verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Nhoque de ricota com espinafre

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Nhoque de ricota com espinafre


Para uma massa bem leve, gostosa e diferente, essa receita é uma boa pedida. O nhoque - o gnocchi italiano já foi abrasileirado há tempos -  já fica saboroso por si só e pede nada mais que um molho simples para acompanhar. O preparo não chega a ser tão demorado, pois a massa do nhoque é bem fácil e ainda tem o micro-ondas na jogada, deixando tudo mais rápido. A parte de modelar que requer uns minutos a mais, mas quem já fez nhoque sabe que não dá para escapar disso. O bom é que você faz bolinhas na mão mesmo, e nem precisa ser de tamanho muito pequeno, até essa parte fica mais prática. O nhoque de ricota com espinafre ainda pode ser uma receita sem glúten, indico como fazer a substituição. Já falei também que é receita vegetariana? Só vejo vantagens. Aprenda como fazer, essa receita vai agradar a gregos, troianos, vegetarianos, celíacos...

Essa receita é duas em uma. Para preparar o espinafre da receita, mostro como fazer um refogado no micro-ondas. Se parar por aí, você já tem um acompanhamento rápido e gostoso para as refeições do dia a dia, ou mesmo para quando precisar usar espinafre em outras receitas.

Espinafre refogado no micro-ondas

1 maço de espinafre limpo (só as folhas)
1 colher de sopa de cebola picada
2 colheres de sopa de azeite

Veja aqui como higienizar verduras para o consumo



Coloque as folhas em um recipiente de vidro que vá ao micro-ondas, acrescente um dedo de água, cubra o recipiente com plástico filme e faça alguns pequenos furos na cobertura com a ajuda de um garfo ou faca. Leve ao micro-ondas, em potência alta, por cerca de 3 minutos. (Tive que fazer em duas partes, pois não coube o maço todo de uma vez só). Passe as folhas para um escorredor, descartando a água que tiver sobrado, lave em água fria e pique bem pequeno (se for consumir como acompanhamento, não precisa lavar nem picar). Coloque a cebola e o azeite no mesmo recipiente de vidro e leve ao micro por 1 minuto. Junte o espinafre, mexa e leve novamente ao micro-ondas por apenas 30 segundos.

Nhoque de ricota com espinafre
(Rende 2 porções)

1 receita de espinafre refogado
200 g de ricota
1/2 xícara de farinha de trigo*
1 gema
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de parmesão ralado
Sal e pimenta do reino

*Para uma receita sem glúten, sugiro misturar farinha de linhaça e amido de milho, meio a meio.

Junte todos os ingredientes em um recipiente e misture com as mãos, até formar uma massa. Faça bolinhas pequenas (de até 2 cm de diâmetro, mais ou menos) e cozinhe pequenas porções em água fervente com sal. Delicadeza, a massa fica bem compacta, mas é preciso cuidado. Quando as bolinhas subirem para a superfície, retire com uma escumadeira e coloque em uma travessa, espalhando um fio de azeite por cima. Vá fazendo esse processo até acabarem as bolinhas. Sirva com o molho da preferência.


Um molho de tomate simples cai muito bem com o nhoque de ricota e espinafre. você pode usar molho pronto ou, como fiz, esmigalhar uma lata de tomate pelado, temperar com sal, pimenta do reino e manjericão e deixar ferver rapidamente. O preço do tomate pelado não anda muito amigo. Fica bem gostoso também usar polpa de tomate, temperar e ainda acrescentar tomate fresco picado e levar para ferver, acho bem melhor que molho pronto.

Clique aqui e veja receitas de molhos já publicadas no blog

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Nhoque de ricota com espinafre

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

---------------------------------------

Receita livremente baseada NESSA.

3 comentários:

  1. Boa e nutritiva receita!! Adorei! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Delícia! Faço sempre e como sem culpa

    ResponderExcluir
  3. Chica, fica uma delícia, gostamos do sabor e da leveza :) Bjs.

    Lili, esse nhoque dá pra comer sem sabotar a dieta, rs, só acompanhar de um molho leve também. Bjs!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...