verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Extrato de laranja caseiro

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Extrato de laranja caseiro


Mantenha sempre uma garrafa de vodca em casa, esse é o meu lema. Calma, calma... por aqui fica todo mundo sóbrio, a comida que vai embriagada, rs. Como tinha a bebida â mão, preparar o extrato de laranja caseiro foi um pulo. Perfumado e natural, pode ser usado depois para aromatizar bolos, biscoitos e - fica a dica - os panetones caseiros do Natal. Eu sei que ainda falta um tanto para o Natal, mas o processo de maturação do extrato de laranja é longo, portanto a hora de fazer seu vidrinho é agora! Essa é daquelas receitas que você precisa ficar tomando conta depois. Babá de comida, sou dessas. Veja como é molezinha de fazer extrato de laranja caseiro.

O modo de fazer veio do blog Cheryl Style e me seduziu pela simplicidade e pela ideia de aproveitar todo o aroma e sabor da casca da laranja que iria para o lixo. Já experimentou apertar a casca da laranja entre os dedos? O óleo que se desprende é muito aromático e é isso que a gente quer manter indefinidamente dentro de uma garrafinha para usar em nossas receitas. Acompanhe o passo a passo:

Extrato de laranja caseiro
(Rende cerca de 120 ml)

Casca de 2 laranjas
1/2 xícara de vodca

Retire a casca de duas laranjas bem superficialmente. Não pode ter a parte branca da casca, o melhor jeito de conseguir isso é descascar a fruta com o descascador de legumes, aos poucos (não tente fazer uma fita com a casca, vá pedaço a pedaço) e bem rente à superfície. No caso de ir com a faca, é preciso ter cuidado para pegar apenas a parte de cima da casca. Coloque as cascas em um recipiente de vidro e cubra com a vodca. Tampe e deixe macerando por 8 semanas, sacudindo o recipiente de tempos em tempos. É importante que as cascas fiquem sempre totalmente cobertas pela bebida. Passado esse tempo, descarte as cascas e aproveite seu extrato, como é mantido no álcool, dura muito.



O meu extrato de laranja ainda é um bebê, faz pouco tempo que preparei e ainda precisa de mais tempo macerando até poder ser usado. Mas já está com um cheiro incrível. Adoro cheiro de laranja. Depois de pronto, pretendo colocar em uma garrafinha de vidro escuro, que conserva melhor e facilita o uso.

Esse cheirinho de laranja na limpeza também é tudo de bom! Clique aqui e veja como fazer um limpador caseiro de laranja e canela para deixar sua cozinha limpinha, brilhante e perfumada.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Extrato de laranja caseiro.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------

A receita original, do blog Cheryl Style, é ESSA.

9 comentários:

  1. Que ideia legal! Fácil, simples e de efeito! bjs, lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  2. Excelente ideia, muito útil e bem práctico

    ResponderExcluir
  3. Chica, o aroma fica maravilhoso! Bjs.

    Marisa, é ótimo para usar nas receitas de bolos, biscoitos... bjs!

    ResponderExcluir
  4. Adri, eu te amo!!!
    Calma, calma.
    Eu adoro bolgs, pág de FB, vídeos do YT... pra ver e BABAR receitas, mas, sou muito medrosa.
    Sou do tipo que precisa sempre de um incentivo e de um alguém (além de mim, claro) pra ser meu avaliador/cobaia (meu marido, rsrsrs).
    Mas, como eu sou muito medrosa e minha incentivadora já se foi (Tia Edna, que Deus a tenha) e meu marido não me dá muita forças, eu acabo por só ficar admirando as receitas e de quebra acumulando-as em um caderno.
    Mas, quando conheci seu blog.... Tchan tchan tchan parece que algo desperta dentro de mim... O jeito que vc fala, como descreve as receitas, enfim...
    Não quero ser chefe, mas, quero sim investir na culinária. E to amando os cupcakes. Quem sabe???
    Enfim, você está despertando em mim uma vontade louca de experimentar. Assim, como minha tia (que não é minha tia.... é uma longa história) fazia comigo. Ela dizia "Faça minha filha, eu sei que você fazer. Se não souber sei que vai aprender. E vai fazer divinamente" (Buá Buá Buá ai que saudades dela).
    Obrigada, Adri.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Xelly, fico muito feliz por você gostar do blog e estamos aqui pra isso mesmo: incentivar todo mundo a ir para a cozinha! Os erros fazem parte do processo e não podem desanimar - você aprende muito com eles! -, mas, aqui no blog, a ideia é passar tudo bem explicadinho para que os leitores possam fazer em casa sem problemas :)
    Apoio total a investir nos cupcakes, essas lindezas... Quando você estiver com medo de fazer alguma receita, é só vir aqui nesse comentário e ler minha mensagem: Faça! Tente! Você vai conseguir! Se não ficar bom de primeira, não desista!
    Beijos e obrigada pela mensagem e pelo carinho ;) Adri

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. amei a dica.
    mas... ql laranja vc usou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Silvana. A laranja que usei é da comum, laranja pera, que dei sorte de estarem bem amarelinhas na época que comprei. Mas você pode usar o tipo que preferir, mesmo que a casca esteja mais verde, o sabor vai sair bom do mesmo jeito :) Bjs!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...