verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dicas para montar uma tábua de petiscos

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Dicas para montar uma tábua de petiscos


Você também sente que o frio convida a comer? O perigo é grande e a vontade é muita de ter sempre algo gostoso para beliscar. A dica da tábua de petiscos é perfeita para receber os amigos ou mesmo para um jantar mais descompromissado e informal. Mas não se preocupe que não é nenhum bicho de sete cabeças: montar uma tábua de petiscos simples é muito fácil. E ainda fica bonito, gostoso e convidativo. A seguir, mostro da forma mais "didática" possível como você pode montar a sua tábua de delícias e ainda como implementar algumas variações de forma equilibrada, para a coisa toda continuar fazendo sentido e não virar uma mistura louca. Abra o vinho ou a cerveja, e veja as dicas:

Primeira licença poética: a tábua é... um prato. Escolhi um prato grande, desses de bolo, para acomodar tudo. Como não há nada que será cortado na hora, dá para usar um desses ou mesmo uma travessa bonita. Para facilitar as escolhas, separei a tábua de petiscos em alguns grupos, e dentro deles você deve escolher um item (que pode variar). Ressalto que essa é apenas uma sugestão de como montar, pois há outras muitas maneiras e outros tipos de alimentos que podem fazer parte. A ideia é simplificar ao máximo o preparo sem abrir mão do sabor, com ingredientes mais simples ou mais refinados, dependendo da vibe$$$ do dia, rs.

DICAS PARA MONTAR UMA TÁBUA DE PETISCOS

1. Linguiça
Ah, eu gosto e acho que tem que ter, mas entenda-se esse como o "grupo da carne". Essa é a praticamente a única etapa em que é preciso ir para a cozinha. Sugiro preparar a línguiça caramelizada. A da foto era uma linguiça suína fina, cortada em rodelas e frita com 1 colher de sopa de vinagre balsâmico e 1 colher de sopa de melado (pode ser mel). A linguiça pode ser calabresa, artesanal, temperada, apimentada... Aqui também pode entrar uma carne ou frango aperitivo na cerveja (clique aqui e veja a receita).

2. Queijos
Escolha o tipo de que mais gostar. Queijos azuis, como o gorgonzola, cortados em pedaços; provolone; bolinhas de muçarela de búfala ou queijo minas temperado com orégano, todos são boas opções. Na foto, o escolhido foi o queijo do reino.

3. Frios
Esse grupo é gostoso e versátil. Na tábua da foto, usamos uma mortadela temperada com picles, muito saborosa, mas podem entrar fatias de presunto (cru ou cozido), salame, lombinho ou até mesmo peito de peru defumado.

4. Pães
Do simples pão francês - fresquinho, como o da foto - ao pão italiano ou torradinhas, é a porção de carboidrato da tábua. Torradinhas temperadas, pães diferentes ou recheados, grissinis (clique aqui e veja a receita), todos caem muito bem.

5. Geleia
Usei a geleia de jabuticaba cuja receita foi publicada recentemente (clique aqui e veja). Ela é azedinha e fica muito boa com queijos. Use a geleia do sabor que preferir, se, assim como eu, gostar de um toque agridoce. Geleia de pimenta também é boa pedida.

6. Azeite
Item muito simples e que acrescenta bastante sabor à sua tábua. Você pode usar um azeite comum de boa qualidade puro mesmo, ou aromatizá-lo com alecrim, manjericão ou pimenta calabresa. Simplesmente jogue um pouco da erva seca no recipiente do azeite. Se você já tiver um azeite aromatizado engatilhado (clique aqui e veja a receita que já mostramos), melhor ainda.

7. Frutas secas
Não coloquei, mas castanhas e frutas secas como damasco e figo podem fazer parte da tábua. Frutas frescas, como uvas e morangos, dão um toque de frescor e, se for a preferência, por que não?

Gosta de azeitonas, picles ou outros tipos de conserva? Claro que pode acrescentar, a tábua é sua! Eles acompanham bem os pães ou torradinhas e não destoam do "espírito" da montagem que sugerimos.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dicas para montar uma tábua de petiscos.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

2 comentários:

  1. Ótimas dicas e essa tábua é sempre uma boa pedida! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Adri
    Como vc está?
    Tomara que muito bem!
    Uma tábua assim dá gosto de comer...
    Sim, todos falamos que, no frio, dá mais fome...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...