verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Canja de galinha

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Canja de galinha


Supra-sumo da comida de mãe/vó, a canja de galinha está longe de ser comida de doente. Embora seja realmente reconfortante e nutritiva, embora leve, é difícil resistir a um prato de canja caprichada seja qual for sua situação de saúde. Quando o status é "sentindo frio", então, não tem nada melhor. A receita é fácil, leva ingredientes bem simples, mas o pulo do gato é o capricho no tempero. A canja de galinha que vem adiante é livre do caldo em cubinhos e leva itens a mais em comparação à receita tradicional, mas, em seguida, indico o básico dos básicos de canja de galinha, para fazer em momentos de mais pressa.

Fato é que a canja de galinha ajuda mesmo a combater gripes e resfriados, santa sabedoria das nossas mães. A carne de frango cozida libera uma substância que ajuda na expectoração, além de que os carboidratos, proteínas e vitaminas presentes no prato ajudam o corpo a se hidratar e se recuperar da doença. Não vamos esperar uma gripe para ter canja de galinha. Não vamos esperar nem o frio, se não estiver quente já está valendo. Quer coisa mais gostosa, leve e confortável para o jantar?

Canja de galinha
(Rende 3 porções - bem servidas)

1 xícara de frango desfiado*
Carcaça (ossos, sem pele e gordura) de um frango*
Cerca de 1 e 1/2 litro de água
1 colher de sopa de cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite
1 e 1/2 xícara de arroz cozido**
1 cenoura média ralada ou em pedacinhos
1/4 de xícara de ervilha congelada
1 tomate picado
1/2 colher de café de páprica picante
Sal

*Essa canja saiu das sobras de um frango assado, então separei a carne dos ossos, descartei pele e gordura e desfiei. A carcaça que sobrou, também bem limpa, foi aproveitada no caldo. Se você não tiver sobras, cozinhe os pedaços de frango - recomendo que seja sem pele - com os temperos básicos do seu costume (alho, cebola, sal, pimenta do reino...), separe a carne dos ossos para desfiar e aproveite os ossos e o fundinho da panela do cozimento para preparar o caldo.
**Olha mais um aproveitamento de sobras! Você também pode usar o arroz cru, lavado.

Caldo: em uma panela grande, em fogo médio, refoque a cebola e o alho no azeite, junte a água e coloque a carcaça de frango. Ferveu? Deixe cozinhando por uns 40 min em fogo baixo, para apurar o sabor. Coe o caldo com uma peneira (de metal, pois o caldo é quente) ou apenas retire os ossos com uma escumadeira. Volte com o caldo para o fogo baixo, acrescente todos os outros ingredientes e deixe cozinhar por mais cerca de 20 minutos, dando uma mexida de vez em quando. Se você usou o arroz cru, deixe até que este fique bem cozido.

O básico da canja leva frango, cenoura, batata, arroz e salsinha. Dispensei a batata porque achei carboidrato demais para uma "não doente". Você pode, em vez de fazer o caldo, dissolver um cubo de caldo pronto de frango ou de legumes na quantidade recomendada de água, aí nem precisa apurar, o sabor é instantâneo. Não sou muito fã nem do sabor nem da quantidade de sal dos cubinhos, mas há de diversos tipos - inclusive alguns com menos sal - e são práticos.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Canja de galinha.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

-----------------------------------------------------------

Fonte de pesquisa: http://gnt.globo.com/bem-estar/noticias/Canja-de-galinha-realmente-ajuda-a-combater-a-gripe.shtml

4 comentários:

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...