verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Peixe no papilotte

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Peixe no papilotte

Todos sabemos que o peixe é uma opção saudável para incluir proteína na alimentação e, apesar de nosso país ser bem servido de opções de peixe, os brasileiros no geral não consomem muito dessa carne.

Porém, não adianta comprar o peixe como opção mais saudável, menos calórica, para prepará-lo frito. O óleo da fritura acrescenta tudo o que seu peixe não tem: gordura saturada e muitas calorias. Sim, um peixinho - principalmente sardinha ou pescadinha - frito é uma delícia, mas melhor deixá-lo para ocasiões especiais, naqueles dias em que se resolve "enfiar o pé na jaca".

Não custa lembrar: "enfiar o pé na jaca" todo dia não vale!

Se você está com belas postas na geladeira, um grelhado no grill ou na frigideira antiaderente é uma boa opção. Um peixe inteiro assado no forno, com recheio ou não, é coisa linda. E quando você só tem filés de peixe congelados safados, #comofaz?

Vai de papilotte! Peguei retângulos de papel alumínio (pode ser papel manteiga também) e dispus um pedaço de filé de peixe em cada um, salpiquei sal e pimenta do reino. Por cima, foram pedaços de tomate e cebola, mais um raminho de alecrim fresco, regado com um fio de azeite. Depois é só fechar bem cada papilotte e levar ao forno, coisa de 20 min, pois peixe cozinha rápido.

Os meus filés soltaram muita água, por serem de peixe congelado, mas filés frescos ou mesmo postas ficam deliciosos se preparados assim. Dá para acrescentar cenoura, batata, pimentão, brócolis...o que tiver na geladeira. Dá para fazer papilottes só de legumes também, temperados com ervas e azeite. Dá para usar filé de frango com essa mesma técnica. Papilottes com cogumelos como shitake, shimeji ou paris ficam uma coisa. Só não dá para fazer arroz e feijão assim. Ou será que dá?

------------------------------------------------------

É preciso cuidado na hora de comprar e estocar o peixe em casa. Você sabia que aquele peixe fresco que você colocou na geladeira deve ser consumido em até 24h? Essas dicas e outras estão AQUI.

4 comentários:

  1. Seria bem prático se desse para fazer principalmente o feijão...hehehe
    Eu sou carnívora infelizmente, mas quando moramos no Chile aprendi a gostar de congrio, salmão e alguns frutos do mar, mesmo assim não consigo ir mais adiante, ainda prefiro um bom bife, mesmo que sua receita ficou apetitosa..Paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Bel, eu gosto de carne, mas fico sem tranquilamente, porque também adoro aves e peixes. Escolheu bem o salmão para gostar, rs - o chileno devia ser de ótima qualidade -, para mim é o rei dos peixes! Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Muito saudável essa receita aí.
    Realmente não dá para "enfiar o pé na jaca" todo o dia, ah ah ah, gostei da expressão :)
    Gosto muito de comida em papelote e de comida cozinhada ao vapor.
    Bjinho,
    Rute

    ResponderExcluir
  4. Rute, já que não come carne, você deve se deliciar com várias combinações de legumes no papilotte! Fica maravilhoso também, uma vez vi na TV uma receita na qual ia cogumelo shimeji, shitake e paris no papilotte, regado a molho de soja...ainda vou experimentar! Um beijo :-)

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...