verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: MasterChef Junior e as crianças que cozinham

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

MasterChef Junior e as crianças que cozinham


(Imagem de reprodução do vídeo da Band, link abaixo). A primeira edição brasileira do MasterChef Junior começou ontem e as crianças já chegaram sambando na nossa cara. O que mais vi de comentário nas redes sociais é que elas, inclusive, estavam demonstrando mais expertise que os candidatos da versão adulta. Realmente, fiquei bem impressionada com os dotes dos pequenos. Alguns, bem pequenos mesmo, contando que cozinham há anos (!!!). Claro que é muito fofo ver aquelas mãozinhas pequenas manuseando utensílios de cozinha como frigideiras, mixer e facas (!!!), mas qual a importância das crianças que cozinham? Onde elas vivem? Como elas se alimentam? Da sua própria comida? Saiba mais, na próxima sexta-fe... agora mesmo, é só continuar lendo, rs.


Eu e a maioria das pessoas que acompanham o MasterChef Junior morremos de amores pelas criancinhas. Porque criança fazendo coisa de adulto é, necessariamente, fofo. Além de técnica e repertório culinário, as crianças me impressionaram pela concentração e cuidado no preparo dos alimentos. Nos MCJ de fora, sempre torço pelos menorzinhos, porque, via de regra, a fofura é inversamente proporcional ao tamanho: quanto menor a criança, mais fofa.

Dá para ver vídeos dos episódios de MasterChef Junior Brasil na página oficial do programa, só clicar aqui.

Já declarei minha favorita. Aisha tem 9 anos e jeitão de diva black. Ontem estava de botas e de lenço lindamente amarrado na cabeça. Segura, focada e organizada ao cozinhar, fez "apenas" uma costelinha ao molho barbecue. Molho feito por ela, diga-se de passagem.

As 20 crianças do início do episódio de ontem foram divididas em três grupos, dentro dos quais as crianças competiam entre si. O primeiro grupo teve que escolher um dos cortes de carne oferecidos - entre eles javali e barriga de porco - para preparar um prato. Massa foi o tema do segundo grupo. Detalhe: massa caseira, deveria ser preparada do zero ali mesmo. O terceiro grupo deveria preparar uma sobremesa, de livre escolha. E nada de morangos com creme. Saíram coisas como mini naked cake e brownie com pimenta. Não houve a escolha do melhor prato e, de cada grupo, duas crianças foram eliminadas ontem mesmo, no total de seis.

Achei o nível de dificuldade bem alto para as crianças. Os jurados pegaram levíssimo nas críticas - no máximo, e dito com todo cuidado, alertas para a falta de sal. Claro, não é para fazer nenhuma criança berrar aos prantos durante o programa! Rs.

Como a participação no programa requer traquejo em um ambiente "perigoso", acredito que a seleção das crianças foi extremamente cuidadosa. É preciso garantir que a criança realmente tenha muita experiência naquilo para evitar acidentes, acho que esse foi o motivo de vermos um nível tão alto das crianças, algo que não necessariamente acontecia na versão adulta.

Nós ficamos impressionados com elas, porque, muitas vezes, não tivemos o hábito de cozinhar quando crianças. Não temos o hábito de cozinhar quando adultos. Um ensinamento, como qualquer outro, que se perdeu no caminho e levou a um adulto que se impressiona com uma criança que prepara uma carne, porque ele próprio não faz ideia de como fazer isso. Alimentação é uma das necessidades básicas do ser humano, eu prefiro tomar a responsabilidade de me alimentar para mim mesma. Você pediria a alguém para respirar por você? A indústria alimentícia deixou a gente meio preguiçoso, mas o prazer de cozinhar e de se alimentar - e alimentar os outros - é algo que sempre pode ser descoberto, redescoberto...

O MasterChef Junior Brasil está indo ao ar na Band, todas as terças-feiras, a partir de 22h15. Tem reprise na TV a cabo, às sextas-feiras, às 19h30, no Home&Health.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: MasterChef Junior e as crianças que cozinham.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. olá, querida Dri
    Ensino netinhos ou melhor, eles me ajudam a fazer bolinho de chuva, rosquinhas, pizza e outros... adoram... coloco até chapéu de cozinheiro...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roselia! Deve ser uma verdadeira farra na cozinha! Acho muito bom incentivar as crianças desde cedo, para não ficarem dependentes de comida pronta no futuro. Beijos!!!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...