verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Molho pesto de manjericão

quarta-feira, 16 de março de 2016

Molho pesto de manjericão


Sabe aquele maço lindo de manjericão que você comprou e do qual só usou umas folhinhas? Já sabe o que fazer com ele! Por aqui, as sobras dessa erva tão aromática acabam quase sempre virando molho pesto, no entanto, nunca tinha colocado a receita no blog. Essa falha está prestes a ser corrigida, rs. Fazer molho pesto é uma ótima maneira de fazer seu manjericão durar mais, pois todo o sabor dele vai estar conservado por dias e dias. E a praticidade de ter um pote desses guardado? Vai no macarrão - e não precisa de mais nada! -, no sanduíche, na salada, na pizza, na torrada, com queijo... está declarado: sou fã! Veja como é fácil de fazer.


Aqui no blog já apareceram outras receitas de molho pesto não tradicionais, como o de rúcula e o de coentro. Ficam muito saborosos e fogem do lugar comum, mas o pesto de manjericão é imbatível. A receita que eu mostro aqui não é a tradicionalíssima, conhecida como pesto genovês, pois na original vai pinoli, que é bem caro. Uma substituição também feita na Itália é pelas nozes, mas eu uso a castanha que tiver. Com castanha-do-pará, fica delicioso. Os italianos também fazem sem castanha nenhuma. O queijo tradicional é o pecorino, mas o parmesão substitui bem e, mais uma vez, uso qualquer queijo duro que tiver.



A ideia de misturar manjericão batido com azeite é tão, mas tão boa, que essas alterações continuam deixando o molho delicioso. Os dois itens citados é que não podem faltar neste pesto, de preferência manjericão fresquíssimo e azeite da melhor qualidade.

Molho pesto de manjericão
(Rende cerca de 250 ml de molho)

1 maço grande de manjericão (só as folhas)
1/2 xícara (ou mais) de azeite
2 dentes de alho
30 g de nozes
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta do reino

No processador, no liquidificador ou no mixer - como fiz -, bata o manjericão, pouco mais da metade do azeite, o alho e as nozes, tudo temperado com sal e pimenta do reino. Junte o queijo ralado ao purê obtido e apenas misture com uma colher. Coloque em um pote limpo com tampa e regue com um fio de azeite, que cubra o pesto. Sempre que tirar pesto do pote, coloque mais um fio de azeite por cima.




Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Molho pesto de manjericão.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Tão fácil e tão bom!Uso muito aqui! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Muito agradável o sabor e prático para toda dona de casa.

    ResponderExcluir
  3. Vou fazer com certeza,facil de fazer e parece ser uma delícia!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...