verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Trufas de chocolate meio amargo

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Trufas de chocolate meio amargo


Apenas quatro ingredientes - um deles ainda é opcional - e você tem uma sobremesa rapidinha para oferecer no final da refeição, um docinho para acompanhar o café ou fazer um mimo a alguém ou mesmo a solução para momentos de gordice. Animou? Para essas coisas, eu já nasci animada, haha. Fazer trufa de chocolate meio amargo é mais fácil do que você pensa. O preparo que mostro é simplificado e dá supercerto. E suja apenas um pote! A gente vai aproveitar a facilidade do microondas para conseguir essa proeza. Cuidado que essa receita é um perigo, você vai querer fazer toda hora! Aproveito o ensejo para avisar que, no próximo sábado (14/11), às 14h, terá uma turma extra da aula Bolos Caseiros 1 no ateliê Bendita Panela (RJ). É a última do ano! Ainda há algumas vagas, se anima aí, chama a amiga/amigo e vem cozinhar comigo!


Na aula Bolos Caseiros 1, os alunos aprendem a fazer três massas bem versáteis, que podem ser usadas em diferentes situações. Em aula, dou as dicas de como variar. Coberturas básicas e que todo mundo adora também estão nesta aula, inclusive elas valorizam muito o bolo na hora de vender! Além disso, os alunos aprendem a forma correta de preparo, dicas sobre utensílios, formas, como assar e como apresentar os bolos.

Receitas: bolo de limão siciliano com cobertura de cream cheese, bolo de chocolate trufado com ganache, bolo amanteigado de nozes e damasco com glacê.

Bolos Caseiros 1
Quando: sábado (07/11), às 14h.
Onde: ateliê Bendita Panela.
Inscrições on-line no site do ateliê. Vagas limitadas.
Informações: contato@benditapanela.com.br / (21) 3507-5400
Essa receita é da trufa tradicional, feita à base de ganache e modelada com as mãos, não é aquele bombom com casquinha que se costuma chamar de trufa. Se quiser fazer mais trufas, é só ir multiplicando a receita, sempre respeitando a proporção de chocolate e creme de leite, para não ter risco do negócio desandar. Nas quantidades que passo abaixo, dá para fazer umas 15 trufas do tamanho de um brigadeiro caprichado. Sem miserinha.

Trufas de chocolate meio amargo
(Rende cerca de 15 trufas)

300 g de chocolate meio amargo (2 barras)
1 caixa de creme de leite (200 g)
1 colher de sopa de rum (opcional)
1/3 de xícara de cacau em pó

Pique o chocolate, leve a um refratário que possa ir no microondas e derreta o chocolate em potência média, ajustando o tempo de 30 em 30 segundos e mexendo entre um intervalo e outro. Vai depender de cada microondas, mas 1 min e 30 s costuma ser suficiente para o chocolate ficar completamente derretido. Acrescente o creme de leite e o rum ao chocolate, misture bem. Deixe esfriar em temperatura ambiente, até ficar em consistência de enrolar, ou dê uma forcinha na geladeira, coisa de 30 min. Vá pegando as porções de massa com a colher e modelando rapidamente com as mãos. Não precisa ficar perfeito, pois as trufas são meio irregulares mesmo. Pode untar as mãos com um pouquinho de manteiga, mas demorar nesse processo vai fazer a trufa derreter. Passe cada trufa no cacau em pó e tá pronta! Pode colocar em forminhas de doce ou direto em uma travessa.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Trufas de chocolate meio amargo.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

4 comentários:

  1. Sem comentários ver uma trufa dessas!!! Hehehe... hummm... amo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz mas a minha nao ficou consistente de jeito nenhum ficou mole onde será que errei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso deixar esfriar completamente a massa da trufa em temperatura ambiente, por algumas horas,ou na geladeira. Na hora de enrolar, tem que manipular rapidamente. O creme de leite deve ser de caixinha ou sem soro. Veja se algumas dessas dicas te ajuda a ver porque ficou mole :)

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...