verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Blogagem coletiva: infância

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Blogagem coletiva: infância

Nesta segunda etapa da Blogagem Coletiva Fases da Vida, na qual a fase escolhida foi a infância, não me veio outra ideia na cabeça sobre como participaria do que falar sobre a alimentação das crianças.

Andava pensando muito nisso nos últimos tempos, observando as notícias dos dados cada vez mais alarmantes da obesidade infantil e vendo os hábitos das crianças próximas a mim, filhos de parentes, vizinhos, conhecidos...

Outro dia conversava com meu marido que, na nossa época (papo de velho mode on), criança que se prezasse sempre tomava algo para abrir o apetite: Biotônico Fontoura, emulsão de Scotch, óleo de fígado de peixe e outras alquimias delicinhas. Era assunto de criança: "eu tomo Biotônico Fontoura", "que sorte! minha mãe me dá óleo de fígado, argh!". Eu tomava Biotônico Fontoura com sementes de sucupira dentro (???). Não bastava comprar o tônico na farmácia, tinha a pajelança.

Biotônicos à parte, o fato era que a grande preocupação das mães era que suas crianças não queriam comer, quase sempre porque a brincadeira na rua com os amigos não podia esperar o fim do prato.

Hoje, as mães levam suas crianças acima do peso aos nutricionistas, que receitam dietas àquele organismo em formação já acometido pelos altos índices de colesterol, glicose, triglicérides...males de adultos. E recomendam exercícios às crianças. Oi? Agora precisa de receita médica para que a criança corra, pule, brinque?

É o famoso estilo de vida urbano. A gente sempre correndo, atrás de ganhar a vida, e nossas crianças cada vez mais sozinhas nos seus apartamentos, longe dos perigos das ruas e companheiras do computador, do vídeogame.

Não é fácil, os tempos são difíceis para ser criança, em vários sentidos. Mas, pais, protejam a infância dos seus filhos! A criança, principalmente as pequenas, só come o que damos, o que compramos. De quem é a culpa? Fico doente ao ver crianças se alimentando mal porque mães e pais preferem lançar mão de produtos industrializados em vez de cozinhar alimentos frescos e, assim, oferecer uma alimentação mais variada e nutritiva aos pequenos.

É a "síndrome do macarrão instantâneo". O equilíbrio é a chave de tudo, doces e hambúrgueres são gostosos, mas comer só isso não dá. Alimentar bem sua criança é questão de educação, ela deve ser acostumada a comer bem e os pais devem dar exemplo. Alimentar bem sua criança é um ato de amor.

Convide os pequenos para ir à cozinha, ver como os alimentos são preparados (claro, certifique-se que não há perigo de panelas quentes, facas à mão, etc.), faça com eles receitas simples, sanduíches de pasta e vegetais, sucos coloridos, muffins. Deixe que batam a massa do bolo, coloquem as mãozinhas na massa do pão, montem sanduíches.

Para animar as crianças, deixo uma receita de preparo simples e supercriativo de iogurte caseiro, que pode e deve ser usado como iogurte de beber (pois fica bem líquido) e para bater vitaminas. A ideia veio do blog Prato Fundo, e dei meu toque para um sabor morango.

Você vai precisar de 500 ml de leite integral, 1 colher de sopa de iogurte natural, leite em pó e Nesquik (ou outro do tipo). Esquente metade do leite, sem deixar ferver, acrescente 2 colheres de sopa de Nesquik e 2 colheres de sopa de leite em pó. Junte o restante do leite (que estava em temperatura ambiente) e acrescente o iogurte natural. Coloque esse preparado em uma garrafa térmica, separada só para esse uso, não pode usar a do café! No meu, deixei 3 horas na garrafa térmica bem vedada, depois transferi para uma garrafa de iogurte limpa, que guardei do industrializado que acabou, e levei à geladeira.

Ficou bem líquido, com sabor suave de morango e nada doce. Trocando o Nesquik por produtos de outros sabores, dá para ter iogurte sabor vitamina, banana, baunilha...

--------------------------------------------------------

Crédito da primeira foto: Leandro Monteiro.

Para conferir as outras postagens da blogagem coletiva, veja o blog Publicar para Partilhar.



15 comentários:

  1. Nossa amiga Rute vai gostar muito do seu post, grande defensora que é da alimentação saudável.
    Claro que não só ela, todas nós deveríamos ter essa preocupação com o que damos aos nossos filhos.
    Vou lhe confessar que os meus já tiveram a fase dos salgadinhos de pacote e fast food de vez em quando, mas hoje se alimentam razoavelmente bem, nada de obesidade, coisas assim.
    Seu alerta é muito apropriado e esse iogurte é uma ótima opção!
    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida

    "Então ficaram todas as crianças a sua INFÂNCIA a passar seus anéis azuis de orvalho".

    Tomei muito biotônico fontoura... e, aprendi depois, o efeito vem anos mais tarde dos estimuladores de apetite... assim o foi comigo e com prima... com filha...
    Como fiz ovo de pata com biotônico e leite condensado pra ela!!!
    Antigamente era questão de honra pra mãe a filha ser rechonchudinha... imagine!!!
    Quanta ignorância da nossa parte, meu Deus!!!
    Mas ainda bem que hoje em dia somos esclarecidos dos males da alimentação e nos detemos com esses estimuladores...
    Vc fez muito bem em frisar a alimentação saudável... ótimo!!!

    Hoje, o meu desejo de paz e alegria é para vcs que:

    "...estendem o seu conceito
    de vida,
    e a veem na gota de orvalho".
    (Lice)

    Obrigada pela sua linda participação...

    Orvalho do Céu é uma “Chuva de Néctar da Verdade”... ou Palavras de Deus...

    É isso que lhe desejo nesse tempo que estamos entrando...
    Uma Abençoada Semana Santa e uma Páscoa extremamente feliz!!!
    Bjs de paz e achocolatados

    ResponderExcluir
  3. Gina,
    Ainda não tenho filhos, mas estou determinada a cuidar da alimentação deles quando vierem :-) Só quem tem filhos ou convive com crianças sabe como é difícil fazer com que eles se alimentem bem, mas acho que uns salgadinhos ou fast-food de vez em quando não fazem mal, o problema é transformar isso em lanche diário. Obrigada pela visita! Um beijo!

    Orvalho,
    Lembra que viram que a fórmula do Biotônico tinha muito álcool? Hoje em dia mudaram a fórmula, mas a fábrica deve estar falindo, porque hoje em dia o problema é fazer as crianças pararem de comer, rs. Muitas vezes são crianças ansiosas, que buscam satisfação na comida. Mas sinto falta do Biotônico, eu gostava, e a sucupira dava um sabor especial, hehe. Obrigada pelas sempre belas palavras, uma Páscoa feliz para todos nós :-)

    ResponderExcluir
  4. Gostei do tema que escolheu, Adri! Muito oportuno e necessário.
    Realmente, criança pequena deveria comer o que os pais oferecessem, mas parece que não é bem assim atualmente....
    Ouço mães e avós orgulhosas dizendo que as suas crianças é que decidem o que vão vestir, o que vão comer, o que vão fazer! E elas certamente escolherão o que veem na televisão, não é mesmo?
    Parabéns pela postagem !

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Com certeza é uma preocupação que devemos ter com a alimentação de nossas crianças.Uma alimentação saudável é tudo de bom. Parabéns pela escolha. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. adoro iogurte caseiro!!Tambem estou na blogagem coletiva fases da vida, infancia...da uma passadinha no meu post: http://anacristinap.blogspot.com/2011/04/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html
    Parabens pela postagem! bjo

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você sobre de quem é a culpa?
    Aqui em casa sempre tivemos um sistema de compras, lanche da escola até o 1ª ano eles poderiam levar, frutas ,iorgute,cerais e sanduiche e depois o lanche da escola.Refrigerante só fim de semana ou alguma festa especial.Bolachas recheadas não lembro até hoje de eles comerem um pocote inteiro de uma vez só..Muitas vezes tenho que por fora e dificilmente compramos..Salgadinho o que é isso?Uma vez ou outra até eu bilisco com eles.E meus filhos tem 13 e 09 anos.Difícil de acreditar, talvez , mas não impossível...é questão de concientização e ensinar o que é bom.Arroz, feijão é tudo que eles adoram...Paz e bem

    ResponderExcluir
  8. Flora,
    Você tocou em um ponto muito importante, muita gente esquece que criança precisa de orientação, e os pais deveriam estar ali para isso :-) Obrigada pela visita! Beijos.

    Esplendor,
    Obrigada! Ter uma alimentação saudável não é fácil para ninguém, mas tentar é obrigatório :-) Beijos.

    Ana,
    As postagens estão ótimas, pode deixar que vou te visitar também. Nunca tinha tentado fazer iogurte caseiro, me surpreendi como é fácil e como ficou bom. Gosto do iogurte mais consistente, mas achei o caseiro ótimo para vitaminas. Um beijo.

    Bel,
    Você está de parabéns, é a prova viva de que não é impossível, rs. Seus filhos não foram privados, eles foram educados a comer bem e com certeza isso fará a diferença durante toda a vida deles. Criança que adora arroz e feijão é o sonho de toda mãe, rs. Belo exemplo. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adri
    desculpe-me pelo atraso,mas com essa fantástica coletiva e interação,com sua postagem tão contudente saio com meu aprendizado em dia!
    Obrigada pelo carinho da visita
    Boas energias,paz,saúde,sucesso!
    Mari

    ResponderExcluir
  10. Eu passei num blog que falou sobre a obesidade infantil.
    Isso é um assunto sério.
    Nessa correria normal da vida, as crianças não tem tempo para uma boa alimentação. Isso é terrível.
    Lembro-me, que mesmo nas dificuldades, mamãe e papai se preocupavam demais com isso.
    Bacana essa participação. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Tenho essa receita de iogurte mas acondicionava diferente - não o colocava em garrafa térmica, coloco direto no forno somente com a luz acesa previamente, uns 30 minutos. Em geral faço a noite e deixo no forno com a luz acesa (somente a luz) durante toda a noite. Pela manhã tenho iogurte fresquinho. Super prático e mais rápido esse seu modo.
    As crianças estão obesas por causa dos alimentos industrializados. Não tem nada de mais comer um hamburguer com catchup, contanto que sejam caseiros! As crianças estão como gado em pleno engorda pasto!!
    Boa blogagem! Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Adri,
    vc me surpreendeu muitissimo!
    Já vou na posição 51 da lista e não esperava um tema tão pertinente quase na fase final das participações!
    O paralelo é brilhante. Nem tinha pensado nisso, mas eu era dessas meninas que tomou biotônico para abrir o apetite, e agora tenho uma filha comilona.
    Felizmente que a menina é magra, não engorda. Mas lá está, não pára! Tem atividades extra-curriculares tais como ginástica, equitação, clube de trampolim, natação e yoga. Tudo para ela gastar energia de carboidrato e etc, ah ah ah.
    Adora chocolate e coisas doces mas eu não deixo ela comer em demasia, inclusive prefiro que coma doces caseiros onde eu consigo minimizar o açúcar e usar "chocolate alternativo" que é a alfarroba. Daí o ter postado o Salame de Alfarroba, junto com o artigo da 2ªfase.
    Convém mesmo refletir sobre estes paralelos...
    Adorei o iogurte de garrafa térmica! Também faço iogurte pelo processo artesanal, mas numa caixa termica (o forno solar).
    Big beijo e fico expectante aguardando a sua 3ªparticipação nesta coletiva.
    Rute

    ResponderExcluir
  13. Mari,
    Visita mais que em tempo! Essa blogagem esteve mesmo cheia de bons textos, receitas, emoções...beijos!

    Lucinha,
    Infelizmente, a obesidade infantil está na pauta do dia, acho triste demais ver crianças lutando contra altas taxas de colesterol. Que chances elas terão de ser adultos saudáveis? A infância, no geral, precisa ser mais protegida. Adorei sua visita, um beijo!

    Luma,
    Depois que descobri essa, já vi várias receitas de iogurte caseiro, e todas muito fáceis, isso que me surpreendeu. Bateu aquele pensamento: por que eu nunca tinha feito? Rs. Bem apontado por você, o problema é que as pessoas desvalorizam o caseiro, o arroz e feijão tão saudável de todo dia. Não sou xiita, e como uns congelados (muito) de vez em quando, mas isso deve ser exceção total. Campanha todos para a cozinha já! Beijos :-)

    Rute,
    A alimentação infantil é e sempre será uma questão para os pais conscientes, como você, que cuida tão bem do que sua filhota come. Mais um sucesso de blogagem! Postagens com alertas, lembranças singelas, histórias cheias de emoção, foi muito legal! Já vi que todas têm sua receita de iogurte, agora eu também tenho a minha :-) Um beijo,

    ResponderExcluir
  14. Fundamental alimentação saudável;sempre fiz questão!!!Bjs no coração.

    ResponderExcluir
  15. Adri, demorei mas cheguei e encontro seu espaço tão lindo e sua excelente postagem. Amei tudo e voltarei, viu? Tá bom demais!!! Bjbjbjbj!!!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...