verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pintura de canecas

quinta-feira, 31 de março de 2011

Pintura de canecas


No primeiro post sobre como fazer os itens do kit sorteado no blog, vamos falar sobre a caneca, um item facílimo e divertido de fazer. As técnicas tradicionais de pintura de canecas, com tintas e pincel, são lindas, muito mais diversificadas, mas requerem dons de artista mesmo. Para quem não nasceu para pintor e não domina a técnica, é complicado.

A solução para os meus problemas foram as canetas para pintura em porcelana Creative Marker, da Compactor. O formato de caneta é muito prático de usar, e elas já são encontradas por cerca de R$ 10 em várias cores na maioria das lojas que vendem artigos para artesanato e pintura, inclusive nas on-line.

Deixo algumas dicas, daquelas que você só descobre depois de fazer:

- Acho a ideia das canetas maravilhosas, mas escrever letras menores com elas é um pouco complicado, porque a ponta é de calibre médio (uma versão preta de ponta fina seria muito bom). Para driblar esse problema, se for escrever, opte por uma grafia mais geométrica. O estilo manuscrito só fica legal se a letra for bem grande.

- Transfira desenhos para a porcelana com papel carbono. Diz a lenda que existe um carbono especial para porcelana, usei o comum mesmo, e ainda do roxo. Depois de preencher os desenhos com a caneta, limpei os borrões de carbono com um cotonete embebido em álcool.

- Para os textos, tirei as medidas da caneca, fiz um arquivo no Photoshop do tamanho ideal e escrevi com uma fonte que achei mais adequada, depois imprimi e transferi o desenho e o texto para a caneca. Achei que fica melhor do que escrever à mão livre, mas, claro, depende da intenção do projeto.

- Enquanto você estiver desenhando, a tinta da caneta sai com água. Se não gostar do resultado do desenho, é só lavar e começar de novo. Depois de pronto, é só levar a caneca ao forno baixo do fogão (se seu forno for invocado, é legal colocar uma colher de pau para deixar a porta entreaberta) por 90 min.

Pronto! Depois pode usar a caneca normalmente, lavar, só não pode levar ao micro-ondas. Que tal soltar a imaginação para a páscoa e presentear com canecas decoradas por você mesma cheias de bombons?

-------------------------------------------------

Esse post não foi patrocinado (infelizmente). A intenção é apenas compartilhar a dica de um produto que usei e gostei.

10 comentários:

  1. Oi Adri, sou seu colega jornalista e também metido a "eu que fiz". Agradeço-lhe a generosidade de postar este tutorial. Fiquei com apenas uma dúvida: como é que você transfere o texto para a caneca, ficou bonito, parece impresso ali mesmo!
    Abraços,
    Juarez Martins

    ResponderExcluir
  2. Oi, Juarez! Fazer as coisas por si mesmo é divertido e econômico, rs, que bom que gostou.
    Para ficar com um efeito mais bonito, digito o texto no computador (é legal usar fonte grande, em negrito), imprimo e transfiro para a caneca com carbono, à mão mesmo.
    Corto o carbono e o papel que imprimi do mesmo tamanho, junto os dois com fita adesiva (para não saírem do lugar), coloco em cima da caneca (pode prender o papel com fita na caneca também, para não sair do lugar) e vou cobrindo o desenho com lápis.
    O bom dessa caneca para porcelana é que, se errar ou o resultado não ficar bom, dá para limpar com água e tentar de novo, isso antes de ir para o forno.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Adri, obrigada pelas dicas!! Também adoro fazer arte em casa. Mas tenho uma dúvida:
    Dá para desenhar na caneca com caneta permanente para marcar cd? Elas são mais baratas e eu costumo compra-las por R$1,00.


    Obrigada!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Teah! As canetas permanentes não são destinadas para esse fim, não saberia dizer se são tóxicas ou não. Utilizando a caneta própria para porcelana, você pode inclusive lavar a peça sem problemas.Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde! Gostei muito das dicas e queria saber se posso usar essas canetinhas para escrever em um copo de vidro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sandra! Essas canetas do post são específicas para porcelana, não sei se fixam em outro tipo de superfície. Se for usar como objeto de decoração, uma caneta permanente, daquelas para Cd,fixa bem no vidro :) Beijos!

      Excluir
  6. Ótimas duas dicas e acho legal quando as pessoas dividem o que sabem e ainda responde as suas dúvidas, com a mesma presteza e carinho. Parabéns, Sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  7. Ótimas suas dicas. Desculpe pelo erro.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...