verificador pinterest Casa, Coisas e Sabores: Suflê de banana com licor de chocolate

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Suflê de banana com licor de chocolate


Suflê é coisa difícil de se preparar? Tem muitas etapas complicadas e quase nunca dá certo? Essa receita de suflê de banana com licor de chocolate fará você rever seus conceitos. Com uma rápida olhada na lista dos ingredientes, já dá para perceber que não leva muita coisa e nada que seja muito mirabolante. Olhando mais abaixo, no modo de preparo, nada de "passo 1", "passo 2", "passo 3". De consistência firme e aerada, o suflê que já tem o sabor sempre perfeito da banana ganhou um toque que faz a diferença: o licor de chocolate da Licores Aurich. O que já era especial ficou melhor ainda.

Ganhei da Aurich uma garrafa do licor de chocolate com amêndoas. E pode ter certeza que, se estou falando do licor aqui, é porque realmente gostei, pois deixei bem claro que não havia compromisso nenhum. Já indiquei no blog várias marcas de coisas que uso e gosto, sem receber produto ou qualquer outra coisa por isso. Com a Aurich não seria diferente, falaria do licor com o maior prazer se gostasse do produto. Como fã de bebidas do tipo e depois de provar essa delicinha, não deu outra: aprovado!

Além de amêndoas, a Aurich tem licores de chocolate com sabores como morango, banana, cassis...e também um licor de chocolate branco. Informação derradeira: a Licores Aurich é uma empresa de Gramado (RS). Gente que entende de chocolate, fato! Pude comprovar isso quando, depois de deixar a garrafa parada, formou uma "nata" de chocolate duro em cima. A Aurich me explicou que o chocolate pode se separar do álcool nessas condições e me recomendou que furasse a capinha e misturasse de novo. Preciso "usar" mais o produto para não deixar a garrafa parada (ó, que cruel!). Uma delícia como aperitivo e ótimo para incrementar sobremesas diversas. Conheça AQUI os produtos, vale a pena.

Suflê de banana com licor de chocolate
(Rende 2 porções)

2 bananas pequenas picadinhas
2 colheres de sopa de açúcar
Suco de 1/2 limão
2 colheres de sopa de licor de chocolate com amêndoas
2 claras batidas em neve "macia"
1 pitada de sal
Margarina e açúcar para untar e polvilhar a travessa

Obs.: o recipiente usado para ir ao forno tem 14 cm de diâmetro e 5,5 cm de altura.

Em uma panela, leve ao fogo uma colher de açúcar e deixe "caramelizar" um pouco. Acrescente as bananas, o restante do açúcar e suco de limão, deixe a banana amolecer até ficar dourada e formar um doce pedaçudo. Retire o doce de banana do fogo e deixe esfriar um pouco (coloquei bem espalhado em um prato, para acelerar o processo). Já mais frio, junte o licor de chocolate e misture bem. Reserve. Jogue a pitada de sal nas claras e bata em neve, mas sem deixar ficar duro demais. Agregue delicadamente as claras em neve ao doce de banana, fazendo movimentos de "levantar" a mistura. Coloque em recipiente untado e polvilhado com açúcar e leve a forno (pré-aquecido) a 180º C por 30 a 40 minutos.

Dicas para um suflê perfeito

O livro Receitas para todo dia e para os outros também, da Wilma Kövesi (DBA, 2001) traz umas dicas ótimas sobre o preparo de suflês. Tem muitas informações que eu desconhecia e, seguindo as recomendações, você consegue um suflê perfeitinho. Algumas coisas que observei para fazer essa receita:

a) a travessa em que o suflê vai ao forno deve ser alta, a Wilma sugere manter as proporções de 13,5 cm de diâmetro e 7 cm de altura, minha travessa era pouca coisa mais baixa;
b) a clara em neve não deve ficar mole, mas também não muito dura - aquele ponto que se parte em blocos, sabe? -, o ponto dela é firme, porém macio, a pitada de sal ou de cremor tártaro ajuda a formar bolhas menores, o que deixará o suflê mais firme;
c) a travessa deve ser untada e enfarinhada ou polvilhada com açúcar - no caso de suflês doces -, isso dá sustentação ao crescimento do suflê;
d) na hora de colocar o suflê na travessa, jogue às colheradas, mas não nivele, deixe que se acomode sozinho e que fique mais altinho no centro;
e) uma vez no forno, não mude a temperatura.

Mais um ano vai terminando...quero dizer muito obrigada a você que me acompanhou em 2011! No ano que vem, o blog completa seu segundo aniversário e é incrível como nesse pouco tempo conheci tantas pessoas legais (mesmo que virtualmente), aprendi, compartilhei, ri muito e - acreditem - até chorei, tudo por causa do Casa, Coisas e Sabores. É com o maior prazer que coloco minhas peripécias na cozinha e em casa aqui e é maravilhoso receber tanto carinho de volta em comentários, tweets e retweets, "curti"...sim, porque em 2011 o blog entrou nas redes sociais com tudo! Que o blog seja cada vez menos meu e muito mais NOSSO! Um beijo no coração de cada um e feliz 2012 :-)

Se você gostou dessa postagem e achou o conteúdo relevante - portanto, que pode ser aproveitado por outras pessoas que estejam procurando sobre esse assunto -, mostre sua recomendação clicando no botão igual a este   localizado no final da postagem
-----------------------------------------------

O livro da Wilma Kövesi - que tem uma escola de gastronomia - é ESSE. Várias dicas para fazer um trivial bem feitinho e algumas receitas mais elaboradas, ótimo tanto para quem está começando quanto para quem quer cozinhar com mais "propriedade".

6 comentários:

  1. Oi Adri!

    Esse suflê é ótimo para aproveitar sobras de claras!
    São sempre muito úteis suas receitas, para além de lindas!

    Venho desejar boas entradas em 2012. Um ano novo muito próspero de tudo, em especial, saúde, amor e realizações.
    Cá estarei à sua espera para mais 366 dias de partilha e amizade.
    Beijinhos de champanhe! Tchin-tchin, à nossa!
    Rute

    ResponderExcluir
  2. Procurando por dona de casa e leite condensado caseiro cheguei aqui no seu blog. Muito legal. Também não me lembro como era antes do celular, internet...

    ResponderExcluir
  3. Querida Adri que delicia de receita e texto. Esse suflê deve ser maravilhoso, adoro banana, e quem sabe me arrisco e faço. Miga, primeiro quero agradecer por sua amizade, e carinho que me dedicou esse tempo que nos conhecemos. Adorei ter vc como amiga nesse ano, e espero que continuemos todas aqui novamente o ano que vem. Que seu Ano Novo seja repleto de paz, harmonia, conquistas, muita saúde, e alegrias ao lado dos seus familiares. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ah. Adorei o novo visu do seu cantinhoç Ficou bem clean, deu outra vida, adorei...bjs

    ResponderExcluir
  5. OLÁ, QUERIDA
    Que o seu Novo Ano seja repleto de realizações e bênçãos!!!
    Um Novo Olhar sobre todos os segmentos da sua vida e em todos os níveis do seu viver...
    Novas alegrias e nova paz de espírito...
    Novos horizontes a alcançar...
    Novos ações, novas intenções e novas operações...
    Viva 2012 que chega pra ficar e nos renovar!!!
    Seja muito abençoada e feliz!!!
    Bjm festivo

    ResponderExcluir
  6. Rute, um 2012 maravilhoso para nós! Pode me esperar que em 2012 estarei no Publicar para Partilhar, sem dúvida! Não tinha pensando nas sobras de claras, mas você, sempre enxergando além rs, viu uma boa oportunidade para usá-las, fica a dica até para mim, rs. Um beijinho :-)

    Donas de Casa, seja bem-vinda! Fico muito feliz que tenha gostado e que tenha deixado um recado para dizer isso :-) Como a gente fazia antes da internet, né? Dava-se um jeito, com certeza, rs, mas confesso que hoje acho bem melhor, hehe. Beijos!

    Josy, o carinho é recíproco, me sinto em casa no Cozinhando com a Josy :-) Com certeza, vamos estar juntas em 2012, em meio a muitas delícias, trocas e risadas, porque eu me divirto muito por aqui, rs. Obrigada pelos elogios ao visú do blog! Vindos de você, que acompanha tudo de perto, é mais especial ainda :-) Beijoca!

    Rosélia, começar o ano com suas lindas palavras já é um jeito de ter um 2012 bem melhor :-) Muito obrigada pelos votos, desejo o mesmo em dobro para ti. Um beijo bem grande!

    ResponderExcluir

O que achou da postagem? Tem mais alguma dica para passar? Ficou com dúvidas? O espaço dos comentários está aberto para todos trocarem uma ideia :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Gerar PDF da postagem

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...