verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo salgado integral

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Bolo salgado integral


Fácil de preparar como um bolo e que satisfaz como um pão. O bolo salgado integral leva ingredientes bem simples e os itens integrais que vão enriquecê-lo podem variar de acordo com o que estiver à disposição. Fofinho e amanteigado, recém-saído do forno é irresistível. Depois de frio, as fatias tostadas com um naco de manteiga trazem de volta a mesma sensação. O bolo salgado integral vai te salvar quando, na noite do dia anterior, você perceber que não tem um pãozinho, uma torrada sequer para o café da manhã do dia seguinte. Adoramos pão caseiro, fato, mas nada como a praticidade de "bater um bolinho". É muita fibra, minha gente.

Bolo salgado integral
(Rende uma forma de bolo inglês)

1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de sopa de açúcar
1 xícara de farinha de trigo comum
1/2 xícara de farelo de trigo
2 colheres de sopa de linhaça (grãos)
2 colheres de sopa de aveia
1 colher de café de sal
1 pitada de noz moscada
3/4 de xícara de leite
1/2 colher de sopa de fermento químico (para bolo)

À mão (como fiz) ou na batedeira, bata bem o ovo, a manteiga, o azeite e o açúcar, até ficar bem misturado. Acrescente a farinha de trigo, o farelo de trigo, a linhaça, a aveia, o sal e a noz moscada, misture bem. Junte o leite e misture até ficar bem homogêneo. Acrescente o fermento, apenas misture e coloque em uma forma untada e enfarinhada. Leve a forno (pré-aquecido) a 180º C por cerca de 30 min. Após não menos que 20 min de forno, faça o teste do palito (após espetado no bolo, ele deve sair seco) para ver quando estiver assado.

O bolo saiu baixinho, já que a quantidade de massa é pouca e ele não cresce muito, é um bolo pesado. Para uma forma de bolo inglês bem cheia e rechonchuda, dobre a receita. No lugar da noz moscada, podem entrar orégano, manjericão, pimenta do reino, qualquer temperinho que dê sabor (embora a noz moscada combine bem com os cereais). Com o farelo de trigo ou farinha de trigo integral como base, você pode colocar o cereal que tiver e quiser: centeio, linhaça dourada, quinoa, gérmen de trigo etc. Faça a combinação que desejar, prestando atenção na consistência da massa: nem dura como uma massa de pão, mas sem deixar ficar líquida demais.

Em um ataque de nostalgia das torradas Petrópolis (veja AQUI), cortei umas fatias do bolo salgado integral, passei manteiga dos dois lados e levei ao grill (pode ser à frigideira). O que já era bom sem nada fica melhor ainda tostado.




Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem


--------------------------------------------------

As versões integrais dos alimentos - fontes de fibras - são opção recomendada não apenas para diabéticos ou para controle do colesterol, por exemplo, mas para qualquer um que queira deixar a saúde em dia, ter pele e cabelos mais bonitos (sabe do que eu tô falando, né?), e emagrecer. Conheça AQUI os benefícios das fibras na alimentação.

9 comentários:

  1. Adri que delicia esse bolo!! Concordo com vc q um pão caseiro é tudo, mas um bolinho é sempre mais fácil de fazer...hahaha :) Esse seu mix de fibras deve ficar ótimo e super saudável!! Lindo!! Beijos Tê

    ResponderExcluir
  2. Cara Adri
    Quando li "Fofinho e amanteigado", salivei!
    Também adoro pão caseiro.
    A tua receita é muito rica, gostei muito.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Querida, olá!!!
    Pra vc, com o meu carinho:
    http://idade-espiritual.blogspot.com/2012/02/minhas-ultimas-aventuras.html
    Bjm de paz e esperança

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri minha querida, descukpe a ausência, jpa estive aqui ontem , vi sua receita e acabei indo embora sem deixar comentario, mas ó esse pão ficou um espetáculo hem! Super nutritivo, adoro pães que vai aveia, dá um sabor bem gostoso ao pão e o restante dos grãos tbém achei ótimo. Lindo pão ficou. Dri obrigada pela preocupação, estou melhor sim, graças a Deus. Bjocas

    ResponderExcluir
  5. Oooooooi, fiquei muito feliz com sua postagem. Passei aqui, deixei recado no seu brigadeiro e não agradeci pq não tinha visto hehehe... fui moderar os comentários e vi. Fiquei muito feliz. Obrigadooooo Bjs

    Ah! Já ia me esquecendo. Esse seu fundo me lembra coisa boa... coisa de vovó... que saudade da minha. Beeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  6. Tê, adoro fazer pão, mas às vezes não estou com saco/tempo de ficar tomando conta do bicho, rs. Esse bolo é bem mais prático, é saudável e uma delícia :-) Beijos!

    Léia, fica fofinho, quentinho é uma delícia! O melhor é que é um bolo, não dá trabalho nenhum :-) Beijos!

    Rosélia, receba meu carinho em troca :-) Beijos!

    Patty, obrigada! Eu fiquei bem fã dessa receita, adoro coisa integral. Beijos!

    Josy, também adoro um grãozinho, além de ficar saudável fica muito gostoso. Sabe o melhor? Não é pão, é bolo! Você bate rapidinho e depois de 30 minutinhos de forno tá pronto :-) Adoooro! Rs. Beijos!

    Mauro, adorei seu recadinho :-) Esse fundo é de uma colcha de cama que ganhei da minha mãe. Veio do Ceará e é um xodó, adoro esse tipo de trabalho e diz muito de mim, das minhas origens :-) Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. sem palavras pra descrever esse bolo, coisa mais boa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Priscila! Experimente variar nos grãos, colocar outros temperos...um toque picante e uma tostada nas fatias no forno dão um belo aperitivo :) Beijos.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...