verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Geleia de jabuticaba

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Geleia de jabuticaba


Olha a preta de caroço branco... não consigo falar de jabuticaba sem me lembrar dessa música e da imagem do Sítio do Pica Pau Amarelo. A fruta acabou se tornando um símbolo daquela infância que não volta mais, de fruta colhida direto do pé para a boca, de brincadeira no quintal de vó. Pelo menos é o que jabuticaba me remete, apesar de não ter convivido com nenhum pé dessa fruta - mas tinham outras! - quando era criança. Azedinha e com casca de cor linda, a jabuticaba dá uma saborosa geleia, o que ajuda a manter esse gostinho de vida boa por mais tempo no café da manhã. Não posso dizer que é uma receita prática, pois é um pouco demorada, mas o preparo é relativamente fácil e não requer grandes habilidades. De ingredientes? Jabuticaba e açúcar, basicamente, e dedicação em tomar conta da panela. O resultado compensa.


Dei sorte que minha irmã tem pé de jabuticaba no quintal e, quando está na época (como por agora), o bichinho dá muita fruta. Ganhei uma parte da segunda leva de jabuticabas, já tinha destino certo: geleia! As cascas da jabuticaba é que dão a coloração meio negra, meio rubi da geleia, e achei que era um pecado jogá-las fora depois do cozimento. Assim, a geleia ficou meio pedaçuda e ganhou mais textura - do jeito que gosto. Fica a seu critério: se quiser uma geleia lisinha, dá para fazer também, nas explicações do preparo faço o alerta para quem preferir assim.

Geleia de jabuticaba
(Rende cerca de 500 ml de geleia)

1 kg de jabuticaba*
2 e 1/2 xícaras de açúcar
Suco de 1 limão

*Medida caseira: é jabuticaba o suficiente para encher um pote de 1 e 1/2 litro, aproximadamente.

Lave bem as jabuticabas, coloque-as, inteiras, em uma panela com água o suficiente para cobrir e leve a fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo (vai espumar) e deixe até as cascas se soltarem da polpa - vá pressionando as frutas com uma colher, as sementes "pulam fora" com facilidade. São cerca de 15 minutos de fervura. Neste ponto, as cascas já terão deixado a água bem roxa também. Passe o conteúdo da panela por uma peneira de metal de trama grossa (se for muito fina vai ficar difícil de passar). Volte com o "suco" de jabuticaba peneirado para a panela e, de bagaço que restou, resgate 1/3 das cascas que ficaram. O melhor jeito de fazer isso é com as mãos, apertando as cascas para garantir que não tem caroço dentro. Quer uma geleia lisa? Pule esse passo e descarte as cascas por completo. Pique as cascas grosseiramente e coloque na panela também. Acrescente o açúcar e o suco de limão, e leve ao fogo baixo. Deixe apurar - vá retirando de tempos em tempos a espuma que se forma na superfície com uma colher - até obter uma calda grossa. Faça o teste do pires para saber quando está pronto (clique aqui e saiba como). Coloque ainda quente em potes esterilizados.



Clique aqui e veja como esterilizar potes de vidro

Tinha 3 potes de vidro de 200 ml e, com o resultado da receita, consegui encher 2 potes por completo e metade de um. Como é uma receita demorada, não vale a pena fazer pouco. Bom mesmo é fazer de muito e presentear o excedente.

O blog anda tãaaao doce, eu sei, mas eu provo que eu também faço receitas salgadas, ou pelo menos já fiz um dia (rs). Clique aqui e veja as receitas.

 Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Geleia de jabuticaba.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...