Não sou vegetariana nem vegan, respeito profundamente as crenças alheias - aliás, respeito os que acreditam verdadeiramente e assumem como estilo de vida, não só porque é cool ou está na moda -, mas, apesar de adorar uma sojinha em todas suas versões (até a texturizada, "carne de soja") não sou.
No entanto, foi em uma receita adaptada ao estilo de vida vegan que encontrei a solução para um problema momentâneo: a falta de ovos na geladeira e uma necessidade imensa de comer panquecas (devido a outras faltas, a de pão, biscoito, torradas...qualquer coisa que servisse de carboidrato no café da manhã).
Para as panquecas salvadoras, tanto na falta de ingredientes quanto na restrição a ovos ou a leite por motivos de saúde, usa-se 1 xícara de farinha de trigo, 1 e 1/3 xícara de leite (na receita original, vai água mesmo, achei fantástico), 2 colheres de sopa de óleo e 1 colher de chá de fermento químico em pó (aquele de fazer bolo).
Como gosto de massas que ficam com aquele sabor meio "neutro", nem doces nem salgadas, coloquei meia colher de café de sal e 1 colher de chá de açúcar. Pode colocar só sal, ou colocar mais açúcar para ficar panqueca doce, à gosto.
O preparo é complicadíssimo: coloque tudo em uma travessa e bata à mão, com um batedor tipo fouet, que deixa a mistura bem homogênea e sem pelotas.
Leve ao fogo médio em frigideira untada com margarina ou óleo, usando uma concha para despejar a massa bem no centro da frigideira, deixando que ela se espalhe sozinha. Quando a massa ficar cheia de buraquinhos, é hora de virar. Use uma espátula e verifique se o fundo está firme antes de dourar o outro lado.
Os amantes do malabarismo podem tentar virar a panqueca jogando-a no ar. Não recomendo, mas deve ser divertido.
Feito isso, acompanhe suas panquecas de geleia, mel ou frutas frescas, comendo enquanto agradece mentalmente (ou verbalmente mesmo) a sua despensa vazia.
Atualização em 29/09/11 - O preparo de panquecas e de omeletes requer o uso de uma boa frigideira antiaderente, isso é básico, pois essa é uma receita que, se grudar, não dá certo. Se a frigideira estiver riscada ou com o material antiaderente já saindo, o risco de a panqueca grudar é enorme. Tenho uma frigideira separada só para panquecas e omeletes, pois assim ela não se desgasta no dia a dia e está sempre novinha.
Atualização em 10/07/2012 - Quer fazer essas panquecas de uma forma mais saudável? Confira a versão integral das panquecas sem ovo AQUI.
Atualização em 19/09/2012 - Percebi que ainda não estava aqui uma dúvida importante que surgiu nos comentários. A frigideira antiaderente deve ser apenas untada com óleo ou manteiga, se ficar encharcada de gordura, vai deixar a panqueca mais líquida e o risco é de não se chegar ao resultado. Quando vou fazer as panquecas, pego um papel toalha, passo na manteiga e depois passo na frigideira, como fazemos na hora de untar forma de bolo. Faça isso antes de colocar cada concha de massa de panqueca (cuidado para não queimar os dedos!).
Atualização em 10/07/2012 - Quer fazer essas panquecas de uma forma mais saudável? Confira a versão integral das panquecas sem ovo AQUI.
Panquecas sem ovo integrais |
-----------------------------------------------------------------------------------------------
A receita original está AQUI.
Segundo o Wikipedia, o vegetarianismo é a dieta que se segue com restrição a produtos de origem animal (há variações, como dietas lacto-ovo-vegetarianas), enquanto o veganismo é algo mais abrangente e diz respeito a uma ideologia de respeito aos animais, que inclui tanto não comê-los quanto não usar roupas feitas de peles, por exemplo.
Ando sumida do blog por motivos de força maior. Quando tudo que me prende acabar, serei uma pessoa mais feliz.
Que panqueca tão saudável Adri!
ResponderExcluirNão interessa mesmo quem é ou deixa de ser veggie, também respeito as escolhas alheias.
Mas diminuir a utilização do ovo em qualquer dieta é importantissimo. Especialmente na dieta ovo-vegetariana onde acontece frequentemente as pessoas abusarem dos ovos para compensar a falta de carne e peixe.
Perfeitas!
Obrigada pela partilha.
Rute
Tens razão, Rute! Uma alimentação saudável é muito importante, é qualidade de vida (seus tacos vegetarianos ficaram apetitosos!).
ResponderExcluirEssa panqueca inclusive pode ser feita com farinha integral, deve ficar uma delícia.
Agradeço sua visita (sempre) bem-vinda :-)
Beijos!
e voce pode fazer com a farinha integral fiica uma delicia se ver o video no you tube vai ficar de queixo caido amiga
ExcluirAdorei esta receita!! com leite condesando ficou ótimo!!!
ResponderExcluirLídia
Deve ser no minimo fofa
ExcluirDeve ser no minimo fofa
ExcluirNAO IMAGINAVA A QUANTIDADE DE COISAS SAUDAVEIS QUE DA P FAZER SEM O OVO,SEM O LEITE E SEM GORDURA, MEU MARIDO DESCOBRIU QUE O COLESTEROL TA EM 350, TNHO QUE MUDAR URGENTE OS NOSSOS HABITOS ALIMENTARES E ESSA PANQUECA FOI UMA BOA!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAngelita,
ResponderExcluirPara fazer panquecas, é imprescindível ter uma boa frigideira antiaderente, isso é básico do preparo de QUALQUER panqueca. Deve ter sido esse seu problema. Nem sempre todo mundo sabe o que pensamos que todo mundo sabe, por isso vou incluir esse adendo na postagem.
Já fiz essa receita 1 milhão de vezes e sempre deu certo, mas tenho uma frigideira separada para omeletes e panquecas, não uso para mais nada. Se achar que vale a pena, experimente fazer de novo seguindo essa recomendação.
E experimente também se expressar sem usar palavras de baixo calão.
Que legal amiga, obrigada pela receita. Vou fazer agora mesmo
ResponderExcluirCamila, que bom que gostou! Espero que a receita seja tão útil na sua cozinha como é na minha (as panquecas sempre me quebram um galho, rs). Beijos.
ResponderExcluirAdorei esta receita... Panquecas e crepes são a minha perdição, e sem ovo então!!! melhor. Vou experimentar
ResponderExcluirRenata, bem-vinda! Experimenta sim, essa receita é muito coringa! Você recheia com o que tem, coloca um molho, e voilá um almoço/jantar :-) Reduzir ovos é sempre bom, para quem tem colesterol alto é fundamental. Beijos!
ResponderExcluirFiquei muito contente com esta receita, pois os exames de alergia de minha netinha apontaram o ovo como o vilão da história. Obrigada!
ResponderExcluirMaria Inez, fico muito feliz por a receita ter sido útil para você :-) As alergias alimentares são cada vez mais comuns, ainda bem que temos mais recursos para viver bem com elas. Também ando evitando os ovos, por causa do colesterol...
ResponderExcluirEssa massa base para torta, tanto doce quanto salgada, também não leva ovos (nem os recheios):
http://casacoisasesabores.blogspot.com/2011/10/torta-de-pera-ao-estilo-apple-pie.html
http://casacoisasesabores.blogspot.com/2011/09/pega-daqui-e-dalitorta-de-palmito.html
Beijos!
Irada!! Panqueca é vida!!
ResponderExcluirOi, parabéns pelo blog, é muito legal, adorei a receita de panqueca sem ovos, vou fazer amanhã no café da manhã, hummm, sabe me dizer se com a água no lugar do leite altera o sabor? Obrigada... voltarei mais vezes... beijos, Thais
ResponderExcluirObrigada, Thais! Fico bem feliz por você ter gostado do blog, volte sempre que a casa é sua! Com água fica bem satisfatório, a diferença é mínima no sabor. Mas acompanhe a panqueca com algo doce ou salgado, porque panqueca sempre tem sabor meio neutro. Não tenhho restrições alimentares, mas faço com água quando tô sem leite em casa, rs. Beijos!
ResponderExcluirAdri essa massa gruda na frigideira ou é nescessário o óleo para ñ grudar?
ResponderExcluirVictória, não precisa colocar muita gordura não, eu pego um papel toalha com manteiga e vou passando no fundo da frigideira entre uma panqueca e outra. Mas, como já disse num comentário anterior, minha frigideira é antiaderente e NOVA, não tem jeito, para fazer panqueca tem que estar com a frigideira tinindo, senão gruda :-) Beijo!
ResponderExcluirTah bom pode deixar q eu vou fazer agora !
ResponderExcluirObg pela dica :D
Bjss
estava sem ovo em casa,era a noite e estava chovendo, então fiz essa receita com recheio de brigadeiro,ficou uma delícia!!!
ResponderExcluirAnônimo, que delícia! Com recheio de brigadeiro, as panquecas devem ter ficado não só salvadoras, mas matadoras! Rss. Beijos, obrigada por vir me contar :-)
ResponderExcluirAdoro receitas sem ovos,sempre que meu namorado vem me visitar eu invento alguma coisa sem ovos,bolos,tortas e outras coisas,pois ele é alérgico á ovos,depois que conheci ele,eu ví que é possível viver sem ovos,rsrsrs há quase cinco anos invento coisas sem ovos para ele,tiro uma coisa aqui acrescento outra ali e ele ama,estava procurando uma receita de panquecas doces pra eu fazer para ele e achei aqui,muito obrigada...
ResponderExcluirEdna, adoro essas panquecas, que bom que encontrou aqui uma solução:-) Não sou alérgica nem nada, mas não sou muito fã de colocar ovo nas receitas, se eu puder tirar, para mim melhor! Rs. Um beijo!
ResponderExcluirAdri, essa receita salvou minha tarde! Fui ovolactovegetariana por dois anos e em 2012 resolvi virar lactovegetariana. Daí que hoje a única coisa decente que tinha em casa era "carne" de soja. Pensei nas práticas panquecas, mas lemrei dos ovos e sai à procura de uma receita sem eles, e caí aqui. Fiz e ficaram ótimas, até as pessoas daqui de casa que estavam desacreditadas gostaram, haha. Obrigada, fofa (:
ResponderExcluirSabrina, que ótimo que você gostou e ainda veio me contar :-) Surpreendeu o povo de casa, rsrs. Da próxima vez tem que ser doce, com geleia :-) Um beijo, obrigada!
ResponderExcluirTinha falado com minha filha que iria fazer panqueca mas, quando quebrei o único ovo que tinha na geladeira estava estragado então resolvi meio sem esperança procurar uma receita de panqueca sem ovo e achei a sua fiz e ficou muito boa. Parabéns.
ResponderExcluirClaudia, obrigada! Que bom que gostou :-) Isso é muito "lei de Murphy", né? Justamente o único ovinho que se tem estar estragado...ainda bem que você não desistiu, caiu aqui e deixou a filhota feliz :-) Beijos.
ResponderExcluirÓtimo! Heheh Estava exatamente nessa situação hoje, sem ovos e sem leite e querendo muito fazer panquecas! Valeu muito!
ResponderExcluirBibiana, sem leite nem tanto, mas ovo não para nessa casa! Vivo sem, rs. Essas panquecas são uma salvação, maravilha que tenham te salvado também :-D Um beijo!
ResponderExcluirtentei fazer essa panqueca, e nao deu certo, a massa ficou um patê na frigideira. NAO FAÇAM!!
ResponderExcluirAnônimo, seguindo direitinho as quantidades indicadas - o ideal é usar medidores, pois os tamanhos das xícaras podem variar, por exemplo - e batendo bem com o batedor de arame, o resultado é uma massa líquida e lisa, como é a massa de qualquer panqueca. Também é importante não colocar muito óleo na frigideira e fazer uma panqueca fina. Fazendo assim, não tem erro, como podemos ver nos relatos das várias pessoas que gostaram da receita.
ExcluirEstava na mesmíssima situação de querer panquecas loucamente e não ter ovos. Acabei de fazer essa receita e ficou magnífica. Acho que de agora em diante só vou fazer panquecas sem ovos. Totalmente desnecessário pra ficar gostoso!
ResponderExcluirCarol, que bom que gostou! E veio me contar :) Depois que encontrei essa receita nunca mais coloquei ovos nas panquecas, acho que vai acontecer o mesmo com você :) Fora que nem suja liquidificador, todo mundo gosta de não sujar louça, rs. Beijos!
Excluirbem nessa
Excluirrsrsrsrs
as minhas panquecas ficaram ótimas
obrigada
Meu marido e eu amamos!!!!
ResponderExcluirQue bom, Layra! Usem e abusem da receita :D Um beijo!
Excluiras panquecas tem que ser com leite em pó ou liquido?
ResponderExcluirJosevaldo, a quantidade indicada (1 xícara + 1/3 de xícara) é de leite líquido.
ExcluirMas você pode preparar o leite em pó na água - seguindo a proporção recomendada na embalagem - e utilizá-lo na receita.
Abraço!
muito bom...fiz agora ficou um espetaculo.
ResponderExcluirQue bom que gostou! Fica pronto rapidinho :) Conta aí: café da manhã tardio ou já resolveu o almoço com as panquecas? Um beijo.
Excluirai amei a receita pratica deliciosa apetitiva adorei ass eu
ResponderExcluirOptima receita, fica uma delicia e é muito simples
ResponderExcluirNoooossa, essa receita fikou maravilhosa.....ja anotei no caderninho...rsts
ResponderExcluirFiz a panqueca, na hora de fritar eu fritei com óleo e ficou pegajosa e colando no fundo da frigideira, mas depois pus no prato polvilhei com canela e açucar e ficou uma maravilha, MUITO BOM .
ResponderExcluirÓtima essa receita! Fiz hoje eu e meu marido adoramo. Está de parabéns.
ResponderExcluirE muito facil eu tenho so 12anos e fiz sozinha e ficou uma delicia com mel
ResponderExcluirPuxa, que legal! Só é preciso ter cuidado com o fogo. Com mel fica mesmo uma delícia :) Adorei você ter vindo me contar, um beijo!
ExcluirAdri voce e tao fixe, estava em casa cheia de desejo de comer um doce e nao tenho ovos e nunca pensei que fosse possivel que a minha noite se tornasse tao feliz, sinto me mesmo realizada com esta receita. obrigada! <3
ResponderExcluirAMO TE ADRI
ResponderExcluirAnônimo, feliz fico eu pelo blog ter te ajudado a matar a vontade de comer um docinho! Da próxima vez, experimenta com recheio salgado, essas panquecas também são ótimas para aproveitar sobras de carne do dia anterior :) Obrigada pelo carinho e pela visita! Beijos!
ResponderExcluirtem problema congelar a massa??
ResponderExcluirVivi, nunca tentei congelar! Mas sei que se pode congelar panquecas prontas já com recheio (quando for comer, é só levar ao forno) ou os discos de panqueca prontos, separados por papel alumínio untado com óleo. Nesse caso, para descongelar é só deixar em temperatura ambiente. Beijos!
Excluirmuito bom, adorei mesmo
ResponderExcluirOlá Adri! Ontem fiz as panquecas e ficaram deliciosas!! Aliás seu blog é recheado de delícias, e minha próxima tentativa será o pão petrópolis!! Um beijão e bom domingo!
ResponderExcluirOi! Que bom que gostou das panquecas! Depois que descobri essa receita nunca mais fiz com ovo, é tão prática :) Sou suspeitíssima para falar do pão Petrópolis: amo aquelas torradas! Faça sim, vale a pena :) Beijos e obrigada!
Excluirme salvou! meus pais sairam, e vão voltar tarde, e eu to com fome e não tem ovo :CCCC' eu fiz e ficou muuuuito gostosa, melhor do que como ovo, até! obrigada
ResponderExcluirGlaucia, moça independente não precisa de ninguém para matar a fome, nem de ovos! Hehehe. Que bom que as panquecas te salvaram num momento de aperto, elas são ótimas para isso :) Um beijo!
Excluirwow super demais deu muito certo achei que não fosse conseguir por causa da minha frigideira mas ficou perfeita muito obrigado sua receita é 1.000
ResponderExcluirQue bom que conseguiu, Ricardo! A frigideira é um ponto importante para a receita dar certo, mas quem não arriscam não petisca - literalmente! Rs. Abraços!
ExcluirAgradecimento de uma pessoa com dispensa vazia.. rss..
ResponderExcluirSomos duas pessoas nessa situação! E quando não tem pão para o café da manhã? Panquecas salvadoras! Rs. Eu que agradeço a visita e o comentário :) Beijos.
ExcluirAgradeço sua receita, pois tenho um filho alérgico e a receita ficou ótima, e todos adoramos...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigadooooooooooooooooo o/ minha mãe falou que n dava pra fazer panqueca sem leite e ovo, ai fiz sua receita (coloquei Açúcar a mais.... e metade farinha de trigo e metade fubá ficou show) vlww
ResponderExcluirEwerton, na próxima vez que fizer essa panqueca vou colocar uma parte de fubá e mais açúcar, como você fez. Deve ter ficado uma delícia! Eu que agradeço o comentário e a dica :) Abraço!
ExcluirEssa receita tb funciona pra usar nas máquinas de fazer crepes em aniversário?
ResponderExcluirDani, nunca utilizei essa massa em máquina, então não saberia te dizer. Se tiver a disponibilidade, faça um teste com metade da receita. Ela é bem econômica, se der certo seria uma boa para fazer em festas :) Bjs!
ExcluirAdorei a receita. Além de deliciosa super prática. Obrigado por compartilhar conosco. ♡
ResponderExcluirViick, que bom que gostou! Ontem mesmo fiz em casa, pois o pão tinha acabado, rs. Obrigada pela visita e pelo comentário :) Bjs!
ExcluirAprovadíssimo!!! Ficou uma delicia e rende que é uma maravilha... Troquei o leite por buttermilk e coloquei um pouco mais de sal... adoro salgados! =]
ResponderExcluirÉ uma boa ideia para aproveitar o buttermilk, gostei! Isso aí, o doce e o salgado são a gosto, esse é o legal de a gente mesmo fazer :) Obrigada pelo comentário! :)
ExcluirVou fazer pq estou pra fazer um exame e não posso comer ovo, leite, manteiga, nd industrializado entre outras coisas... Tá osso viu, mas vou tentar fazer sim.
ResponderExcluirOi, Val! Faz sim, essa receita é muito prática e versátil, dá pra rechear com vegetais e frutas, assim fica bem saudável. Que tudo dê certo no exame :) bjs!
ExcluirAhh graças a Deus encontrei essa receita... Tava com muita fome e não tinha ovo...
ResponderExcluir