verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Sopa betacaroteno (de abóbora e cenoura)

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Sopa betacaroteno (de abóbora e cenoura)






Eu sei que o tempo não anda muito de sopa, ainda mais considerando que essa postagem sai um dia depois de o Rio de Janeiro registrar o 2º dia mais quente do ano, mas tenho bons argumentos. O betacaroteno é um importante aliado contra o envelhecimento, ajuda no bronzeado e a sopa ainda é pobre em calorias e pode ser consumida fria. Sim, a sopa betacaroteno pode e deve fazer parte do seu projeto verão e da sua vida! É muito simples de fazer e com toques de sabor que farão sua sopa de abóbora com cenoura sair da mesmice. Nas noites frias, pode tomar essa sopa bem quentinha que ela ainda reforça o sistema imunológico diante das baixas temperaturas. Sem desculpas, é uma refeição leve para inverno ou verão. Aprenda a preparar a sopa de abóbora com cenoura e veja qual foi o acompanhamento.

A horta (ou o horti...fruti) foi bem generosa comigo: consegui um pedaço de abóbora estupidamente laranja, muito macio e doce, doce...quase virou essa receita AQUI. Mas, como precisava jantar, mantive os planos iniciais e tomei a sopa quentinha em meio a um calor de 40 graus. Suava e suava. No outro dia, fui mais esperta e consumi a sopa fria. Fica deliciosa das duas maneiras.

Sopa betacaroteno (de abóbora e cenoura)
(Rende 4 porções)

Cerca de 700 g de abóbora sem casca em cubos grandes
1 cenoura média sem casca em cubos
Raspas e suco de 1 laranja pequena
2 colheres de sopa de cebola picada
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de azeite
1/2 pacote de Sazón Sabor do Nordeste (opcional)*
Cerca de 1 e 1/2 litro de água
1/2 colher de café de curry
Sal
Salsinha picada
2 colheres de sopa de creme de leite (opcional)

*Ganhei um pacote desse Sazón no Encontro Gourmet e, apesar de não ser muito fã de tempero pronto, resolvi experimentar por ter coentro e um toque picante, dois sabores que adoro. Você pode usar um caldo de legumes caseiro ou mesmo meio cubinho de caldo de legumes.

Em uma panela, refogue a cebola no azeite até esta ficar transparente. Junte o alho e deixe dourar. Acrescente a abóbora e a cenoura, juntando água até cobrir (cerca de 1 e 1/2 litro). Acrescente as raspas e o suco de laranja, o curry, o Sazón e acerte o sal. Deixe em fogo médio até a abóbora e a cenoura ficarem bem macias, com a primeira desmanchando. Triture na própria panela com o mixer ou bata no liquidificador. Volte ao fogo para apurar por mais uns 15 min. Acrescente o creme de leite, polvilhe a salsinha e sirva.

Como usei creme de leite em caixa e coloquei na hora da fervura, ele talhou e ficou em bolinhas. Nada que comprometa o sabor, mas, para um resultado perfeito, use o creme de leite fresco - esse pode ser fervido - ou acrescente o creme de leite com o fogo apagado. Ah, a pressa...



Acompanhei a sopa de um snack bem diferente e muito, mas muito, fácil e rápido de se fazer. Fique de olho na receita que ela vai fazer sucesso na sua casa. Receita no blog na sexta-feira :)

Atualização: clique aqui e confira a receita dos nachos caseiros, que fica uma delícia para acompanhar essa sopa ou como petisco.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Sopa betacaroteno (de abóbora e cenoura).

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------

Fonte: revista Saúde

3 comentários:

  1. Adriana aqui em casa marido não quer saber de estação do ano, sempre adora uma sopinha. Esta está com cara de delicia!

    ResponderExcluir
  2. Que delícia. Adoro a combinação da cenoura com a abóbora.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    ResponderExcluir
  3. Teresa, o bom é que essa sopa pode ser quente ou fria, dá para fazer o ano inteiro :) Também sou fã de sopa! Beijos.

    Ana, essa combinação fica bem gostosa, cremosa e leve, uma delícia mesmo :) Beijos.

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...