A combinação é tentadora: carne seca com queijo coalho. E essa dupla campeã também se uniu lindamente nessa lasanha cremosa e deliciosa. O mais "difícil" da receita é lidar com a carne seca, mas, com as dicas que indico para dessalgar e desfiar, ficou mais rápido e menos trabalhoso. De resto é tudo coisa simples. E massa é prato único, facilita muito a vida na hora de preparar o almoço ou o jantar, neste caso, especial e no capricho. A lasanha de carne seca com queijo coalho é muito saborosa, ótima opção para sair dos sabores de sempre da lasanha - prato que agrada 97,45% das pessoas - e surpreender a família.
Seja forte: resista à tentação de cortar o queijo coalho que você comprou para a receita em pedaços e tostar na chama da boca do fogão. Essa operação é um clássico de família. Quem frequenta as praias cariocas sabe o poder do queijo coalho tostado, impossível resistir. Eu fui forte... mentira, comprei a mais, sobrou e vou tostar em pedaços na boca do fogão, cada pedaço espetado no garfo com cabo de madeira, que sou gato escaldado de queimar a mão no garfo todo de metal.
Lasanha de carne seca com queijo coalho
(Rende 4 porções)
Recheio
500 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada* (Veja depois da receita como agilizar esse processo)
1 colher de sopa de cebola picada
Azeite
1 tomate picado
1 colheres de sopa de azeitona picada
1 pacote pequeno (200 g) de macarrão para lasanha
150 g de muçarela
200 g de queijo coalho ralado
500 ml de molho branco (ralo)
Clique aqui e aprenda a fazer molho branco
Recheio: refogue a cebola no azeite, junte a carne seca, o tomate e a azeitona. Deixe refogar um pouco e reserve.
Montagem: em um refratário, coloque um pouco de molho branco no fundo e acomode uma camada de macarrão de lasanha (a que usei não precisa cozinhar). Por cima, coloque mais molho e faça uma camada de recheio e espalhe queijo coalho. Repita as camadas de macarrão, molho, recheio e queijo coalho. Usei o recheio em três partes. Finalize com uma camada de macarrão, molho e queijo muçarela. Se tiver sobrado molho (seja generoso no molho por cima das camadas de macarrão!), despeje pelas laterais da travessa. Leve a forno médio por 20 a 30 min, até o queijo por cima dourar.
*Saca só a aceleração do processo da carne seca: você vai lavar a carne seca na pia, cortar em cubos, descartando alguma gordurinha aparente, e colocar na panela de pressão. Cubra os cubos com água e, para essa quantidade, coloque 1 e 1/2 colher de sopa de sal. Sim, de sal. Confie. Leve a panela a fogo médio, sem tampar (não vai pegar pressão agora). Pouco antes de ferver e borbulhar, vai ter formado uma espuma branca na superfície, por meio das bolhinhas que foram subindo. Desligue o fogo, dê uma misturada na água e deixe a carne lá quieta por 1 minuto. Passado esse tempo, escorra a água, lave os cubos de carne e volte-os para a panela. Coloque água limpa, uns dois dedos acima do nível da carne, tampe a panela e leve para pegar pressão. Chiou? Conte 30 min e apague o fogo. Deixe a panela descansando mais 10 min. Retire a pressão, abra a panela, descarte a água. Para desfiar sem trabalho, tampe a panela de pressão e chacoalhe por 1 min - força nesses braços! Por aqui, a carne não ficou totalmente desfiada, mas talvez porque a carne fosse gordurosa, pois justamente a carne presa na gordura que ficou sem desfiar e tiver que ir no manual. Mas o chacoalhar ajudou a adiantar o serviço. A carne ficou bem dessalgada, no ponto. Não coloquei mais sal na receita e ficou bom de sal.
Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Lasanha de carne seca com queijo coalho.
Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este localizado no final da postagem
----------------------------------------------------------------
Peguei a dica de dessalgar a carne seca no blog Delícias 1001 (AQUI). A dica de desfiar de forma prática foi do blog da Adriana Lafetá (AQUI).
Eu sou super fã de lazanha essa tá linda
ResponderExcluirabraço
Daniel
www.feitonahora.com
Lasanha assim não comi.Parece ótima e delicia pura! beijos,chica
ResponderExcluirQUER ME MATAR COM ESSA LASANHA? (falei gritando mesmo, pq dá até tristeza de olhar essas fotos e lembrar qual é a marmita de hoje.... kkkkkkk)
ResponderExcluirAMEI AMEI AMEI... que delicia... :)
Oi querida
ResponderExcluirNossa, faz tanto tempo que não como queijo coalho, que cheguei a salivar somente em imaginá-lo - hehehe!
A tua lasanha ficou muito rica, bem brasileira e com um excelente aspecto!
Bjo grande
Léia
Daniel, aqui em casa lasanha também faz sucesso, essa é especial :) Beijos!
ResponderExcluirChica, experimenta! Vale muito a pena, no caso sou suspeita porque adoro carne seca :) Beijos.
Carla, tem que aproveitar os dias das vacas gordas porque os das vacas magras são muitos...filosofia de vida! Hahaha. Agora, por exemplo, tô na sua mesma situação, o mundo dá muitas voltas. Morre não, quero ver lasanha na sua cozinha!!!! Beijo.
Léia, queijo coalho é uma das (muitas) coisas deliciosas que são coisa nossa :) tomara que você possa matar a saudade dele logo...beijos!