verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Receita 4 ingredientes: caipirinha

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Receita 4 ingredientes: caipirinha


Semana chegando ao fim e todo o estresse acumulando dá lugar à expectativa de um final de semana inteiro pela frente. Sexta-feira é um dia feliz e, para comemorar, nada melhor do que a brasileiríssima caipirinha. É uma bebida muito fácil de preparar - porém tem seus segredinhos para ficar nota 10 - e altamente democrática: dá para usar uma variedade de frutas e, assim, ter sabores diferentes a cada vez. E sem entrar na discussão se isso é caipirinha ou não, que não estamos aqui para isso. No entanto, em seguida vamos mostrar como fazer a versão mais tradicional da bebida, com cachaça e limão. No mais, fique à vontade para saborear a versão que mais gostar. A minha é essa, tradicional, simples e perfeita.


Não quero entrar também no mérito do jeito correto de fazer caipirinha. Tem gente que usa o suco de limão e bate na coqueteleira com os outros ingredientes, tem gente que apenas junta esses ingredientes todos, tem gente que usa uma espécie de calda de açúcar... não quero nem passar perto desse vespeiro. Vou mostrar o jeito que aprendi e que dá o resultado de que mais gosto. Abaixo da receita, umas dicas para melhorar suas habilidades de mestre da caipirinha. (Acredite, saber fazer caipirinha te torna conceituadíssimo nas festinhas, rs).

Caipirinha
(Rende 1 porção)

1 limão
1 colher de sopa (cheia) de açúcar
6 pedras de gelo
½ xícara de cachaça

Corte as duas extremidades do limão (o topo e embaixo). Corte o limão em quatro pedaços, pelo comprimento, e corte o miolo branco de cada pedaço. Corte cada pedaço ao meio, resultando em oito pedaços. Macere direto no copo - com pilão ou coisa que o valha - os pedaços de limão (com casca e tudo) e o açúcar, até soltar bastante suco. Junte o gelo e derrame a cachaça por cima. Mexa de leve com uma colherinha e sirva imediatamente. Essas medidas deixam a caipirinha bem suave no álcool. Você pode diminuir a quantidade de gelo (ele ajuda a diluir a cachaça) e/ou aumentar a quantidade de cachaça. Um limão por copo é uma boa dose, senão o gosto fica fraquinho demais.

Dicas
O limão: o mais tradicionalmente usado é o limão taiti, dos comuns, verdinho. Escolha os que têm casca fina e lisa, costumam ter mais suco. Quer usar limão galego, siciliano ou aquele do pé do seu quintal? Não me vá passar vontade!
O pilão: recomendo com força ter um pilãozinho de madeira exclusivo para suas caipirinhas. Há para vender uns jogos para caipirinha que não são caros, alguns vêm até com uma tábua pequena para cortar os limões. Deixe o pilão de alho/temperos fora dessa jogada.
O copo: os mais baixos facilitam na hora de macerar. Sabe aquele copo americano, de boteco? É perfeito e estiloso.
A coqueteleira: se você for fazer caipirinha de alguma fruta mais "mole" (morango, kiwi...), acho que vale mais a pena bater tudo na coqueteleira, porque macerar vai esmigalhar muito a fruta. Já no caso do limão, sou mesmo entusiasta de macerar no copo.
A cachaça: sempre da melhor qualidade. Não tem jeito: uma boa cachaça, seja a branca ou a envelhecida (amarelada), sempre vai fazer uma caipirinha melhor, por isso coloque esse custo benefício na balança. 
A festinha: quer abalar na sua festinha? Arrume em uma mesa potes com frutas (limão, tangerina, morango, kiwi, abacaxi...), garrafas de cachaça, açúcar, copos, pilão e um balde com gelo. Quer ser diferenciado? Deixe também potes com folhinhas de hortelã, de manjericão e pedaços de gengibre. Cole na parede um cartaz com sugestões de combinação para as caipirinhas. Deixe lá à disposição dos seus convidados e a mágica acontece sozinha. Sucesso!

Essa receita tinha sido elaborada com exclusividade para o e-book Receitas Práticas, que reúne uma seleção de receitas do blog e foi disponibilizado para comemorar o 2º aniversário do Casa. Como ainda não tinha aparecido no blog, achei que era a hora, porque, afinal, hoje é sexta-feira!

Clique aqui e conheça o e-book Receitas Práticas

Não custa lembrar: bebida e direção não combinam, não coloque em risco a sua vida e - principalmente - a de quem não tem nada a ver com sua bebida. Bom mesmo é beber com moderação e voltar de táxi. Melhor ainda é nem sair de casa, taí em cima as dicas todas para fazer a caipirinha no conforto do seu lar.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Caipirinha.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

------------------------------------------------------------------------------

Além da experiência de cachaceira adquirida, vi AQUI mais algumas dicas para arrasar na caipirinha.

ESSE post do Papo de Bar tem algumas variações da caipirinha e receitas para implementar. 

4 comentários:

  1. Muito boa! Adoro no verão!v beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Adoro caipirinhas! :))
    Beijinhos
    http://comidinhasdakelly.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Adri!
    Hoje a noite vou preparar uma feijoada "light" :D para amanhã e, lógico tem que ter caipirinha. Eu gosto de fazer com vodka, mas maridón gosta com cachaça. Faço macerada como você e a única diferença é que depois de tirar as tampas dos limões, retiro também a parte mais grossa do miolo - a que corta o centro do limão, pois essa terminação do bagaço, deixa a caipirinha amarga. Quando encontro no mercado, trago para casa lima da pérsia. Hum...
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Luma! Também recomendo tirar o miolo dos limões, para evitar o amargor ("Corte o limão em quatro pedaços, pelo comprimento, e corte o miolo branco de cada pedaço".). "Nem" invejei sua feijoada com caipirinha...mentira, combinação perfeita, que inveja! Rs. Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...