verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Alho: ame-o ou deixe-o (como preparar)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Alho: ame-o ou deixe-o (como preparar)

Sem dúvidas, um dos meus temperos prediletos é o alho. De sabor forte e levemente picante, é preciso tomar cuidado ao usá-lo, para que não passe de coadjuvante a prato principal, convertendo todas as suas receitas a alguma coisa ao alho.

Companhia indispensável ao arroz branco, filés de carne e frango, e dando aquele sabor especial na massa ao alho e óleo, nosso relacionamento tinha seus baixos. Nas preliminares, era agressão gratuita: e dá-lhe marretada no dente de alho para poder soltar a casca!

Mas tudo o que vai, volta. O tapa com luva de pelica de meu amado alho vinha em forma de um horrível cheiro nas mãos e aquele sabor na boca que te deixava o resto da semana na nostalgia da pizza de alho do sábado.

Depois de uma informação ali na internet, outra por ali na televisão, desenvolvi um procedimento completo para se lidar com o alho, à prova de rixas e que me deixou em paz com meu estimado tempero.

Problema 1: Para descascar o alho, meu primeiro macete era socá-lo com alguma coisa. OK, a casca saía rápido, mas, em compensação, o alho sobrevivente servia para pouca coisa além de ser utilizado já amassado.

Solução: Coloque o(s) dente(s) de alho no micro-ondas por alguns segundos (é coisa rápida mesmo, 5 a 15 segundos, dependendo da quantidade). Depois de retirado do micro, ainda morno, a casca praticamente pula fora do dente de alho.

Problema 2: Alho é uma delícia, dá sabor nos pratos do dia-a-dia e, frito, é um acompanhamento fantástico. Mas o bafo depois - mesmo com 100 escovações e enxaguante bucal - é difícil de aturar.

Solução: Corte os dentes de alho no meio, na longitudinal, e retire o "miolo" mais esbranquiçado que se encontra no centro de cada metade, usando uma faquinha de ponta. Fazer isso com cada dente é sacal, mas o resultado compensa, pois o sabor fica mais suave e o alho praticamente não deixa gosto na boca depois.

Problema 3: Você descascou o alho facilmente, tirou o miolinho, picou, amassou. Para fazer isso, você teve que meter a mão na massa, certo? Se você não é Ana Maria Braga e não usa luvinhas de látex (se aquele troço derrete na sua mão, minha gente?), deve ter ficado com um cheiro horroroso de alho nas mãos.

Solução: Terminado seu trabalho - afinal, alguém tem que fazer o trabalho sujo -, lave as mãos com água e sabão, e depois esfregue-as em uma superfície de aço inox, que pode ser uma travessa, uma panela, um bowl. Só não vale na faca, hein! Preserve seus dedinhos. O que acontece depois é coisa linda de Deus. O cheiro desaparece!

--------------------------------------------------------

Agradecimentos especiais ao marido, o primeiro a testar e aprovar o alho no micro-ondas.

Agradecimentos à Ana Maria Braga, que mostrou a sacada de tirar o miolinho do alho. Testado e aprovado aqui em casa.

A dica do aço inox serve para retirar outros cheiros desagradáveis das mãos. Alguns lugares vendem um "sabonete de aço", uma bola de aço inox que promete eliminar odores das mãos.

8 comentários:

  1. Sou prova viva que esse sabonete resolve o problema mesmo. Antes eu ficava como louca esfregando as mãos na cuba da pia, agora encontrei um desses para retirar o cheiro.

    Adoro alho, agora estou buscando uma receita para fazer ele desidratado picadinho em casa, dificil saber qual da certo!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani! Bem-vinda à Casa!
    Esse sabonete é uma boa mesmo (ainda não encontrei para comprar), pelo menos a pessoa fica com menos jeito de maluca sem esfregar as mãos nas panelas, cubas, etc., rs.
    Se você conseguir uma receita boa de alho desidratado, me conta! Alho é mesmo uma delícia.
    Beijos :-)

    ResponderExcluir
  3. Essa dica do aço inox não sabia não!
    Mais uma dica útil.
    Quanto à casquinha, por vezes nem retiro, simplesmente machuco eles com o cabo da faca e como são biologicos segue tudo para a panela.
    Adoro alho!
    Beijo sem alho pra vc, ih ih ih.
    Rute

    ResponderExcluir
  4. Rute, essa dica do aço inox dá certo mesmo!
    Algumas receitas de alho assado também vão com casca e tudo, alho fica gostoso de qualquer jeito, rs.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  5. Amo alho de paixãooo,
    pizza de alho e óleo é a minha perdição!!
    com certeza nao sou vampira hauhauah

    ResponderExcluir
  6. Somos alho-lovers, Jordana! Também adoro!
    Beijo :-)

    ResponderExcluir
  7. A primeira coisa que faço qdo entro na cozinha pra preparar a comida é colocar os dentes de alho que vou usar dentro de um copo com água. Em poucos minutos ficam facílimos de descascar e vc não vai gastar energia elétrica com o microondas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa eu não conhecia, Newde! Outra dica também para quem vai usar o algo amassado é apertá-lo com o punho (ou com algum utensílio) até ouvir um estalo, a casca solta toda, é só retirá-la com as mãos :) Beijos, obrigada por compartilhar sua dica!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...