verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Filé de peixe com pesto de coentro e batatinhas

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Filé de peixe com pesto de coentro e batatinhas


A receita de hoje é leve e completa. E fácil, rápida e gostosa. Também posso tentar convencer dizendo que é versátil e mostrando opções de substituição. Acrescento que é saudável consumir peixe e que o conjunto dessa obra nem acrescenta tantas calorias à sua dieta. Pronto, bons argumentos, já que tela não tem gosto nem tem cheiro. O filé de peixe ganhou um molho pesto de coentro - que por si só vale muito! - e batatinhas para acompanhar. A receita pode ser para um jantar especial sem problemas, tem méritos para isso, e o que a gente adora: parece que deu algum trabalho, mas não deu trabalho nenhum. Por isso seu prato especial pode ser na segunda, na terça...veja como preparar!


Usei filé de linguado congelado, mas vai ficar bem bom se você utilizar peixe fresco. Qualquer peixe de sabor suave cai bem: tilápia, corvina, robalo, cherne etc. Você precisa de pedaços de peixe, portanto os filés de peixe congelado que praticamente se dissolvem na panela não vão funcionar. Para eles, tente a receita do Peixe gostoso e prático (clique aqui para ver a receita), que é batata. Quer dizer, a que tem batata é a receita de hoje!

Filé de peixe com pesto de coentro e batatinhas
(Rende 2 porções)

2 filés de peixe (usei linguado, podem ser postas)
Sal
Lemon pepper*
10 batatas bolinha

Molho pesto
1 e 1/2 xícara de folhas de coentro
2 castanhas-do-pará
1 colher de sopa de parmesão ralado
1 dente de alho pequeno
Cerca de 1/2 xícara de azeite

*É um tempero pronto que fica ótimo para peixes, se não tiver, pode substituir por pimenta do reino e raspas/suco de limão.

Batatas: lave bem as batatinhas e cozinhe, com casca e tudo, em água com sal. Não deixe cozinhar demais, para não desmanchar.
Prepare o pesto: você pode juntar todos os ingredientes e socar em um pilão (como fiz), passar no processador ou mesmo no liquidificador. É só bater para ficar uma pastinha. Coloque metade do azeite para bater e junte o restante no final, depois de batido. O azeite deve cobrir a pasta. Reserve esse lindo.
O peixe: tempere os filés com sal e lemon pepper e grelhe dos dois lado em uma frigideira com um quase nada de azeite.
Finalização: salteie as batatinhas cozidas em um pouco de azeite, na mesma frigideira de onde você retirou o peixe. Regue peixe e batatas com o molho pesto de coentro e sirva.



Caso não tenha as batatas bolinha, use batatas comuns cortadas em pedaços grandes, fica igualmente bom!

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Filé de peixe com pesto de coentro e batatinhas.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

9 comentários:

  1. Fiz um pesto de coentro uma vez e achei delicioso. Perfeito para dar um sabor a um peixe branco.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro pesto e assim, com peixe, deve ficar maravilhoso! bjs,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Adri,
    não é só sua comida que é deliciosa, suas palavras lá no meu blog alimentaram meu coração.
    Sem dúvida que também sinto saudades dos tempos de blogosfera, das blogagens coletivas, do carinho das amigas, do ambiente acolhedor que todas nós servimos aos visitantes da nossa casa virtual.
    Mas de fato, dei um passo em frente e me expandi a nível mundial pois para mim a blogosfera estava reduzida a Portugal e Brasil. Agora através dos MOOCs falo com todo o mundo, da Europa à Ásia, passando na Austrália, África e Américas. Tem sido como viajar sem sair do mesmo lugar :) Conhecer outras culturas, outras formas de pensar.
    Os MOOCs são gratuitos, oferecidos por universidades de todo o mundo. Por exemplo, neste momento estou cursando um da Universidade de Jerusalém, outro de Singapura, outro duma Universidade Mexicana, mais outro do Reino Unido e outro dos EUA. incrível, não é!
    Muito alimento para o pensamento :)
    Até mais. Beijo no seu ♥.
    Rute
    (se um dia você começar nos MOOCs, não esquece de me dizer. Pode acontecer cursarmos juntas. Eu e umas meninas criamos um grupo de estudo muito agradável por lá.)

    ResponderExcluir
  4. Kati, concordo contigo, fica perfeito para acompanhar peixe branco! Mas vou te dizer que nas batatinhas...hummm...maravilhoso também :) Bjs.

    Chica, ficou bem leve e saboroso, mas preciso também experimentar com massa, para ver se fica tão bom. Beijos!

    Rute, vejo que seu pensamento está sendo muitíssimo bem alimentado :) Beijo grande! E essa internet é menor do que parece, um dia desses a gente se esbarra num MOOC!

    ResponderExcluir
  5. Um peixinho assim levinho já é muito bom, e com este pesto de coentros, que me deixou bastante curiosa por sinal, ficou divino,
    adorei a sugestão, delícia total!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, a base do molho pesto é tão boa que quase toda folhinha fica uma delícia nessa receita! Na falta do coentro - que acho top para peixes e frutos do mar -, a salsinha também não faz feio :) Beijos!

      Excluir
  6. Que peixinho delicioso! Adoro molho pesto.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...