verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Salada de espinafre cru

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Salada de espinafre cru


Não imaginava que seria tão difícil encontrar uma receita de salada com espinafre cru. Nesse calor, não queria refogar o maço de espinafre verdinho, preferia algo mais fresco e, buscando na internet e em livros, achei pouca coisa e nada que me agradasse para utilizar espinafre cru. Então, recorri a uma combinação simples e certeira para fazer uma salada fresca e cheia de sabor. O espinafre tem sabor marcante, mas utilizá-lo cru é saudável - pois preserva os nutrientes - e, acredite, pode ser delicioso. Assim, deixo minha contribuição para as futuras buscas por "salada de espinafre cru". O Popeye aprovaria :-)

Espinafre com ovos, na versão refogada, é um clássico. Aproveitei a dobradinha consagrada para suavizar o sabor do espinafre cru com outros ingredientes também marcantes, mas que, juntos, não "brigaram" entre si. Se você faz "nhé" para espinafre cru, está perdendo um montão de nutrientes e a chance de ter mais opções de colocar esse verdinho na mesa.

Salada de espinafre cru
(Rende duas porções)

2 xícaras de espinafre cru
1 ovo cozido em pedaços
8 tomates-cereja cortado ao meio (ou tomate comum picado)
1 colher de chá de alho frito
1 colher de sopa cheia de maionese

Com o espinafre limpo, pique as folhas grosseiramente com as mãos. Acrescente os outros ingredientes (todos frios) e misture. Faça a salada momentos antes de consumir, para manter o espinafre fresco e crocante. Uma dica é deixar tudo picado (menos o espinafre) e preparado separadamente, na hora de comer é só juntar e misturar os ingredientes.

Limpe bem o espinafre antes de usar. Retire folha a folha, lave as porções em água corrente, limpando as folhas com os dedos, e deixe-as de molho em água com produtos específicos para higienizar vegetais, ou com água sanitária (1 colher de sopa para cada litro de água - fonte AQUI). Essa salada não serve para guardar, pois o espinafre vai ficar encharcado.

Atualização: percebi pelos comentários que há uma "polêmica" em torno do consumo de espinafre cru. Pelo que encontrei, há uma linha de pesquisa científica que recomenda evitar totalmente o consumo de espinafre, não importando se é cru ou cozido. Não encontrei nada confiável de que o espinafre só ficaria seguro para o consumo se cozido. Como não é um consenso científico, deixo alguns links com informações sobre o assunto e fica a critério de cada um (outras informações confiáveis são bem-vindas):

http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u374889.shtml
http://www.patriciafan.com/2009/07/mitos-e-verdades-sobre-o-espinafre.html
http://www.portalverde.com.br/alimentacao/perigos/espinafre.htm

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------

ESSE suflê também é uma opção deliciosa para consumir espinafre. Fica tão gostoso que é à prova de cara feia! Quer uma opção de prato especial que use espinafre? O murg saag (AQUI) é uma receita indiana bem temperada e exótica.

14 comentários:

  1. Eis aqui uma verdura que adoro de paixão, porém nunca provei crua, engraçado né? Sabe que nunca tive a curiosidade de provar espinafre cru? Agora vendo essa salada tão linda vou pensar no caso, adoro saladas, e a sua ficou linda e bem atraente. Gostei Dri...bjocas

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Adri

    "Ah, o Amor! Pequena gota
    que cai da flor,
    orvalho da noite
    estrelada..."

    Obrigada por aderir à nossa Blogagem Coletiva Amor em Pedaços
    Seja muito bem vinda!!!
    Bjs de paz e alegria
    P.S. Olha, o espinafre é uma verdura das minhas preferidas... gosto de todo jeito mas confesso que nunca o comi cru... vou tentar pois aqui está ótimo o precinho dele... não dão tanta importância... salada crua é uma delícia nessa época tão quente!!!

    ResponderExcluir
  3. Josy, o espinafre é bem gostoso também cru, mas continua sendo uma verdura para quem gosta, pois o sabor dele é bem marcante :-) Beijinho!

    Rosélia, é um prazer participar! A gente não costuma mesmo usá-lo cru - achei tão poucas receitas! -, mas é bem gostoso! Nesse calor, estou preferindo, rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, entrei no seu blog por acaso e gostei muito das suas receitas.
    Há um motivo porque não encontra muitas receitas com espinafre crú, é porque não se deve comer assim: o espinafre contem uma substancia chamada ácido oxálico, que é tóxica mas que se dissolve na agua quando se coze. quem sofre de problemas de rins (pedra) deve evitar comer espinafres e não se deve dar a crianças pequenas.
    vou continuara a vir aqui buscar ideias. Um beijinho
    Alix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alix! Então, o que li é que existem mesmo alguns pesquisadores que dizem que essa substância do espinafre faz mal e desaconselham o consumo, mas no caso é qualquer tipo de consumo, até mesmo cozido. A toxicidade alegada não é por consumir o espinafre cru. Trata-se de uma certa linha de pesquisa (não é um consenso). Como os especialistas adoram esse jogo de abonar/abolir certos alimentos (vide o ovo, o café, uma hora faz bem, outra faz mal), vou continuar comendo meu espinafre, rs. Mas acho que vale mesmo cada um prestar atenção em como seu organismo se comporta, conversar com seu médico...aliás, qualquer um que tem uma doença crônica precisa ver com o médico o que deve e não deve comer.
      E, sinceramente, pelo sim pelo não, eu não daria mesmo espinafre a meu filho pequeno, se fosse o caso.
      Achei uma matéria sobre o assunto: http://www1.folha.uol.com.br/folha/comida/ult10005u374889.shtml
      Obrigada pela preocupação em deixar aqui essa informação! Vamos acompanhar as pesquisas sobre o espinafre :)
      Fico também muito feliz por você ter gostado do blog! Apareça sempre que quiser, a casa é sua :D

      Excluir
  5. Deixo aqui outros links interessantes (e confiáveis) sobre consumo de espinafre:

    http://www.patriciafan.com/2009/07/mitos-e-verdades-sobre-o-espinafre.html
    http://www.portalverde.com.br/alimentacao/perigos/espinafre.htm (esse é o suposto estudo que citei, o artigo existe, mas não consegui encontrá-lo em fonte oficial)

    ResponderExcluir
  6. Experimente espinafre cru com cogumelos paris (cru tb! não em conserva!!!) cortado em lâminas! Use azeite, sal, vinagre balsâmico e queijo parmesão ralado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcela, taí algo que eu nunca comi cru, cogumelos! Acredito que precisam ser bem lavados e higienizados, pois usa-se esterco em sua produção. Acho que não conseguiria não dar pelo menos uma passada na frigideira, nem que seja pelo fator psicológico, hehe. No mais, essa combinação de salada parece deliciosa! Vou tentar! Obrigada pela dica :) Beijos.

      Excluir
    2. O espinafre tem um tanino e não deve ser comido cru. Ele deve ser cozido no valor em poucos minutos, o necessário para murchar as folhas.

      Excluir
    3. Olá! Nos comentários mais acima existem algumas ponderações sobre o consumo do espinafre/consumo de espinafre cru. Como as pesquisas que encontrei são apenas uma linha, não um consenso, deixo a critério de cada um decidir. Se você tiver fontes confiáveis para mais informações sobre esse assunto, agradeço se puder compartilhar com a gente!

      Excluir
  7. Esse povo conversa fiado demais!!!
    Espinafre cru faz mal kkkkkk
    faça me rir, é uma ótima fonte de proteínas, sou instrutor de academia e sei do que falo, nao acreditem em tudo q se vê na internet, tudo mentiras, eu por exemplo nao gosto mto de couve flor, então eu como bastante espinafre para repor as proteínas da couve flor.
    Ótima postagem, mto bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chris, há mesmo uma linha de pesquisa científica que desaconselha o consumo de espinafre, mas no caso é tanto cru quanto cozido. Como não sou dona da verdade, deixo a critério de cada um decidir. Para quem gosta do espinafre cru, taí uma boa receita, garanto que a salada é deliciosa :) Obrigada pelo comentário! Abraços.

      Excluir
  8. Comi muito espinafre (cozido) quando criança e até brincava que era o Popeye cada vez que comia. Como muito espinafre até hoje apesar de ter tomado conhecimento de que alguns acham que faz mal e estava atrás de uma receita para comê-lo cru. Já comi cru em sanduíches, mas agora queria uma salada. Mais que resultados de pesquisa, vale a experiência própria de quem já está com 54 anos e nunca teve nenhum problema por causa do consumo de espinafre. Sendo assim, vou continuar comendo. Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Christina! Continuo lendo sobre o assunto. Não encontrei em fontes confiáveis que o espinafre cru por si só fosse perigoso para o consumo, na verdade as ressalvas são para o espinafre cru ou cozido. Há especialistas que desaconselham o consumo, mas, em todo caso, a maioria recomenda não exagerar. Mas, pelo que li, o exagero seria coisa de comer 1 maço de espinafre todo dia. É gostar muito de espinafre para comer tanto assim! Rs. Como consumo espinafre (que adoro!) esporadicamente, continuo comendo na boa.
      Mas não é minha intenção fazer recomendações nutricionais no blog, a receita está aí, mas cabe a cada um avaliar o próprio consumo.
      Obrigada pelo comentário ;) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...