verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo integral com abacaxi

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Bolo integral com abacaxi


Essa receita é quase um daqueles bolos invertidos tradicionais de abacaxi, só que sem ter que fazer calda de caramelo, sem "inverter" nada e com uma massa enriquecida de fibras. Ok, o negócio ficou um pouco diferente, mas ganhou em nutrientes e em praticidade. O bolo integral de abacaxi é tão fácil de ser feito quanto qualquer bolo simples e fica bem gostoso. Perfeito para servir no café da manhã - recomendo vivamente - ou no lanche da tarde.


Bolo integral com abacaxi
(Rende uma forma redonda de 20 cm)

1 e 1/2 xícara de abacaxi picado
2 colheres de sopa de açúcar (branco)
2 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
3/4 de xícara de açúcar (misturei branco e mascavo meio a meio)
2 xícaras de farinha de trigo
1/3 de xícara de farelo de trigo
1/3 de xícara de amêndoas sem pele picadas*
2/3 de xícara de leite
1/2 colher de sopa de fermento químico para bolos em pó

*No lugar das amêndoas, você pode usar a castanha que quiser. Nozes, castanha de caju, castanha-do-pará, todas caem bem.

À mão ou na batedeira, bata os ovos, o açúcar e a manteiga, até obter um creme liso e homogêneo. Junte a farinha de trigo, o farelo, as amêndoas e misture. Acrescente o leite e bata até homogeneizar. Junte o fermento e apenas misture, não bata mais. Forre uma forma de fundo removível com um disco de papel manteiga (ou unte com manteiga e farinha de trigo) e despeje toda a massa. Misture os pedaços de abacaxi com 1 colher de sopa de açúcar e acomode por cima da massa. Salpique a colher de açúcar restante por cima. Leve ao forno preaquecido a 180° C por cerca de 35 minutos.

Clique aqui e veja as dicas para seus bolos ficarem perfeitos



Você deve estar pensando, "e se eu substituir o abacaxi por banana, pode?". Pode. "E maçã?". Também pode. Nesses dois casos, salpique açúcar misturado com canela e seja muito feliz.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo integral com abacaxi.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

3 comentários:

  1. Gosto de tudo que leva abacaxi Adri, nunca fiz bolo invertido assim, achei uma excelente ideia, e muito mais saudável que o habitual. Os ingredientes são mesmo cheio de nutrientes o que nos dá uma chance de comer mais que uma fatia sem sentir culpa hehe. Ficou lindo. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Rosinha e Teresinha, gostoso e saudável! O abacaxi deixa tudo mais gostoso :) Beijos.

    Josy, é um jeito de fazer o bolo de abacaxi que a gente gosta de um jeito mais prático, na verdade não precisa nem inverter nada, rs. Beijoca.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...