verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Dia Mundial do Pão: pão de chocolate

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia Mundial do Pão: pão de chocolate






No Dia Mundial do Pão, comemorado hoje (16 de outubro), o Casa, Coisas e Sabores se une a blogs do mundo todo para publicar sua receita de pão. O pão de chocolate não chega a ser um pão doce, ele é quase neutro e aceita bem acompanhamentos salgados. O adocicado é bem de leve e o que sobressai é o sabor do chocolate em si, em um pão macio, de casca fina e sabor marcante. Em uma ação que acontece desde 2006, blogueiros postam e reúnem suas receitas de pão para lembrar a data, homenagear esse alimento tão emblemático e agradecer pelo pão de cada dia, que falta na mesa de tantas pessoas.


A ação do blog alemão Kochtopf acontece desde 2006 e, este ano, busca alcançar a meta de 365 receitas de pão, uma para cada dia até o próximo 16 de outubro.



A receita original era bem maior e rendia 1 kg de massa, fiz em uma versão bem reduzida. Não duvide em aumentar a receita se quiser que ela tenha um rendimento melhor. Aqui os comensais são poucos, então preciso fazer poucas porções. São 15 minutos de sova, avalie o custo-benefício, rs.

Pão de chocolate
(Rende 6 pãezinhos)

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (e mais para polvilhar)
1 colher de sopa cheia de fubá
2 pitadas de sal
1 colher de sopa cheia de cacau em pó
1/2 colher de sopa de fermento biológico instantâneo seco
1 colher de sopa de mel (no original, vai melado)
1 colher de sopa de óleo
Cerca de 110 ml de água gelada

Misture todos os ingredientes secos (farinha de trigo, fubá, sal, cacau e fermento) em um recipiente. Junte o mel o óleo e metade da água. Misture com uma colher e vá acrescentando o restante da água aos poucos, conforme a necessidade (usei a água toda). Leve a massa para uma bancada enfarinhada e sove por uns 15 min, polvilhando farinha de trigo de vez em quando, até a massa fica macia, elástica e desgrudar das mãos. Faça uma bola com a massa inteira e deixe descansar por 10 min, coberta por um plástico. Separe a massa em 6 porções e faça bolinhas com cada parte. Coloque em assadeira untada com óleo e deixe os pães descansarem em lugar fechado (como o forno desligado) por 1 hora a 1h30,  até dobrarem de volume. Faça cortes em cruz em cima de cada pão com uma tesoura e polvilhe farinha de trigo. Leve ao forno médio preaquecido e asse por cerca de 15 minutos.


Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Dia Mundial do Pão: pão de chocolate.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------------

A receita original é ESSA, do Bolsa TV.

5 comentários:

  1. Hmmmmmmmmmmque delícia, deu vontade aqui!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. delícia, deve ser um pão super saboroso, bj

    ResponderExcluir
  3. Gamei! Adoro pãezinhos neutros, que dá para comer com tudo e mais um pouco. E nunca comi pão de chocolate, o sabor do cacau deve ficar delicioso... e é sem lactose, eba! Pronto. Atiçou a lombrigaaaaa! Beijos!

    ResponderExcluir
  4. I love chocolate and chocolate in bread is even better! Obrigado por participar na World Bread Day 2013!

    ResponderExcluir
  5. Chica, bem gostoso e diferente :) Beijos!

    Angela, o sabor do chocolate aparece sem ser aquele pão extremamente doce, sabe? Gostei tanto que trouxe para o blog :) Beijos.

    Ana, obrigada pela visita! Beijos.

    Zorra, you are completely right! Thanks for the invite, it´s a amazing blogging :)

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...