Sempre encarei a massa de pão caseiro com um misto de medo e respeito. Receita que depende mais da vibe dos ingredientes e do feeling do cozinheiro que das medidas e procedimentos corretos é quase esoterismo. Se os ovos forem grandes, mais farinha; se o clima estiver frio, o descanso tem que ser maior; se a farinha de trigo for das mais secas, mais água ou leite.
Fiquei desconfiada sobre se uma receita de pão preparado em cima do fogão, e não dentro, poderia dar certo, mas o espírito aventureiro falou mais alto e a curiosidade foi maior do que o medo de estragar ingredientes em uma receita mal sucedida.
Ainda bem.
O pão alemão é mesmo surpreendente, sem mistérios para preparar e à prova de destruidores de massa, como eu. Não sei se sovei de mais, ou de menos, sei que deu certo e ficou bom.
Em um bowl, misture 15g de fermento biológico fresco (1 tablete) com 1 colher de sopa de açúcar, até formar uma mistura líquida e homogênea. Sim, fica líquido. Acrescente 2 colheres de sopa de margarina, 1 xícara de leite, 1 ovo e 1/2 colher de sopa de sal (achei muito, da próxima vez vou colocar menos), misturando tudo muito bem com a ajuda de um batedor (fouet).
Vá colocando a farinha de trigo aos poucos, misturando. Coloquei 3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo, no total.
Coloque a massa em uma superfície polvilhada com farinha de trigo e sove, acrescentando farinha até perceber que a massa não está mais grudando nas mãos. Para sovar, agarre o topo da massa, puxe em sua direção, e em seguida empurre esse punhado fazendo força com o punho para frente e para baixo, repetindo esse movimento seguidas vezes. Valem também uns soquinhos e outros tipos de agressão, divirta-se. Feito isso, retorne com a massa para o bowl e deixe descansar por 30 min coberta com um pano.
A receita original pedia uma panela de 24 cm de diâmetro, fiz em duas panelas: uma de 20 cm e outra de 14 cm.
Passado os 30 min, unte as panelas com manteiga, forre o fundo com papel alumínio e unte esse alumínio também com manteiga. Faça bolinhas com a massa e arrume nas panelas em forma de flor, tendo o cuidado de deixar uns 2 cm de espaço entre a flor de massa e as paredes da panela. Deixe a massa descansar por mais 30 min.
Passado esse tempo, derrame leite dentro da panela (peguei os 500 ml da receita original e dividi entre as duas panelas). Tampe bem a panela e leve ao fogo baixo por cerca de 25 min. Quando o leite secar, está pronto!
Dicas:
- A tampa da panela tem que vedar bem. Se a sua está meia boca, faça uma cobertura de papel alumínio, deixando meio côncavo.
- A altura da chama do fogão é no mais baixo, escolha o queimador mais fraco. Fique de olho no tempo se for fzer em panela menor. No meu caso, o pão pequeno ficou meio queimado no fundo em 20 min, 15 min seriam de bom tamanho.
- A receita original diz que pode sobrar um pouco de leite no fundo da panela, não faz mal. No meu não sobrou, o fundo ficou só um pouco úmido.
- Ele fica um pão com gosto de pão, meio neutro, o sabor que predomina é o do fermento biológico. Por isso, é fundamental acompanhá-lo de algo que dê sabor, como manteiga, geleia, requeijão temperado, molhinhos, antepastos...
-------------------------------------------------------
A receita original está AQUI. Tem vídeo e tudo. Até agora fico impressionada em como aquela massa com leite no fogão virou pão mesmo.
É sempre bom conhecer novos pães e formatos.
ResponderExcluirMesmo usando a máquina de pão, vc pode simplesmente amassar lá a massa e depois assar no forno no formato que quiser.
Quer espreitar minha label:
PADARIA
Adoro meter as mãos na massa como vc fez para o Pão Alemão. Esse não engana, Alemão é mesmo branquinho :)
Beijo,
Rute
Olá, Rute! Eu uso bastante a máquina de pão, mas confesso que, se for pra ela fazer alguma coisa, que faça tudo! Rss. Nunca usei para bater só a massa, até porque sovar a massa é a parte mais legal de fazer pão, hehe.
ResponderExcluirEssa cor branquinha dele me incomodou um pouco, mas é característica do pão não assado, alemão mesmo, rs.
Um beijo!
Ola
ResponderExcluirFaço este pão, aprendi com minha falecida sogra, dona Erna, filha de alemães.
Meus filhos adoram, e eu também. O da dona Erna e consequentemente o meu é um pouco mais incrementado, vou te contar como é, o nosso já vem com acompanhamento e fica delicioso. A massa é como a sua, mas uso uma panela daquelas enormes e de boca bem larga(de cozinhar para um batalhão). Refogo mais ou menos 1kg de costelinha de porco, metade fresca e a outra metade defumada, um repolho bem grande cortado em tirinhas finas, coloco temperos à gosto, e antes do repolho começar a murchar coloco as bolinhas da massa do pão que já está sovada e crescida em cima deste refogadão, tampo a panela, deixo o fogo bem baixinho e deixo assar/cozinhar por mais ou menos 25/30 minutos. Se ouvir um barulhinho de que esta secando o fundo da panela, eu coloco um fiozinho de água pelo cantinho da panela. Fica delicioso e pode ser servido como prato único, pois tem a massa, a verdura e a carne. Espero que experimente e goste, e visite o meu pequeno e simples blog para me contar o que achou www.detudinhoumbocadinho.blogspot.com.br
Ainda não postei esta receita lá, mas quando eu fizer eu fotografo e posto.
Abraços
Eleana
Eleana, a versão de pão alemão da sua família é uma refeição completa! Deve ficar muito gostoso! Por favor, coloque a receita no seu blog que vou ficar de olho. Fiquei interessada em fazer, mas prefiro esperar suas informações mais detalhadas :) Um beijo, obrigada pela visita e por compartilhar sua versão de pão alemão!
Excluir