verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo de tangerina e azeite

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Bolo de tangerina e azeite


Sim, azeite. Tire esse franzido da testa e desfaça a careta que o negócio fica bom mesmo. O nosso amado azeite, campeão nas receitas salgadas, também faz bonito nessa versão doce. O bolo de tangerina (mexerica, bergamota), cítrico, ganha sabor mais "complexo" (???) com o toque de azeite. Você vai fazer, vai sentir o aroma, vai experimentar e constatar que tem algo diferente. E que esse algo é bom, muito bom. É isso, rs. Ficou curioso? Veja a receita a seguir, os ingredientes são simples e ela é fácil de fazer, pois é de liquidificador. Bolo fofinho, saboroso e perfumado em mãos - o cheirinho é incrível -, só resta preparar uma bela xícara do chá preferido e declarar o chá das cinco, a hora que você quiser.


Conseguir comprar tangerina clementine - aquelas bem laranjas e bonitas - a um ótimo preço, na promoção do supermercado. Aliás, as laranjas e suas amigas estavam em promoção, e baixou a louca dos cítricos. Limão taiti, limão siciliano, laranja pera e as tais clementines vieram comigo pra casa e estamos todos muito felizes juntos. Assim sendo, esse bolo poderia ser de limão (do verdinho taiti ou do meu amado siciliano) ou mesmo de laranja. Joga o azeite e seja feliz: combina. No caso de usar os limões, só recomendo que prefira utilizar o suco, e não a fruta inteira. Talvez até dê certo, mas teria medo de jogar tudo no liquidificador.

Bolo de tangerina com azeite
(Rende 1 forma de pudim pela metade)

2 ovos pequenos
1/2 xícara de azeite*
1 tangerina em pedaços (com casca, sem o miolo e sem sementes)
3/4 de xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de fermento químico em pó para bolo

*Escolha um azeite de boa qualidade, extra virgem e de sabor suave.

Lave bem a tangerina, escovando a casca embaixo da torneira e corte-a pelo comprimento em quatro pedaços. Corte o miolo branco de cada pedaço e retire as sementes. Corte cada pedaço pelo meio. No liquidificador, junte (nessa ordem) os ovos, o azeite, a tangerina e o açúcar, e bata bem, até obter um creme homogêneo. Coloque esse líquido em um recipiente e junte a farinha de trigo e o fermento peneirados. Misture bem com uma colher. Coloque em forma untada e enfarinha e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 25 a 30 minutos.

Essa receita é bem pequena, para fazer em forma de bolinhos rende uns seis. Para fazer na forma de pudim "cheia", por exemplo, ou na forma de bolo inglês, faça o dobro da receita.

Quer aprender a fazer bolos caseiros fofinhos e perfumados para o lanche? Quer elevar seus bolos feitos em casa a outro nível de sabor e boniteza? No dia 30 de agosto (sábado), vou dar a Aula de Bolos Caseiros no ateliê Bendita Panela. Truques para não errar na hora de fazer bolos, preparo de coberturas que servirão para várias situações bolísticas e dicas de decoração... tudo isso fará parte da aula, mais a diversão e a necessária degustação de todas as receitas preparadas. Vem cozinhar comigo! Para mais informações e inscrições, visite o site do ateliê (www.benditapanela.com.br).


A cobertura de cream cheese é uma das receitas que serão ensinadas na aula, combina bem com o bolo de tangerina e azeite!



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo de tangerina e azeite.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------

A receita original veio DAQUI.

Um comentário:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...