verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Bolo mármore de cenoura e chocolate

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Bolo mármore de cenoura e chocolate


Bolo de cenoura com chocolate é coisa que 94,7% das pessoas amam. Já o bolo mármore é queridinho de gerações e gerações, bolo de vó, bolo de mãe. Agora junta as duas ideias em um bolo só. Sucesso garantido! O bolo mármore de cenoura e chocolate fica com visual bem bonito, é muito gostoso, nutritivo e fácil de fazer. Um cuidado de leve na forma de montar e você sai de uma categoria de bolo de cenoura para outra, diferente e perfeita para abalar corações no lanche ou no café da manhã. A necessária cobertura de chocolate está lá, também campeã nos quesitos gostosura e praticidade.

A base dessa receita é o bolo de cenoura da Helena Gasparetto, infalível e certeiro. Assim, qualquer invencionice tem muita chance de dar certo :)

Clique aqui e veja a receita de bolo de cenoura, versão bolinhos

Bolo mármore de cenoura e chocolate
(Rende uma forma de bolo com furo padrão)

Massa
1/2 xícara de óleo (usei de milho)
4 ovos pequenos
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/2 de colher de chá de sal
1 colher de chá de extrato de baunilha
4 xícaras de cenoura sem casca em rodelas*
2 e 1/2 colheres de sopa de cacau em pó
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico em pó para bolos

Cobertura
1 barra de chocolate ao leite (150 g)
4 colheres de sopa de creme de leite

*Cerca de 3 cenouras médias em rodelas

Massa: no caso dos líquidos, o procedimento é o mesmo do bolo de cenoura, coloque no liquidificador óleo, ovos, açúcar, sal, baunilha e cenoura, nessa ordem. Bata (primeiro no pulsar, depois em velocidade baixa) até obter um creme homogêneo. Retire metade do creme e coloque em um recipiente. Aqui obtive 1 litro de creme (medido pelo copo do liquidificador), então coloquei meio litro. Bata o creme que restou com o cacau em pó e coloque a mistura em outro recipiente. Você vai dividir a farinha de trigo e o fermento e colocar metade em cada recipiente: 1 e 1/4 de farinha de trigo e 1/2 colher de sopa de fermento (peneirados) em cada parte de creme. Misture com colher de pau até homogeneizar cada um. Em forma de furo untada e enfarinhada, coloque metade da massa de cenoura, metade da massa de chocolate, o restante da massa de cenoura e o restante da massa de chocolate. Leve a forno preaquecido médio-baixo (180 ºC) por cerca de 30 minutos.
Cobertura: veja AQUI como preparar.
Espalhe a cobertura por cima do bolo já frio e, se quiser, decore com chocolate granulado ou confeitos.



Para cobrir o bolo, você pode preparar também um brigadeiro mole ou fazer a calda de chocolate, que é mais tradicional. Para esse último, prepare ESSA receita e deixe o ponto mais ralo.



Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Bolo mármore de cenoura e chocolate.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

6 comentários:

  1. Uma bela ideia essa.Dá um toque a mais ao bolo de cenoura! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Esse bolo parece uma tentação ... e com um cafézinho !!!


    abraço
    Daniel Deywes
    www.feitonahora.com

    ResponderExcluir
  3. Que ótima combinação Adri. Chocolate, cenoura não tem como não ficar bom, no visual e no sabor. Ainda com essa cobertura divina, aí não prestou mesmo kkkk Muita tortura. Adorei. Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Chica, se já era bom, ficou ainda melhor :) Um beijo!

    Daniel, cafezinho, coca-cola gelada ou suco de laranja (sempre achei que bolo de cenoura combina!), não pode é não experimentar. Beijos.

    Josy, costumo fazer o bolo de cenoura sem cobertura, para não ficar menos puxado, rs, mas esse era para um ocasião especial, merece! Beijinho!

    ResponderExcluir
  5. Estou apaixonada por tudo, nunca mais saio daqui!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Susi! Fica, fica, fica! Rs. Fico muito feliz que tenha gostado, seja bem-vinda e apareça na "Casa" sempre que quiser :) Beijos.

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...