verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Ciambella, bolo italiano com iogurte da Nigella

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ciambella, bolo italiano com iogurte da Nigella






Olha a Nigella outra vez por aqui. Na verdade, Nigelissima, pois a receita do bolo ciambella é do programa da diva no qual ela apresenta sua pegada italiana e interpreta vários pratos com essa inspiração. Dito isso, não sei se o ciambella que apresento a seguir é o original, mas posso garantir que é uma versão deliciosa e muito fácil de fazer. Está na saga por um bolo diferente? Eu sempre estou, porque gosto de bolo e de experimentar novas receitas. Junte a essa vontade um bolo úmido, de consistência única, com sabor de iogurte, baunilha e limão. Ótima companhia para um chá ou café. Perfeito. Grazie, Nigella!

Fui depois pesquisar sobre esse bolo italiano, e vi que ele é classificado como um clássico bolo em formato de anel, para preparar em forma própria para savarin. Subestimei a quantidade de massa e achei que ficaria pouca para as formas de anel que eu tenho, então fiz na forma de bolo inglês, menor. Ledo engano. A receita rende um bolo pequeno, mas ainda assim encheu a forma. O bolo não cresce tanto, e depois ainda abaixa de leve. Bem, tirando o fato de eu ter abstraído a tradição do bolo em anel, o ciambella tem consistência de um pudim esponjoso, bem delicado, fica no meio termo entre o bolo e o pudim, tendendo mais para o primeiro. Faça, você vai entender :)

Ciambella
(Rende um bolo pequeno)

3 ovos
1 pote de iogurte natural (180 g)
2 medidas do pote de açúcar (usei 1 e 1/2 pote)
1 medida do pote de óleo vegetal (usei 1/2 pote)
1 medida do pote de amido de milho*
1 colher de chá de extrato de baunilha
Raspas de 1/2 limão siciliano
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

*Nigella diz no vídeo que o tradicional é usar fécula. Queria ter usado só fécula, mas não tinha a quantidade suficiente, então acabei usando fécula de batata e amido de milho, meio a meio.

Separe as claras das gemas e bata as primeiras em neve. Reserve. Em outro recipiente, bata bem (usei a batedeira, mas no braço também funciona) as gemas, o iogurte e o açúcar. Junte o óleo e o amido de milho e bata mais um pouco. Acrescente a baunilha e as raspas, aí é só misturar com a colher. Junte cerca de 1/3 da clara em neve e misture vigorosamente com colher ou fouet, nessa etapa você vai praticamente destruir o aerado das claras em neve. Acrescente o restante das claras em neve e, aí sim, incorpore na massa do bolo delicadamente, em movimentos de baixo para cima, até ficar bem agregado. Coloque a massa em forma untada e enfarinhada e leve a forno médio-baixo preaquecido (a temperatura que você usa para bolos, geralmente 180º C) por 25 a 35 minutos. Faça o teste do palito, deve sair seco. Polvilhe açúcar de confeiteiro antes de servir.

Veja como fazer o teste do palito e outras dicas para o bolo perfeito 



Tenho a impressão, vendo o vídeo, que a Nigella usou um pote de iogurte de cerca de 150 g. Usei um pote maior, mas, como praticamente todos os ingredientes são medidos por ele, independente do tamanho do pote ficará proporcional. Diminuí a quantidade de açúcar e de óleo para não ficar tão doce nem tão gorduroso.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Ciambella, bolo italiano com iogurte da Nigella.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-------------------------------------------------------------

A receita original da Nigella está AQUI.

4 comentários:

  1. Esse bolo é daqueles bem molhadinhos, um delírio!! Adorei! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. A cara do bolo está ótima, bem que eu merecia comer um pedacinho desse bolo e se vier acompanhado com um xícara de cafe fresquinho nossa!!!
    Fiquei com água na boca.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida Adri, estou em falta com você, primeiro fiquei doente,, me afastei do blog, depois foi o casamento da minha filha, fiquei ausente mais de 1 semana, e as visitas foram ficando mais difíceis, andei passando por aqui, sem deixar comentários, mas hoje tinha que vir pra falar que não te esqueci não viu? Inclusive esse bolo ficou lindo adoro bolos assim e se é receita da Nigella não tem erro. Bela receita, levo comigo. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  4. Chica, é molhadinho e tem uma consistência muito diferente, difícil de explicar...só sei que é simplesmente perfeito para um café :) Beijos!

    Lourdes, claro que merece! No dia em que a gente conseguir enviar as coisas pela internet muitos problemas serão resolvidos! Mas o café fica por sua conta, ok? Tem que ser coado e o meu é meio caído, rs. Beijos!

    Josy, imagina minha querida, soube de tudo porque, apesar de não conseguir comentar sempre, também passo sempre no seu blog. Tô ligada! Rs. Seu carinho quando chega sempre é muito bem-vindo :) Beijo!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...