verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Cupcake de churros

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Cupcake de churros


Churros é bom demais, cupcake é uma delícia. O que dizer de um cupcake de churros? Apenas que é o melhor de dois mundos! A doçura está lá, o doce de leite também. Açúcar e canela são a cereja do bolo. Melhor ainda que não tem fritura na jogada (se bem que uma friturinha doce tem seu valor, ô se tem). O churro que inspirou esse cupcake é ao estilo brasileiro: açúcar e canela não podem faltar e o doce de leite não é mero acompanhamento, é parte integrante do quitute. Veja como fazer, pois é uma receita fácil e que vai fazer muito sucesso.


O churro - sim, existe no singular - é uma iguaria típica da Espanha, mas, por lá, é servida um pouco diferente. A massa frita costuma ser mais fina e comprida, não tem nenhum tipo e cobertura e é servida com um molho à parte, geralmente doce de leite ou chocolate, em consistência mais líquida. Churros recheados, coisa nossa! Para fazer o cupcake de churros, segui apenas a intuição, pensando nos sabores, bem simples, que compõem um churro e tentando traduzi-los em forma de bolinho. Tarefa nada complicada, como mostro a seguir.

Cupcake de churros
(Rende 12 cupcakes - tamanho padrão)

2 ovos
4 colheres de sopa de manteiga (em temperatura ambiente)
2/3 de xícara de açúcar (usei demerara)
1 colher de chá de extrato ou essência de baunilha
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de leite
1 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de sopa de fermento químico em pó para bolo4

Recheio e cobertura
2 latas de leite condensado cozidas (ponto de corte)
1 colher de sopa de manteiga derretida
3 colheres de sopa de açúcar (usei demerara)
1/2 colher de chá de canela

Clique aqui e veja como cozinhar lata de leite condensado

Na batedeira ou à mão, bata os ovos com a baunilha, a manteiga e o açúcar, até formar um creme fofo e claro. Junte a farinha de trigo, a canela e o leite e bata até misturar. Acrescente o fermento e mexa com uma colher. Coloque em forminhas de cupcake, preenchendo cerca de 3/4 da capacidade da forminha com a massa. Leve ao forno preaquecido a 180º C por 15 a 20 minutos. Faça o teste do palito (clique aqui) para verificar se está assado. Deixe esfriar completamente para rechear a cobrir.

Montagem: faça uma cavidade em cada bolinho e recheie com o doce obtido do leite condensado cozido. Com um pincel, espalhe manteiga derretida no topo do bolinho e salpique uma mistura de açúcar e canela, retirando o excesso. Cubra com o doce de leite - fiz a voltinha com o clássico bico 1M da Wilton - e salpique mais açúcar com canela por todo o topo do bolinho, sem miséria.



A história do recheio: queria um doce de leite bem firme, com ponto para usar bico de confeitar. Achei que não conseguiria com doce de leite pronto, as marcas que conheço são mais para cremosas, e resolvi que cozinhar latas de leite condensado me dariam um doce consistente e gostoso. Deixei 50 minutos na panela de pressão e, quando abri, ainda estava cremoso demais. Assim, levei o doce ao fogo com uma colher de sopa de manteiga, igual se faz com brigadeiro, para deixá-lo no ponto de "brigadeiro de enrolar". Mexi pra mais de 10 minutos. Ficou firme, bonito. Quando esfriou completamente, não consegui passar no bico de confeitar, duro demais! Acrescentei umas colheradas de creme de leite para deixá-lo mais macio. Aí ficou uma beleza, consistência linda e o creme de leite ainda deu uma apaziguada no doce.

É trabalhoso, mas indico o processo (criado da forma mais experimental possível, dando errado e consertando, dando errado e consertando, rs). Resumo da ópera: cozinhe a lata de leite condensado, "puxe" na panela depois, até o ponto de brigadeiro bem firme, e acrescente colheradas de creme de leite. Se bem que cozinhar a lata por mais tempo, até o ponto de doce de leite de corte, pode dar certo e ser menos trabalhoso. Lembro que cozinhei 2 latas por 50 min e não bastou.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Cupcake de churros.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

9 comentários:

  1. Delícia mega...adorei. Esses dias vi um bolo de churro, e estou na vontade de fazer, agora vi esse cupcake, vou fazer também kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Hmmmm...Delícia! E lindos! bjs, ótimo dia! chica

    ResponderExcluir
  3. Adriana, pessoal fica só fazendo a gente passar vontade! Rs. Bjs.

    Chica, muito bom, difícil resistir :)

    Carla, assim nosso coração num guenta :o)

    Ana, esse cup tá fazendo sucesso, é diferente e fácil :)

    ResponderExcluir
  4. fica como churros mesmo a massa ou fica como bolo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como é um cupcake, a ideia é ficar como um bolinho mesmo. A massa original de churros é diferente e é frita depois.

      Excluir
    2. quanto tempo dura o doce de leite em formato de bico?

      Excluir
    3. Thalita, eu fiz e usei tudo, mas acredito que a durabilidade seja a mesma de um brigadeiro comum.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...