verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Quase um globo de Natal faça você mesmo

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quase um globo de Natal faça você mesmo


É muito provável que você que está lendo, se gosta de executar trabalhos manuais, já fez alguma coisa que tinha tudo para dar certo...se não tivesse dado errado. Sou dessas e já aconteceu muito disso comigo. Mas resolvi compartilhar minha experiência com o quase globo de Natal feito em casa porque o que parece ser um projeto muito fácil tem suas sutilezas. Acompanhe o raciocínio.

Quem gosta de trabalhos craft já deve ter visto por aí um projeto para fazer globos de Natal, com neve, glitter etc., usando potes de conserva reaproveitados. Achei a ideia ótima e fofa, e guardei para executar um dia. Fracasso. Veja bem, não estou dizendo que é impossível executar o globo em casa, e sim que não é tão simples quanto pensa.


A água, esse líquido indispensável para a vida, mas arruinadora de projetos craft. Explico: comprei enfeitinhos 1,99, separei o potinho com tampa e, toda pimpona e armada de cola quente, lá fui eu montar meu cenário natalino para o globo de Natal. Cortei uma rolha para usar de pedestal para os enfeites e, assim, conseguir alturas diferentes. Montei as partes do cenário e colei com cola quente no verso da tampa do pote. OK, tudo bem. Peguei o vidro do pote, enchi de água - ah, a água - quase até a boca, salpiquei glitter e isopor que esmigalhei com as unhas. Legal, pensei eu, coberta de fiapos de isopor. Pus cola quente na boca do pote e encaixei a tampa com os enfeites colados, que ficaram de cabeça para baixo. Reforcei com cola quente na junção do pote com a tampa. Deixei assim, pote em posição "normal", por umas horas, depois virei de ponta-cabeça e deixei uma noite, para no outro dia verificar se estava vazando.

No outro dia, a água tinha feito seu "trabalho": os pedaços de rolha e os filetes de isopor tinham inchado, a árvorinha de Natal do cenário soltou tinta e corou tudo de esverdeado, inclusive o ursinho, que era branco, e a água, que ficou turva. A bolinha que o ursinho segurava era de isopor, descorou e descolou, ficou boiando. O vidro não ficou vazando, mas se você chacoalhar sai água não sei de onde. Um Natal meio dark o do meu globinho, com ursinho Hulk e tudo.



Em vez de chorar o leite derramado, soluções: talvez enfeites de vidro ou de plástico que não solte tinta sejam mais adequados. Para vedar o pote, silicone de vedação (usado em reparos de construção). Já encarece o nosso trabalho.

Outra opção, que também fica bem simpático, é fazer o pote sem água, como se fosse uma redoma de vidro para seu cenário de Natal. Simulei algo do tipo e achei que ficou bem interessante - e mais seguro - para enfeitar a casa ou dar de presente. Para mim, já deu de globo de Natal, mas se alguém quiser tentar, se tem ideias para dar certo ou se já fez e foi mais esperto que eu, deixe um comentário para nos contar :)



Não costumo colocar o que dá errado aqui no blog e isso não quer dizer que tudo sempre saia perfeito. Pelo contrário, daria outro blog. O globo de Natal entrou porque é um projeto aparentemente fácil e, executado do jeito mais fácil que pude pensar, não deu muito certo. O bom é perceber que, ao longo do tempo, as falhas vão diminuindo e que muitas vezes, quando dá errado, você sabe exatamente o que aconteceu. Isso mostra que estou aprendendo. Sempre, a vida toda.

Confira o post original publicado pelo Casa, Coisas e Sabores: Quase um globo de Natal faça você mesmo.

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem

12 comentários:

  1. Adorei o post. Pena que não foi muito fácil, teria ficado lindo. Mas tb achei a ideia do pote sem água interessante, talvez respingar spray de neve desse um toque legal. Mas eu não vou ter coragem de testar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adri, cheguei aqui hoje e já gostei. Gosto de sinceridade, afinal a gente tem que mostrar o que não dá certo também, assim que vê decide se quer mesmo tentar. E para falar a verdade, a versão sem água ficou muito mais bonita.

    É que a gente tem mania de copiar os crafts americanos, já tentei várias coisas, muitas não deram tão certo como se esperaria, mas acho que os nossos produtos também não se comparam com o que eles têm lá, vai saber...

    Volto, viu?

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, Adri! Que pena que a experiência não deu certo...mas eu gostei muito da sugestão "seca" achei ótima para oferecer pequenas velas de Natal, por exemplo. Comigo também acontecem muitos desastres e até alguns trabalhos que não saem como eu quero...Quem gosto de fazer homemade tem desses dissabores, mas também tem o contrário, a satisfação quando um trabalho fica lindo e como queremos! Por isso, não desistas! Se eu encontrar algo a respeito destes globos eu digo-te!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi Dri o que valeu foi a intenção, é uma pena que não deu certo, mas ficaram lindinhos os vidros assim, no blog da Cozinha da Nane ela fez algo parecido só que com purpurina. Bjocas um lindo final de semana

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. aiai...Dona dri, até consegui imaginar a sua cara antes e depois do "projeto", rs. valeu a tentativa, o globo ficou gracinha mesmo sem agua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona dri caçula, depois fiquei igual ao ursinho, verde de raiva! Hahaha. Mas ainda vou fazer uns potinhos sem água mais caprichados, aguarde e confie que, se eu conseguir fazer, um deles vai parar na sua casa :) Beijo!

      Excluir
  7. Ale, sem água fica mais seguro, dá para espirrar um spray de neve sem medo, rs. Gostei da ideia, pode ficar um efeito legal no vidro :) Beijos!

    Paula, tem a questão também da confiabilidade. Eu poderia muito bem ter tirado uma foto assim que terminei o globo, ficou lindo e sem problemas, mas quis ver como se comportava com o tempo. Por essas e outras que testo os crafts antes de postar aqui. Se fiz e tive bom resultado, aí então indico. Tenho o maior cuidado com o que posto!
    Obrigada pela visita e pelo comentário, volte sempre que quiser! Beijos!

    Lina, redomas com velinhas são mesmo uma ótima ideia de presente! Quem põe a mão na massa tem dessas, né? Mas até que na maioria das vezes dá certo, e quando isso acontece é mesmo uma vitória :) Eu não desisto, pode deixar, já tenho outro projeto de Natal engatilhado, rs. Se você souber algo do globo, não deixa de vir me contar, quem sabe, com ajuda, não descubro um jeito de dar certo? Beijo!

    Josy, e a tampinha sem a água ficou tão fofa! Mas acabei achando legal a opção sem água, bem mais fácil de fazer e sem risco de erro, viu como errando se aprende? Rs. Vou dar uma olhada na Cozinha da Nane, ver como ela fez :) Beijinho!

    ResponderExcluir
  8. Adore as sugestões, Adri. Super criativas.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriana gostei do seu post. Fez com que os meus globos não tivessem o mesmo problema do seu. Dá uma olhadinha aqui:

    http://www.brasileiros-mundo-afora.com/2012/12/recycling-vidros-conserva.html

    Bjs e Feliz Natal

    Claudia de Berlim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia, puxa, fico muito feliz que meus erros tenham servido para você fazer o seu globo sem problemas! Fui lá conferir e ficaram mesmo bem lindos :) Yes, we can! Rs. Bom saber que, com os cuidados, dá para fazer o globo, que fica tão bonitinho e recicla nossos potes :) Beijos!

      Excluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...