em alemão tem uma tradução ligada a "demência", por ser uma fase tão exclusiva da jornada materna. Uma delícia.

    Um abraço,

    Michelle

    ResponderExcluir
  9. Oi querida Adri,
    quantas incertezas na esperança de ser boa mãe, não é mesmo? Sei o que é isso. Amar tanto que chega a dar ansiedade.
    Mas falam que esperança é melhor que caldo de galinha! Cura tudo!
    Mas etsou vendo que melhor que esperança, só mesmo Curau de milho. Hummm deve ser delicioso.
    Muito bom ter você e sua criatividade com a gente de novo.
    Beijinhos.
    Rute

    ResponderExcluir
  10. Olá, Adri!

    Bem pensado: mãe não espera, faz acontecer... Excelentes dicas para as futuras mamães terem filhos saudáveis, ofertando-lhes o leite materno, que é acima de tudo, um grande gesto de amor... E de esperança.

    Grande abraço
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  11. Agradeço a todas pelos comentários, adorei dividir com vocês algumas linhas sobre a esperança e, de lambuja, uma receitinha de curau, que ninguém é de ferro :) As mães blogueiras acabaram ratificando minha história, contando suas experiências com as receitas milagrosas para amamentar. Até cerveja preta apareceu nos comentários, rs, mas quem me surpreendeu mesmo foi a Luma, com esse dado científico. Não duvido que as receitas dêem certo, pelo fato de acreditar. Não é esse o "poder" da esperança, crer? Beijo grande!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...