verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Torta de maçã em camadas

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Torta de maçã em camadas


Quer uma receita para o lanche que seja gostosa e, ao mesmo tempo, saudável? A torta de maçã em camadas leva muita fruta, pouco açúcar e farinha. Pode comer a fatia quente com uma bola de sorvete de creme que nem vai enfiar tanto o pé na jaca. Só um pouquinho. Recomendo com força que, depois de frias, as fatias de torta de maçã sejam aquecidas no micro-ondas antes de comer. Você verá o cheirinho bom de maçã com canela que sobe com o vapor do bolo quente. Pode acompanhar de chá - quente ou gelado -, pode acompanhar de café. Só não pode deixar de experimentar. Veja com detalhes como fazer a torta de maçã em camadas e desenformar bonitinho.

A receita da torta de maçã em camadas é prima-irmã da torta de banana diferente (clique aqui e veja a receita), a ideia é exatamente a mesma e tudo vai depender se você tem mais bananas ou maçãs sobrando.

Torta de maçã em camadas
(Rende uma forma redonda de 20 cm)

6 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de farinha de linhaça (opcional)
2 colheres de sopa de granola (opcional)
3 colheres de sopa de açúcar mascavo (pode ser açúcar branco)
1 colher de sopa cheia de margarina
1/2 colher de sopa de fermento químico para bolos
2 ovos
150 ml de leite
5 maçãs pequenas em fatias
2 colheres de sopa de uvas-passas (usei das brancas)
Canela em pó

Para evitar que as maçãs escureçam, clique aqui e veja a dica

Em um recipiente, junte a farinha de trigo, a farinha de linhaça, a granola, o açúcar, a margarina e o fermento, misture, "beliscando" com as pontas dos dedos, até formar uma farofa grossa. Em uma forma de fundo removível - forrada no fundo com papel manteiga e untada com margarina no fundo e nas laterais -, faça uma camada de fatias de maçã. Coloque metade da farofa por cima. Faça outra camada de maçã, outra de farofa e termine com uma camada de maçã. Salpique as uvas-passas por cima. Separe as claras e as gemas dos ovos, bata as primeira em neve e depois misture as gemas delicadamente, para não perder o aerado. Junte o leite e misture com leveza também. Derrame essa mistura líquida por cima das camadas de maçã e farofa, despejando devagar por cima de toda a forma. Aguarde um pouco para o líquido se assentar. Polvilhe canela por cima. Forre a forma com papel alumínio por fora para proteger de vazamentos (seguro morreu de velho). Leve a forno médio-baixo preaquecido por cerca de 40 minutos. Para desenformar, passe uma faca rente as laterais, retire a torta com o fundo e tente "escorregar" a torta do fundo da forma para o prato. Na dúvida, acomode a torta com fundo e tudo no prato e não se fala mais nisso, rs.


Usei as maçãs com casca e tudo, por preguiça de descascar, mas vale a pena o esforço: fica bem melhor de fatiar a torta se você descascar as frutas. Na farinha dos ingredientes secos, também pode entrar qualquer tipo de castanha (nozes, amêndoas...qualquer uma vai bem), aveia em flocos, um pouco de cacau em pó para uma torta com chocolate, ameixas picadas, coco ralado etc. Dá para inventar bastante e vai sair uma delícia.

Para presentear na Páscoa!

A Doceria Casa, Coisas e Sabores, loja do blog, está com ovos de palha italiana embalados em tecido e caixa com seis ovos de palha italiana, presentes diferentes e caprichados para a Páscoa.

Encomendas e informações: loja@casacoisasesabores.com.br

Ovo de Páscoa grande
Concurso de aniversário do blog

Quer cozinhar com o Jamie Oliver? Confira o concurso do aniversário de 4 anos do blog e saiba como correr o sério risco de levar esse livro da foto para casa!
Clique aqui e saiba como participar


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Torta de maçã em camadas.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...