verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Pizza bianca

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Pizza bianca


Relato da cena: euzinha correndo na esteira (blogueira de gastronomia vive na luta com a balança, como você deve imaginar...) e assistindo na TV ao Kitchen Boss, programa de comida italiana do confeiteiro Buddy Valastro - o cake boss. Sim, devo ter ficado no zero a zero, engordando de ver e emagrecendo ao mesmo tempo. Fico babando com várias receitas, mas essa da pizza bianca me deu vontade imediata de tentar fazer em casa. Calma, que não foi assim que terminei a esteira (rs). Adoro pizza e essa é uma versão bem diferente. O alho dá o tom do sabor em uma pizza que leva muitos e diferentes queijos. Gente, e é pizza! Tem como ser ruim? Difícil. Mas garanto: essa é das boas!

Como não encontrei a receita na internet - tem que comprar o livro, rá! - fiz do jeito que me lembrava de ter visto na TV e fazendo algumas adaptações de ingredientes. A pizza bianca me lembrou um pouco uma focaccia, porque ficou mais enxuta do que a pizza tradicional que conhecemos, que vai regada no molho de tomate. Pessoal de casa adorou o toque de alho que faz a diferença toda no sabor. E a pizza bianca pede, implora por um bom vinho tinto, dupla perfeita. Deliciosa e diferente, é uma ótima sugestão para quando você quiser surpreender a família e/ou amigos com um dos muitos sabores da Itália.

Clique aqui e veja nossa receita de focaccia

O Buddy Valastro é conhecido pela série de TV de confeitaria Cake Boss, que mostra o dia a dia de sua confeitaria nos Estados Unidos. Mas seu programa deu crias e, atualmente, tem também as séries Batalha dos Confeiteiros - uma disputa culinária comandada pelo boss - e Kitchen Boss, minha companheira de esteira e inimiga das dietas. Aliás, a versão brasileira da Batalha dos Confeiteiros tá vindo por aí, vai passar na Record. Aliás, o Buddy está para abrir uma filial de sua confeitaria em São Paulo. Diz se o moço não está todo-todo para o lado do Brasil?

Fiquei um pouco arrependida de não ter usado a muçarela de búfala nesta receita, pois é a tradicional italiana e ficaria muito mais próxima do resultado que o Buddy mostrou. Na hora de fazer as compras, fui direto na muçarela comum, por um impulso nada gastronômico. Mas o arrependimento não deixa de ser um bom motivo para fazer a pizza bianca novamente. Então, nesse caso, arrependimento é bom.

Pizza bianca
(Rende 1 pizza grande, de 8 pedaços)

1 receita de massa básica de pizza (clique aqui)
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
200 g de ricota
200 g de muçarela
100 g de queijo parmesão ralado
3 colheres de sopa de requeijão (ou cream cheese)
Manjericão picado (usei pesto de manjericão)
Sal

Prepare a massa da pizza como a receita indicada pede, com sova, descanso e a coisa toda. Leve o alho e o azeite a uma frigideira pequena, em fogo baixo, e deixe o alho dourar. Esfarele a ricota com um garfo, misture com a ricota e o manjericão, tempere com sal. Abra o disco de massa, acomode dentro de uma forma de pizza e regue por cima com a mistura de alho e azeite. Espalhe a muçarela e leve ao forno preaquecido em temperatura alta por 5 minutos. Retire a pizza e espalhe colheradas, umas bolotas mesmo, da mistura de ricota por cima da pizza. Tentei fazer em quenelle, tentei. Salpique o parmesão por cima de tudo e volte para o forno até os queijos (menos a ricota) ficarem bem derretidos e levemente dourados. Sirva com azeite.


Na receita da TV, vai queijo de cabra cremoso para dar a liga na ricota. Nesse ponto também tem diferença: a ricota italiana é mais cremosa que a nossa. Haja adaptações, mas, no fim, ficou bem gostoso!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Pizza bianca.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Um comentário:

  1. Você tem toda razão,pizza não tem como ser ruim. Essa pizza é muito tradicional na Itália e serve como um almoço rápido para ser comida com as mãos ou um lanche a qualquer hora. Por que não nasci italiana e com um metabolismo rápido?

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...