verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sorvete napolitano de banana

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sorvete napolitano de banana


Lembra quando eu falei que o sorvete de banana (feito só de banana) permitia algumas variações? Para participar da ação "O verão carioca pede sobremesas geladas", uma iniciativa entre vários blogs de gastronomia do Rio de Janeiro, resolvi inventar em cima desse amado sorvete, que anda fazendo o maior sucesso por aí. Sabe quando cada um quer um sabor de sorvete diferente? O sorvete napolitano sempre resolve! Com a receita do sorvete de banana como base, o acréscimo de alguns ingredientes e uma "técnica" para montar as camadas, você agrada a gregos e troianos. E, principalmente, aos cariocas! O verão pede, implora, uns geladinhos.



Aproveitando a ação dos blogs de gastronomia e já que o calor não está de brincadeira - principalmente no RJ -, inauguro com o sorvete napolitano de banana um especial de receitas geladas. Durante toda a semana vou postar receitas geladinhas e fáceis. E tudo sem sorveteira (que não tenho), só no talento e no congelador. Está calor? Fique de olho que o Casa, Coisas e Sabores vai te refrescar :-)

Sorvete napolitano de banana

1 receita do sorvete de banana (veja AQUI)
Matinal em pó sabor morango a gosto (usei o Nesquik)
Achocolatado em pó a gosto (usei Ovomaltine)

Para fazer os sorvetes, não tem mistério: prepare a receita do sorvete de banana como recomendado, sem as passas, e, antes de levar ao congelador/freezer no pote para endurecer, separe a "massa" em três partes iguais. Em uma parte, misture o achocolatado. Em um pote encostado de forma bem inclinada, coloque esse sorvete de banana sabor chocolate e leve ao congelador na mesma posição. Pegue outra parte do sorvete de banana e misture o pó sabor morango, retire o pote do congelador - ainda inclinado - e acomode o sorvete de banana sabor morango às colheradas, para formar uma camada bem ao lado do sorvete de chocolate. Leve novamente o pote ao congelador, ainda inclinado. Depois de poucos minutos, retire o pote do congelador e acomode a terceira porção do sorvete de banana - que não recebeu nada a mais. Agora você já pode voltar o pote ao congelador na posição horizontal, normal. Deixe firmar por algumas horas antes de consumir.

No lugar do pó sabor morango, você pode bater morangos (fruta) junto com a banana. A "técnica" que ensinei para conseguir as camadas de sorvete lado a lado pode ser meio mané, mas deu certo, rs. Se alguém tiver uma solução mais "profissa", favor compartilhar nos comentários. Deixo a foto de como o pote deve ficar ao receber as duas primeiras camadas de sorvete:



A próxima postagem virá tão gelada quanto essa! A melhor parte desse especial é que terei que consumir sobremesas geladinhas, refrescantes e gostosas ao longo dessa semana, justo nesse calor insano. Faço o sacrifício :-)

Confira AQUI as receitas dos outros blogs na ação "O verão carioca pede sobremesas geladas".

------------------------------------------------------

O sorvete de banana (feito só de banana) fez o maior sucesso com o pessoal que tem intolerância à lactose! Eu não sabia, mas a Monalisa - do ótimo O Diário de Receitas Sem Lactose - me contou que uma dificuldade para quem não pode consumir leite é encontrar um sorvete cremoso que seja adequado a essa dieta. A receita desse sorvete já rola há tempos pela internet, não e mérito meu, mas fico bem feliz de ter sido a fonte para alguém conseguir desfrutar de um prazer aparentemente tão simples: tomar um sorvete cremoso :-)

Foto: Monalisa - O Diário de Receitas Sem Lactose
Não ficou lindo o sorvete da Monalisa? Confira AQUI como ela fez e um cuidado que é preciso ter (já até atualizei a receita do sorvete com essa recomendação).

Foto: Heloise Finkler
A Heloise, leitora da Monalisa, viu a recomendação do sorvete no Facebook e correu para experimentar. Ficou nota 10!

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

11 comentários:

  1. Receita perfeita para esse calor Adriana!!!
    Tbém não tenho sorveteira e me animei com sua receita. Vou ficar de olho nas próximas :)
    Bjos
    Tania

    ResponderExcluir
  2. Dias atrás eu estava de casaco, mas hoje fez 33°, uma temperatura altíssima para Curitiba! E dá-lhe sorvete!
    Hoje meu post é sobre uma sorveteria que tem sido considerada a melhor da cidade. Provei e aprovei, mas já fiz sorvete muitas vezes e prefiro os de frutas menos cremosos.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. ...complementando... Esse sorvete deve ter ficado delicioso!

    ResponderExcluir
  4. Insano ai insano aqui Dri, ta um calor de rachar mamona aqui também, adorei seu sorvete, é muito, muito, muito bem vindo, que delicia. Bjocas ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Nossa Adri, que delícia! Realmente esse sorvetinho é super versátil, para a nossa felicidade! Ficou maravilhoso, água na boca total! Grande Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Tania, esse sorvete de banana é um "hit" aqui em casa, rs. Já estou olhando com segundas intenções para um cacho de banana aqui, é muito fácil e gostoso :-) Beijos!

    Gina, como disse lá no Naco, não faço distinção: gosto dos sorvetes mais leves, picolés, sorvetes cremosos...esse de banana é cremoso e sem gordura, aí me conquistou :-) Beijos!

    Josy, adorei o "calor de rachar mamona"! Rs. Minha mamona não racha, dá-lhe sorvete e muita, muita água! Um beijo!

    Monalisa, é bem versátil mesmo! É um achado não só no caso da IL, mas no caso de uma "sem sorveteira" como eu, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Adri
    Gostei muito dessa receita do napolitano e vou passar a receita do sorvete de banana para uma amiga que tem intolerancia, ela mora ai no Brasil e sofre com a restricao, tenho certeza que ela vai ficar muito feliz!
    Com a iniciativa de voces estou conhecendo os blogs participantes e adorando!!
    Parabens!!
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Márcia! Volte sempre que quiser, viu? A casa é sua :-)

    ResponderExcluir
  9. Adorei o blog, sou uma fissurada por novidades culinárias. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Romilda, obrigada, que bom que gostou! Esse sorvete de banana é figurinha fácil em casa, diferente e gostoso :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...